JLR vai reposicionar os modelos Discovery na linha e afastá-los de Defender e Range Rover

JLR tem a difícil missão de reorganizar a linha Discovery dentro da gama Land Rover e da nova estrutura ‘House of Brands’; marca fala em começar do zero



A Jaguar-Land Rover (JLR) confirmou que vai reorganizar sua forma de oferecer seus produtos com a filosofia ‘House of Brands’. O intuito é desmembrar a Land Rover nas marcas Discovery, Defender e Range Rover e cada uma, dentro da Land Rover, seguir um caminho próprio. A linha Defender vai continuar voltada ao mundo off-road e oferecer veículos mais parrudos e a Range Rover vai se apegar ao luxo. E a Discovery? Ela parece um tanto perdida. Mais até que a Jaguar. Mas há um caminho, mas possivelmente com uma mudança brusca.

É o que defende o CEO da JLR, Adrian Mardell, durante entrevista com o site inglês Autocar. “O valor [da marca] na Discovery é menor hoje, e muitas pessoas têm opiniões divergentes sobre o motivo disso. Eles são interessantes, mas só são interessantes se forem informativos sobre o que [nós] faremos a seguir. Precisamos de um ‘think tank’ dedicado a isso. Acredito muito em pensamento profundo e significativo e em dar tempo às pessoas para isso.”, disse Mardell ao site. Ao revelar a estrutura do ‘House of Brands’ (casa das marcas), a Discovery foi descrita como versátil e luxuosa.

Na época, a JLR tinha dito que os modelos Discovery vão "oferecer versatilidade luxuosa... encantando novos públicos familiares". Bem vago dessa maneira mesmo. Mardell ainda foi perguntado se teria como ele resumir a linha Discovery dentro da JLR e ele disse: "talvez não seja possível, pois não tenho as quatro palavras que procuro. 'Família' provavelmente é uma delas. 'Espaço' provavelmente é uma delas. Mas não cabe a mim criar essas palavras, cabe aos especialistas. Cabe a mim, como leigo, dizer que eles acertaram em cheio. Ainda não chegamos a esse ponto”, adiciona.

“A Discovery é uma marca importante, com patrimônio absoluto, espaço no mercado e uma base de clientes muito fiel. O que estamos analisando agora é como reinventar a marca Discovery. Que espaço ela preencherá?”, acrescentou a essa pergunta o Diretor-Geral da JLR no Reino Unido, Patrick McGillycuddy. Talvez seja essa a prova de que a linha Discovery parece meio sem rumo dentro da marca. E, para solucionar isso, será preciso fazer uma grande reformulação nos modelos atuais, Discovery e Discovery Sport. Ambos já envelhecidos no mercado, carecem de maior atenção – tanto que o reflexo está em suas baixas vendas.



Isso se dá ao longo ciclo de vida útil que ambos estão passando. Ora, estamos falando de um dos maiores segmentos do mundo, os SUVs, com novidades a todo momento. De acordo com o site Autocar, fontes internas disseram que as linhas Defender e Range Rover possuem muito mais sentido – e mercado. Além disso, o próprio Defender rouba consumidores do Discovery. Tanto o Discovery como o Discovery Sport podem se tornar modelos elétricos em uma nova geração, possivelmente desenvolvidos a partir da plataforma Electric Modular Architecture (EMA). Além de elétricos, essa base permite modelos com motores híbrido plug-in (PHEV).

A fábrica de Halewood, na Inglaterra, está em fase de adaptação para a produção de modelos com essa plataforma. Dentro da linha, caberia a Discovery ser uma porta de entrada ao mundo dos SUVs? O Discovery Sport poderia ser rebaixado a um SUV compacto premium e o Discovery seria um SUV acessível de sete lugares? Pode ser uma saída. No evento que apresentou a JLR, McGovern disse que a linha Discovery representa a "engenhosidade britânica... projetada para qualquer família aproveitar qualquer momento", disse ao falar sobre a origem de cada marca.

Ele também disse que a linha era "centrada no ser humano". Em termos de usabilidade, definiu a linha como “versátil”. Poderia os novos Discovery se manter como produtos nas mesmas faixas de preços que estão ou até mesmo subir de nível, ficando entre a linha Defender e Range Rover? É uma outra saída, destacou o site. O que pode acontecer é a JLR acabar decidindo por mudar a forma dos modelos Discovery. Há quem diga que eles poderiam mais parecer como minivans em forma de SUV, mantendo as mesmas capacidades off-road, não sendo tão básico e mantendo a funcionalidade.

Para ser eletrificados, ambos vão precisar ser mais aerodinâmicos. Poderia haver um espaço numa pegada estilo Defender, mas mais urbana. Para ser versátil, pode ganhar uma série de compartimentos internos escondidos como porta-objetos e um carro que seja pensado do interior para o exterior, com um bom espaço para ocupantes e um bom porta-malas – além de outros pontos como bancos rebatíveis que podem se transformar em camas, por exemplo. Internamente ainda poderia usar materiais fáceis de lavar e ter dutos que canalizam água para fazer essa limpeza. Tudo precisa ser pensado para os modelos da linha Discovery voltarem a ter algum sentido.



Fotos: Land Rover / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chery lança condições de financiamento no Brasil com Tiggo 5X, Tiggo 7 e Tiggo 8

Curiosidades: Quantos BTUs possui o ar-condicionado de um carro?

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 2001!

Chevrolet Onix, Prisma e Celta perdem a cor Cinza Mond em seu catálogo de cores!

BYD lança condições especiais com financiamento com taxa zero até o dia 30/09

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 1995!

Renault revela o porquê que a Oroch não tem tração 4x4 no Brasil, em entrevista

Hyundai Veloster tem preços a partir de R$68.700, e já tem seu comercial nas Tv's

Bugatti Bolide é apresentado em sua versão de produção final, que virá com motor de 1.600cv

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 1997!