BMW revela desenvolvimento do i4M em primeiro teaser e terá quatro motores elétricos
BMW revela os primeiros detalhes do i4M, primeiro produto elétrico da divisão M Sport; novidade contará com quatro motores elétricos e é promessa para 2025
Não é de hoje que a BMW fala no desenvolvimento de um
elétrico da divisão M Sport. O primeiro modelo dessa divisão será o i4.
Enquanto muitos pensavam que a versão M50 do sedã cupê será o ápice de
esportividade do elétrico, o i4M deve ser uma realidade para meados de 2025. Ao
menos, é isso que a alemã começou a dar a entender com uma série no YouTube da
BMW M, chamado de ‘BMW M Electrified’. O primeiro episódio, já disponível, fala
sobre o i4M.
O primeiro episódio é focado sobre o elétrico esportivo ter
um novo nível de dinâmica e de direção. “A BMW M sempre foi sobre testar os
limites do que é tecnicamente viável e criar inovações para impulsioná-los. O
desenvolvimento atual de uma tecnologia de acionamento totalmente elétrica
completamente nova é sobre quebrá-los. Nesta série, damos uma olhada nos
bastidores do desenvolvimento dos protótipos BMW M HP BEV.”, disse a marca em
comunicado. Em seus mais de 50 anos, a M GmbH trabalha com esportivos e com
refinamento da dinâmica que seus carros possuem.
Com os elétricos, a divisão da marca alemã quer deixar claro que os novos M BEV vão manter o mesmo espírito dos modelos a combustão vivo. Enquanto eles ainda não se tornam realidade, a BMW confirma que eles são testados em regiões secretas com um time de engenheiros que trabalham a todo vapor para desenvolver o primeiro M elétrico. Para isso, a engenharia estaria focada em inovação, querendo manter ou extrapolar tudo o que o consumidor sabe sobre um BMW M Sport. Para isso, o primeiro produto terá acertos como direção dinâmica, agilidade e precisão será refletido nos veículos M totalmente elétricos do futuro.
“Para mim, não se trata de transformação, mas de adotar novas tecnologias e descobrir como ultrapassar os limites do que é tecnicamente possível.”, destaca Frank van Meel, CEO da BMW M GmbH. A marca confirmou que o i4M contará com quatro motores elétricos que vão formar um núcleo revolucionário de tração de alto desempenho. Com um motor elétrico em cada roda, em milissegundos a potência deve ser enviada para as rodas e terão reação espontânea podem ser controlados com uma precisão inatingível com sistemas de tração convencionais, com uma tração integral completamente nova.
“Com a M GmbH, deixaremos nossa marca na eletromobilidade. Entregaremos desempenho, qualidade e recursos sem precedentes com nossos veículos que você nem imagina hoje.”, destaca Carsten Lobo, Chefe de Desenvolvimento Geral de Veículos BMW M. A alemã confirma ainda que o desenvolvimento dos primeiros veículos M Sport elétricos passou por uma estreita consulta com o Conselho de Administração da marca. O próprio conselho realizou testes de direção em primeiros protótipos em campo de provas fechado, a fim de sanar dúvidas sobre os elétricos manterem a mesma qualidade e expectativa de produto que o consumidor espera de um BMW M.
Segundo a empresa, a equipe de desenvolvimento pediu para os membros do conselho se sentarem atrás do volante do protótipo para dirigi-lo e sentir o carro em mãos. Só depois de ter a experiência de condução que a equipe de desenvolvimento ouviu a posição final do conselho. Em 2023, van Meel confirmou em entrevista que o i4M contaria com cerca de 1.088cv de potência com quatro motores elétricos e o sedã teria um nível de desempenho sem precedentes. Na época (veja aqui), o executivo confirmou que a aprovação de potenciais consumidores era de 90% a 95% sobre os elétricos criados pela M Sport. Confira o primeiro episódio mais abaixo.
Vídeo-Teaser
Fotos: BMW / reprodução
Comentários
Postar um comentário