Mercedes-Benz vai unificar EQC e GLC com o GLC Electric, antecipado em primeiro teaser

Mercedes-Benz revela o primeiro teaser do GLC Electric, que vai unificar o EQC com o GLC e deve estrear em meados de 2026 com plataforma MB.EA



A Mercedes-Benz deve ir acabando aos poucos com a sua linha de produtos EQ e vai unificar com a linha já existente de utilitário esportivos da marca. Com isso, o EQE deve ser substituído por um Classe E Electric e o EQC deve seguir o mesmo caminho, sendo substituído por um GLC Electric. Agora, a Mercedes revelou as primeiras imagens teaser deste novo modelo, que pode ser apresentado já em 2026. O SUV de porte médio da marca foi mais antecipado no evento chamado ‘Capital Market Day’.

Desenvolvido a partir da moderna plataforma modular chamada de MB.EA, o GLC Electric vai nascer com uma proposta muito semelhante com o GLC a combustão. A diferença é que o modelo elétrico deve seguir não só uma plataforma, mas um design específico. Na primeira imagem teaser, a marca deixa claro que ele será o primeiro a trazer a nova identidade visual chamada de ‘Enhanced Design Language’, que vai se destacar por trazer uma ampla grade dianteira de acabamento fechado com o logotipo da Mercedes ao centro, sustentado por uma barra horizontal.

Os faróis vão ganhar um design mais horizontal, tendo uma iluminação diurna (DRL) em LED com uma estrela de três pontas, que deve se tornar padrão nos novos Mercedes. No capô, destaque para um par de vincos centrais que nascem próximo do para-choque e terminam próximo do para-brisa. Nas extremidades, o capô possui outros vincos, que devem terminar nas colunas A. As extremidades laterais e inferiores do para-choque dianteiro deve trazer entradas de ar adicionais. Já a segunda imagem teaser (abaixo) mostra que o design do GLC Electric será bem mais aerodinâmico que o EQC atual, com um caimento de teto suave, mas que não faz dele um SUV cupê.

Ele possui um desenho dos vidros que, na parte superior, acompanha o caimento do teto, enquanto a parte inferior traz linhas ascendentes. Ainda se percebe que o SUV elétrico possui um vinco na parte inferior das portas que aparece bem destacado, enquanto as caixas de rodas vão trazer vincos que ajudam aa alargar os para-lamas. O SUV também possui rodas com desenho raiado, enquanto os retrovisores possuem base nas portas e as maçanetas devem ser retráteis. A imagem teaser ainda se encarregada de trazer algumas informações. Entre elas, está a frase: “O novo GLC está pronto para continuar sua história de sucesso na era elétrica”, disse a marca.



A Mercedes destaca que a sua chegada marcará o fim de uma lacuna na linha BEV Core e que ele será o responsável por trazer uma nova linguagem de design que transmite status e o DNA da alemã. Outra confirmação foi a chegada de uma tecnologia de última geração nos elétricos. O lançamento do GLC Electric foi confirmado para 2026 por meio do CEO da Mercedes-Benz, Ola Kallenius. "Mas, muito, muito importante, em 2026, como vocês já sabem, a MB.EA lançará o Classe C elétrico e o GLC, que, no momento, para os fabricantes de luxo premium, é o maior segmento de veículos elétricos. A aceleração do crescimento dos veículos elétricos entra em ação quando completamos nossa oferta de produtos, e é isso que estamos fazendo", disse Kallenius.

A fala do executivo aconteceu durante uma coletiva de imprensa sobre os resultados financeiros do segundo trimestre de 2024. Os protótipos do SUV já começaram a rodar em testes. “Continuamos investindo muito, muito em tecnologia, novos sistemas de transmissão elétricos, nova arquitetura eletrônica elétrica, software, etc., para nossos veículos e arquiteturas elétricos de próxima geração. E, como mencionei, isso realmente começa com o lançamento do primeiro veículo no ano que vem, o CLA. E então, literalmente, nos anos seguintes, será apenas um lançamento após o outro.”, destaca Kallenius. Em testes desde 2023, o GLC Electric não deve matar o atual GLC a combustão.

O GLC a combustão vai continuar em linha e ainda precisa passar por uma reestilização nesta geração. Com as versões civis, é esperado que ele seja equipado com opções de motor dianteiro ou traseiro (FWD ou RWD) e uma opção de tração integral, que possivelmente vá entregar 408cv. Além de motores de versões civis, o GLC Electric deve contar com opções AMG, podendo ser equipado com um par de motores elétricos capazes de desenvolver até 625cv e um torque de 96,9kgfm. Com a plataforma MB.EA, ele terá uma arquitetura elétrica de 800V que vai permitir que ele seja plugado em estações de recarga de até 320kW.

O GLC Electric já apareceu rodando em testes na companhia de um GLC e de um EQE SUV, rodando por regiões como o Círculo Polar Ártico e a Alemanha. A Mercedes ainda confirmou que o local da produção do seu SUV pode ser nos Estados Unidos, na fábrica que a alemã possui na cidade de Tuscaloosa, no estado do Alabama. Por lá, a Mercedes confirmou apenas que esse novo SUV é um "veículo do segmento principal" e que começa a ser feito por lá a partir de 2027. 



Fotos: Mercedes-Benz / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 1992!

Curiosidades: Quantos BTUs possui o ar-condicionado de um carro?

Foton lança Aumark por R$77.900!

BYD lança condições especiais com financiamento com taxa zero até o dia 30/09

Hyundai Veloster tem preços a partir de R$68.700, e já tem seu comercial nas Tv's

Mercedes-Benz acredita que possui muitos carros e versões à disposição do consumidor

Curiosidades: por que o disco de freio parece com ferrugem mesmo sendo novo?

Lada confirma que o Niva Legend vai seguir em linha até 2027 e ganhará novo motor 1.6

Retrômobilismo#102: Envemo Camper, um utilitário esportivo valente e trilheiro!

Chevrolet Onix, Prisma e Celta perdem a cor Cinza Mond em seu catálogo de cores!