Denza registra as primeiras imagens de patente da Z9 GT na China, com motores PHEV e BEV
Denza registra imagens de patente na China, via MIIT, da sua shooting brake chamada Z9 GT, que terá opção de motor elétrico e híbrido plug-in
A Denza revelou novas imagens de patente de um novo produto
que vai revelar em breve na China. Batizada de Z9 GT, a novidade é uma shooting
brake com um design bem original, mas um tanto controverso também. As primeiras
imagens foram registradas tradicionalmente no Ministério da Indústria e
Tecnologia da Informação, o MIIT. De acordo com os registros de patente, a
novidade será vendida com uma opção de motor híbrido plug-in (PHEV) e outra
aposta será o motor puramente elétrico (BEV).
Em termos de design, a Z9 GT não possui muita proximidade
com os demais produtos da Denza, apenas com o N7. Na dianteira, ela se destaca
por contar com faróis divididos em dois andares, sendo os faróis principais na
parte superior com projetores em LED e com luzes diurnas (DRL) em LED – com um
desenho afilado e horizontal. A parte inferior possui uma barra horizontal com
mais luzes DRL em LED. O para-choque dianteiro possui o logotipo da marca
próximo do capô, enquanto o para-choque traz um vinco horizontal que corta toda
a dianteira do modelo.
Esse vinco passa abaixo do logotipo e entre os faróis superiores e inferiores. Abaixo do vinco, na parte central, ele possui espaço para a placa e mais abaixo está a entrada de ar trapezoidal mais compacta. A entrada de ar central se conecta com as entradas de ar das extremidades, que possuem um desenho mais retangular, com vincos que conectam as entradas de ar das extremidades com a entrada de ar central. Outro vinco é percebido a partir das luzes DRL abaixo dos faróis que tem linhas que terminam próximo da entrada de ar central.
A parte inferior do para-choque dianteiro parece trazer um splitter, com acabamento em preto brilhante. No capô, a Z9 GT possui um desenho mais baixo com dois vincos centrais e outro par de vincos mais nas extremidades do capô, terminando nas colunas A. De perfil, a Z9 GT se destaca por contar com um caimento mais cupê da carroceria que faz dela uma legítima shooting brake. O arco do teto é acompanhado pelo desenho dos vidros, que possuem um contorno em preto brilhante. Aliás, o acabamento preto brilhante liga os vidros laterais com o vidro traseiro.
Já a linha inferior dos vidros é mais ascendente, enquanto os vidros não possuem molduras. A Z9 GT ainda possui uma carroceria com alguns vincos, como um vinco que nasce ainda no para-lama dianteiro e define a linha de cintura do modelo até chegar nas lanternas. Do para-lama dianteiro ainda possui um vinco que nasce e termina nas portas dianteiras. No para-lama dianteiro, ele possui espaço para câmeras que auxiliam na condução do modelo, enquanto um acabamento em preto brilhante também nasce próximo da câmera e termina no para-choque traseiro. A parte inferior da carroceria ainda possui vincos próximos das caixas de rodas, que ajuda na aerodinâmica.
Ainda falando em vincos, as caixas de rodas também possuem vincos que ajudam a alargar os para-lamas. As saias laterais possuem um acabamento em preto brilhante. Por fim, ela possui retrovisores com base nas portas, com repetidores de setas integrados, e maçanetas retráteis (pop-up). As rodas, de acordo com o MIIT, variam de 20 ou 21 polegadas. No teto, destaque para um teto solar panorâmico que cobre quase todo o teto da Z9. Na traseira, o modelo possui um desenho mais polêmico com um vidro traseiro bem inclinado, que na parte superior possui um aerofólio com brake-light central formado por duas barras verticais de iluminação.
Após o vidro traseiro, existe uma espécie de aerofólio traseiro que deve se abrir a partir de uma determinada velocidade, ajudando também na aerodinâmica. Há um vinco horizontal que corta a parte superior da traseira. Falando nelas, as lanternas são horizontais e invadem a tampa do porta-malas, mas não se conectam. As lanternas são cortadas ao meio com um acabamento na cor da carroceria, tendo quatro pontos de iluminação em LED. Entre as lanternas está o logotipo da Denza, enquanto abaixo das lanternas existe um vinco horizontal. No para-choque traseiro, destaque para um acabamento preto brilhante em sua grande maioria.
Nele, abaixo da tampa, fica o espaço para a placa, emoldurado nas laterais por refletores e luzes de ré dispostos horizontalmente, com linhas com alguns vincos. Abaixo ele possui um acabamento na cor da carroceria e mais abaixo está o difusor de ar e ao centro possui lanternas de neblina ao mesmo estilo do brake-light, com duas barras verticais centralizadas. No modelo híbrido plug-in, a novidade fica apenas por conta do para-choque dianteiro. No PHEV (unidade verde), ele possui uma nova entrada de ar inferior, em formato trapezoidal de barras horizontais.
Essa entrada de ar se conecta com um novo acabamento em preto brilhante nas extremidades, que possui um desenho mais horizontal e fica maior na extremidade lateral. O PHEV aparentemente traz faróis de neblina horizontais neste acabamento preto brilhante. A parte dele, nasce um vinco horizontal que se conecta com o desenho das luzes DRL abaixo dos faróis principais. De acordo com os dados do MIIT, a Denza Z9 GT se destaca por ser grande com seus 5,180 metros de comprimento, 3,125 metros entre os eixos, 1,990 metro de largura e 1,500 metro de altura.
Mecanicamente, o elétrico se destaca por trazer três motores elétricos com uma potência combinada de 965cv, que vai conferir uma tração integral. A disposição dos motores é de dois motores na traseira (um para cada roda) e um motor no eixo dianteiro. Os dois motores elétricos da traseira desenvolvem 326cv cada e o motor do eixo dianteiro entrega 313cv. Pesando 2.875kg, a Z9 GT terá uma velocidade máxima de 240km/h e será equipada com uma bateria Blade da FinDreams, braço direito da BYD. Com química da bateria em ferro de lítio fosfato (LFP), a Z9 GT elétrica terá uma autonomia superior a 600km.
No modelo PHEV, a chinesa vai trazer um peso um pouco menor que a elétrica, de 2.740kg. Mecanicamente, o MIIT apenas destaca que ela é equipada com um motor elétrico dianteiro de 272cv e um par de motores elétricos no eixo traseiro, cada um dos motores com 299cv. Há ainda o motor 2.0 Turbo a gasolina de 207cv. A bateria ainda é desconhecida, mas possivelmente sejam da BYD também. Em termos de desempenho, ela terá velocidade máxima de 230km/h. Em termos de tecnologia, ela deve ser equipada com um radar Lidar, indicando que terá uma ampla gama de equipamentos no pacote ADAS, além de oferecer uma condução semiautônoma.
Outra novidade é a suspensão a ar, que será vendido como opcional, reduzindo a altura do modelo a 1,480 metro, 3 centímetros a menos que a altura do modelo padrão. Recentemente, Zhao Changjiang, CEO da Denza, confirmou que o produto conseguiu passar no teste do alce com uma velocidade de 90km/h. Mais detalhes devem ser revelados em breve.
Patentes: Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China – MIIT / reprodução







Comentários
Postar um comentário