Porsche revela as novas imagens teaser do novo Cayenne EV, que estreia ainda neste ano

Porsche revela as novas imagens teaser da quarta geração do Cayenne EV que terá capacidade de reboque de até 3,5 toneladas, dependendo da configuração



A Porsche revelou as novas imagens teaser da nova geração do Cayenne, a primeira geração que deve nascer como um modelo elétrico. O Cayenne EV (ou Cayenne Electric) vai estrear ainda neste segundo semestre de 2025. O SUV será apresentado durante o Salão do Automóvel de Munique, na Alemanha, seguindo as mudanças que os demais produtos da marca já tinha recebido – como o novo Macan, por exemplo. O novo protótipo foi revelado em primeiras imagens bem mais próximo de um modelo de produção – inclusive sendo coberto apenas com uma camuflagem.

Essa camuflagem deixa o Cayenne com um desenho bem a mostra, inclusive em termos de proporções. A quarta geração do utilitário esportivo aparece primeiro como um modelo puramente elétrico. “Há mais de 20 anos, o Porsche Cayenne se caracteriza por sua versatilidade única. A versão totalmente elétrica se baseia nisso e combina desempenho, usabilidade no dia a dia, conforto em longas distâncias e adequação off-road melhor do que nunca. A Porsche já demonstrou isso pela primeira vez muito antes do lançamento do Cayenne Electric, como parte de uma produção cinematográfica na Inglaterra”, disse a marca em comunicado.

A Porsche confirmou mais detalhes do Cayenne em um potencial de alto desempenho para o SUV. Na subida Shelsley Walsh, a marca demonstrou o desempenho da nova geração. A subida ganhou notoriedade desde 1905 como um evento que prova a capacidade dos veículos de subirem em um menor tempo o percurso. A bordo do novo Cayenne estava a pilota e desenvolvedora da equipe TAG Heuer Porsche de Fórmula E, Gabriela Jílková, que apareceu camuflado na colina de asfalto que possui apenas três metros e meio de largura em alguns pontos e uma inclinação acentuada de até 16,7% e um total de 914 metros de comprimento.



Em sua primeira tentativa, o Porsche quebrou o recorde anterior para um utilitário esportivo em mais de quatro segundos. “O percurso é desafiador e não perdoa erros. Não há zonas de escape e há pouca margem para correções. Mas a suspensão ativa confere ao novo Cayenne enorme estabilidade e precisão. Senti-me completamente confiante em todos os momentos.”, destaca Jílková. O Cayenne Electric é equipado com o Porsche Active Ride, que será oferecido pela Porsche no SUV no futuro. Ele também é equipado com chassi ativo que mantém a carroceria nivelada o tempo todo, mesmo durante processos dinâmicos de frenagem, direção e aceleração.

Ele garante uma conexão perfeita com a estrada por meio de uma distribuição equilibrada da carga das rodas. "O Porsche Active Ride expande significativamente a gama entre dinâmica de condução e conforto de rodagem no novo Cayenne", afirma Michael Schätzle, Vice-Presidente da Linha de Produtos Cayenne. Além do tempo recorde de 31,28 segundos, o novo Cayenne ainda quebrou mais um recorde. Durante Shelsley Walsh, o primeiro ponto de medição, em 18,3 metros além da linha de largada, foi ultrapassado em apenas 1,94 segundo. É basicamente o mesmo desempenho de alguns carros de corrida monoposto com pneus slick, construídos especificamente para este fim.

O novo Cayenne conseguiu este feito no evento e confere que ele terá um desempenho excepcional para um SUV elétrico com pneus convencionais. De acordo com Schätzle, ele garante que o ajuste final do Cayenne Electric ainda está em desenvolvimento antes de seu lançamento no mercado, "mas a potência e o equipamento do carro recordista já estavam no nível de produção". Outros testes que foram feitos é o do SUV carregado. Quem fez este teste foi o apresentador de TV britânico Richard Hammond, que usou o protótipo camuflado com mais de duas toneladas de sua oficina em Hereford para a sua garagem.



O SUV também conseguiu chegar a 3,5 toneladas de carga sem muito esforço, destacou Hammond. "Estávamos carregando um peso considerável atrás de nós, mas você não perceberia – o Cayenne lidou com isso sem esforço.", disse o apresentador. Projetado para ser robusto mesmo sendo um elétrico, o novo Cayenne terá capacidade de propulsão e gerenciamento térmico de seu sistema de alta tensão que o SUV atender aos requisitos para ser um dos primeiros veículos elétricos a bateria do mundo a conseguir ter uma capacidade de reboque de 3,5 toneladas, dependendo da configuração e para receber a homologação correspondente.

"Nossos clientes sempre apreciaram o alto valor utilitário do Cayenne. É por isso que não queríamos fazer concessões no desenvolvimento do modelo totalmente elétrico. Nossos clientes também terão modelos híbridos e com motor de combustão potentes e eficientes à disposição até a próxima década, e continuamos desenvolvendo a geração atual do modelo com grande investimento. No entanto, só conseguiremos atingir o nível de desempenho demonstrado publicamente pela primeira vez na Inglaterra por meio do potencial da eletrificação. O Cayenne Electric estabelecerá novos padrões – sem comprometer a usabilidade e a praticidade no dia a dia.", continua Schätzle.

Pelas primeiras imagens teaser ainda se percebe que o novo Cayenne vai trazer um design muito parecido com modelos como Taycan e Macan. Na dianteira, ele possui faróis retangulares com quatro pontos de luzes diurnas (DRL) em LED e um projetor ao centro. O para-choque dianteiro é mais liso e nas extremidades laterais os para-choques possuem projetores em LED envolto em um acabamento em preto brilhante. Este acabamento ainda possui entradas de ar abaixo dos faróis. O para-choque também traz uma entrada de ar inferior trapezoidal com grelha que se abre ao estilo de venezianas.



O capô vai trazer vincos que nascem acima dos faróis que criam ressaltos nas extremidades do capô, deixando-o mais alto. De perfil, o novo Cayenne possui uma carroceria de SUV bem tradicional e com uma ampla área envidraçada, enquanto os vidros não possuem molduras. Se percebe ainda as caixas de rodas com vincos que ajudam a alargar os para-lamas e um vinco na parte inferior das portas. A nova geração vai trazer retrovisores com base nas portas e com repetidores de setas enquanto as maçanetas são convencionais. No teto, ele deve trazer um teto solar panorâmico.

De traseira, a nova geração do Cayenne vai contar com lanternas horizontais, que invadem a tampa do porta-malas e devem se conectar por uma barra em LED. As lanternas vão trazer três seções principais e com uma iluminação totalmente em LED. A tampa do porta-malas vai trazer um vinco mais profundo na parte inferior e um para-choque traseiro com espaço para a placa e com refletores nas extremidades – dispostos de forma horizontal. A parte inferior do para-choque vai trazer um difusor de ar. Por dentro, o novo Cayenne vai trazer mais telas, possivelmente com uma terceira tela na frente do passageiro.

Desenvolvido a partir da nova plataforma modular Premium Platform Electric (PPE), com uma arquitetura elétrica de 800V, a nova geração do Cayenne vai contar com algumas opções de motor elétrico duplo que vão entregar entre 516cv e 639cv. Uma versão mais esportiva deve aparecer com cerca de 884cv e um possível versão de desempenho vai aparecer com cerca de 952cv. A versão GT, que surgiu com o Cayenne Coupé, pode aparecer nessa geração elétrica com cerca de 1.034cv. Todas as versões devem nascer com tração integral e no mínimo com dois motores elétricos. 






Vídeo-Teaser



Fotos: Porsche / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chery lança condições de financiamento no Brasil com Tiggo 5X, Tiggo 7 e Tiggo 8

Curiosidades: Quantos BTUs possui o ar-condicionado de um carro?

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 2001!

Chevrolet Onix, Prisma e Celta perdem a cor Cinza Mond em seu catálogo de cores!

BYD lança condições especiais com financiamento com taxa zero até o dia 30/09

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 1995!

Renault revela o porquê que a Oroch não tem tração 4x4 no Brasil, em entrevista

Hyundai Veloster tem preços a partir de R$68.700, e já tem seu comercial nas Tv's

Bugatti Bolide é apresentado em sua versão de produção final, que virá com motor de 1.600cv

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 1997!