Chevrolet lança no Brasil o novo Blazer EV, que volta ao país 100% elétrico e entregando 347cv
Chevrolet lança no Brasil o Blazer EV, primeiro elétrico de última geração da marca, que resgata nome clássico que saiu de cena em 2011; agora tem 347cv
Antes de tudo, esqueça absolutamente tudo sobre o Blazer. A
Chevrolet apresentou agora a nova geração do SUV, que passa por uma
reformulação completa depois de não vir na geração anterior, ainda com motor a
combustão – que segue em linha nos Estados Unidos e convive com o elétrico, que
chega agora no Brasil. O Blazer EV está em nosso mercado como o primeiro
produto elétrico de terceira geração da marca, depois do Bolt EV e Bolt EUV,
considerados elétricos de segunda geração.
Com a chegada do Blazer EV, a Chevrolet considera que a
marca está passando pelo maior período de transformação no país. Em termos de
design, o Blazer EV não sequer ligação com o Blazer que tivemos em nosso
mercado e nem tem ligação com o Blazer a combustão da América do Norte. Ele
possui uma dianteira com faróis horizontais em ‘Y’ nas luzes diurnas (DRL) em
LED, com uma barra iluminada que liga os dois faróis, sendo interrompido apenas
pelo logotipo da marca, ao centro. Os faróis principais possuem um projetor em
LED, que garantem faróis Full-LED.
Os faróis se conectam com um acabamento vertical em preto brilhante com entradas de ar. O para-choque dianteiro possui uma falsa grade dianteira, com um acabamento em preto brilhante liso e com espaço para a placa. No lado direito dessa falsa grade dianteira, está o logotipo RS. Mais abaixo, ele possui uma entrada de ar trapezoidal fina, com uma barra horizontal e que nas extremidades possui um pequeno prolongamento verticalmente inclinado que parece formar um bigode. Em termos de vincos, o Blazer EV possui poucos vincos notáveis.
Há um vinco na parte inferior do para-choque dianteiro, que se conecta com a entrada de ar inferior, que continua nas laterais. A falsa grade dianteira é um pouco proeminente da carroceria. No capô, ele possui vincos bem mais notáveis. A partir da união entre os faróis e a barra iluminada, nasce um vinco que deixa a parte central do capô mais elevada. Há outros vincos em ‘L’ nas extremidades do capô, que terminam nas colunas A. Sutilmente, existe um vinco bem ao centro do capô, que nasce logo acima do logotipo da Chevrolet.
De perfil, o Blazer EV ressalta seu design esportivo. Ele possui um balanço dianteiro e traseiro curtos, com uma ampla relação entre os eixos. Ele possui uma ampla área envidraçada, com vincos que nascem logo acima dos faróis e ajudam a definir a linha inferior dos vidros, com desenho ascendente até chegar no vidro traseiro. O teto possui um caimento mais suave, mas que não chega a ser um cupê. A parte superior dos vidros acompanha o arco do teto, com uma coluna A bem inclinada, com uma janela vigia mais compacta que os vidros das portas.
Em termos de vincos, o Blazer EV um vinco que nasce nos faróis e morre na porta dianteira. Quase na mesma altura, um vinco nasce na porta traseira e se conecta com a outra lateral ao atravessar toda a traseira, logo acima das lanternas. Lembra do vinco que nasce na parte inferior do para-choque dianteiro que tem continuidade na lateral. Ele aparece no para-lama dianteiro e cresce ascendentemente até morrer na porta traseira. Toda a parte inferior da carroceria possui um acabamento em preto brilhante (inclusive na parte inferior as portas), enquanto as caixas de rodas possuem vincos que ajudam a alargar os para-lamas.
Falando neles, os para-lamas possuem portas de recarga das baterias, com uma porta vertical. Essa porta possui um acabamento em preto brilhante em ‘C’ no contorno e um vinco que invade a porta dianteira. O SUV possui maçanetas convencionais e retrovisores com base nas portas, com repetidores de setas e carcaça dos retrovisores em preto brilhante. No teto, ele possui um rack de teto em preto brilhante, teto solar panorâmico e uma antena estilo barbatana de tubarão. Por fim, o utilitário esportivo possui belas rodas de liga leve de 21 polegadas, calçadas com pneus 275/45 R21, de alumínio.
De traseira, o novo Blazer também expressa essa esportividade. Isso fica perceptível pelo aerofólio traseiro com extremidades mais altas e a parte central mais baixa, que favorece a aerodinâmica. O aerofólio possui detalhes em preto brilhante e possui brake-light integrado. O vidro traseiro é relativamente inclinado, enquanto as lanternas tem um desenho estilo bumerangue, com uma parte vertical e outra horizontal, que invade um pouco da tampa do porta-malas. O vinco que nasce na porta traseira passa acima das lanternas, enquanto um outro vinco horizontal aparece no meio da tampa.
Entre os dois vincos, está o logotipo da Chevrolet. A tampa do porta-malas possui um amplo espaço para a placa traseira e com vincos que terminam no para-choque traseiro. Falando nele, o SUV possui um para-choque quase todo em preto brilhante, com refletores e luzes de ré horizontais, com um defletor na traseira e saídas de ar. Por dentro, o Blazer EV possui um quadro de instrumentos com tela de 11,0 polegadas, configurável, conectado com a central multimídia com tela de 17,7 polegadas que que conta com o sistema Google built-in nativo. Ele une o Google Assistant, o Google Maps e o Google Play que, junto com o OnStar, o Wi-Fi e o myChevrolet app.
“O fato de carros mais modernos contarem com internet própria e arquitetura eletrônica superior transforma em tendência sistemas que ofereçam uma experiência de conectividade mais completa e personalizada para o consumidor. Tudo isso com maior possibilidade de integração com o automóvel, algo limitado de fazer com um smartphone”, explica Plinio Cabral, Diretor Engenharia Elétrica da GM América do Sul. De acordo com a marca, isso faz dele o pioneiro entre os automóveis da marca a não depender de um smartphone para projetar aplicativos.
O quadro de instrumentos possui alta configurabilidade e traz estatísticas acerca da eficiência de condução, passando pelas condições do veículo até a capa do álbum que está tocando no sistema de áudio High Definition da grife Bose. A parte inferior da central possui alguns controles por botões, com dois seletores giratórios. Todos esses controles são do sistema de ar-condicionado, que felizmente não foi aglutinado na central. Há também um seletor giratório para o volume do sistema de som no canto superior esquerdo da tela da central. O topo do painel possui um Head-Up Display (HUD).
Abaixo da central, existem três saídas de ar-condicionado com estilo turbina, que lembra o Camaro. Há mais as duas saídas das extremidades, uma em cada canto do painel. O volante tem base achatada, três raios, controles multifuncionais e detalhes em preto brilhante, além do logotipo RS na parte inferior. No console central, a Chevrolet adicionou um porta-objetos, dois porta-copos e carregador de indução para smartphones. Na área do porta-copos, ele possui um acabamento em preto brilhante, assim como no painel, na parte inferior da central e no contorno das saídas de ar-condicionado.
Na frente do passageiro, ele possui um pequeno porta-objetos. A alavanca de câmbio sai do console central e passa a ficar na coluna de direção. Por se tratar de uma versão RS, ele possui detalhes em vermelho nas saídas de ar-condicionado e nas costuras contrastantes de volante, painel, painéis das portas, console e bancos. Falando em painéis das portas, eles possuem um desenho que se conecta com as linhas do painel, com acabamento em preto brilhante na área da maçaneta. Por fim, ele possui faixa em LED que iluminam o painel e os painéis das portas, personalizáveis em 26 cores.
“Como responsável pelo exterior do Blazer EV, meu desafio foi desenhar um carro que expressasse o quão veloz ele realmente é, explorando isso através das suas dimensões e proporções. Quando você entra no carro e acelera, a sensação é que ele entrega tudo o que promete”, explica Raphael Molina, Designer da GM. O Blazer EV é desenvolvido a partir da plataforma BEV3 e usa baterias Ultium. O SUV tem 4,884 metros de comprimento, 3,094 metros entre os eixos, 1,982 metro de largura (ou 2,199 metros com os retrovisores) e 1,650 metro de altura. O porta-malas possui capacidade de 436 litros e um peso de 2.495kg.
Mecanicamente, esqueça o Blazer V6. O EV é equipado com um motor elétrico traseiro (RWD) que desenvolve 347cv e 44,8kgfm, com câmbio automático. O SUV é equipado com uma bateria de íons de lítio de 102,0kWh que oferece autonomia de 481km. Com esse conjunto, o Blazer EV acelera de 0 a 100km/h em 5,8 segundos e atinge a velocidade máxima de 190km/h – com uma retomada de 80 a 120km/h em 4,8 segundos. O SUV possui três modos de condução: Normal, Sport e Snow. Há um modo Custom, que altera a sensibilidade de resposta do volante e dos pedais de freio e acelerador – como nos melhores simuladores de vídeo game.
Até o sistema One Pedal, que otimiza a regeneração de energia para a bateria, tem níveis de calibração. Ele possui carregador Tipo 2 e pode ser plugado em estações de recarga lenta com o WallBox de 22kW, chamado de Wall Charger, oferecido pela WEG. Ele também pode ser recargado em estações de recarga rápida de até 190kW – que recupera de 20% a 80% em 40 minutos. O SUV possui garantia de oito anos para a bateria ou 160.000km. As baterias Ultium possuem uma composição química avançada para maior capacidade de armazenamento de energia.
As modernas baterias desenvolvidas pela General Motors oferecem maior autonomia, maior velocidade de recarga e maior durabilidade, permitindo assim uma experiência de recarga muito mais ágil e conveniente - tendo 12 módulos. De acordo com a Chevrolet, o Blazer EV possui suspensão multilink na dianteira e na traseira, com sistema de freios a discos ventilados de 331 milímetros na dianteira e 345 milímetros na traseira. No Brasil, o Blazer EV será vendido com as cores Preto Global (sólida), Branco Abalone (metálica), Prata Shark (metálica) e Vermelho Radiant (metálica). A marca confirmou que a pré-venda do Blazer EV começou ainda em agosto, mas ainda não revelou o preço do SUV.
Aqui, ele pode ficar abaixo dos R$ 500.000 – mas mesmo assim não tem outras informações como detalhes do pós-venda, com preços das revisões e nem se existirá condições de compra. Opcionalmente, ele poderá ser vendido com o programa de blindagem recomendada pela Chevrolet com nível máximo de proteção balística permitido para uso civil (III-A) mantendo a garantia original do veículo quando adquirida na rede de concessionárias da marca.
Blazer EV RS
De série, ele será vendido com oito airbags (frontais,
motorista e passageiro; joelho, motorista e passageiro; laterais, 1ª fileira
para motorista e passageiro; cortina), acendimento automático dos faróis
através de sensor crepuscular, alarme anti-furto, alarme de pânico remoto, alerta
de colisão frontal, alerta de detecção frontal de pedestres e ciclistas, alerta
de colisão de tráfego cruzado traseiro com frenagem automática e alerta de
colisão de tráfego cruzado dianteiro com frenagem automática. O SUV também
possui alerta de pressão dos pneus alerta lateral de abertura de porta com
detecção de ciclista, veículos e pedestres, alerta de ponto cego com
assistência de direção, faróis dianteiros e lanternas traseiras Full-LED, farol
alto adaptativo, frenagem automática de emergência frontal, alerta de
utilização do cinto de segurança do motorista, passageiro da frente e
passageiros do banco traseiro e frenagem automática de emergência frontal. Há
os modo de condução ‘motorista iniciante’, com limitadores de volume,
velocidade e alerta de velocidade, sistema OnStar (integra as tecnologias de
GPS e telemática veicular para suporte de segurança e emergência ao cliente,
contando com Centro de Atendimento OnStar integrado 24 horas por dia, 7 dias
por semana), sensor de estacionamento traseiro, sistema assistente de
permanência em faixa, alerta de esquecimento de objeto no banco traseiro, sistema
de fixação de cadeiras para crianças (Isofix e Top Tether) e sistema de freios
com ABS e sistema de distribuição de frenagem (EBD). O SUV também possui itens
como antena tipo Shark, rack de teto (barras longitudinais) em preto High
Gloss, rodas de alumínio aro 21 com superfície usinada, acionamento do
freio de estacionamento elétrico através de botão ao lado esquerdo da coluna de
direção, abertura e fechamento elétrico da tampa do porta-malas com acionamento
interno, pela chave ou por sensor de presença, aquecimento do volante e ar-condicionado
dual zone com controle eletrônico de temperatura, sistema automático de
recirculação e filtro de ar. Em termos de conforto, existe itens como câmera
360 em alta definição, câmera com função de linhas de reboque, limpador da
câmera de ré, carregador wireless por indução para dispositivos compatíveis, chave
principal e reserva de presença com botão de pânico e gravata Chevrolet em
acabamento preto, coluna de direção com regulagem em altura e profundidade, controle
de cruzeiro adaptativo, controles de rádio e telefone através de botões no
volante, desembaçador elétrico temporizado do vidro traseiro, direção elétrica
progressiva, quadro de instrumentos com tela LCD de 11 polegadas colorida e
configurável, partida Hands-Free através de sensor de presença, sem
chave e sem botão, espelho retrovisor externo elétrico na cor do veículo com
aquecimento, espelho retrovisor interno com câmera de vídeo, espelho retrovisor
externo elétrico com aquecimento, rebatimento e função Tilt-Down, Head-Up
Display com projeção no para-brisa de informações para o motorista, indicador
de distância do veículo à frente, memória dos ajustes de banco e de retrovisor
do motorista, partida remota através de botão na chave, sensor de chuva, teto
solar elétrico panorâmico e trava elétrica das portas com acionamento na chave.
O Blazer EV também possui aquecimento dos bancos dianteiros e traseiros laterais,
banco do motorista e do passageiro ventilados, banco do motorista com ajuste
elétrico de altura, distância, lombar, inclinação e reclinação do encosto e do
assento, banco do passageiro com ajuste elétrico de altura, de distância, de
inclinação do encosto e do assento e banco traseiro bipartido e rebatível. A
central multimídia tem tela LCD sensível ao toque de 17,7 polegadas com o
sistema Google Built-In, rádio AM/FM, entradas USB, função Áudio Streaming,
comandos de voz, conexão Bluetooth para celular e configurações do veículo, controles
de rádio e do celular no volante, sistema de som Bose Premium, Wi-Fi embarcado
no veículo para até 7 dispositivos eletrônicos e portas USB dianteiras (2 USB-C
console frontal e 1 apoio de braço) e traseiras (2 USB-C).
Preço
- Chevrolet Blazer EV RS – R$ 500.000*
*estimado
Fotos: Chevrolet / divulgação
Comentários
Postar um comentário