BAC Mono ganha pequenas novidades e passa a ser vendido com motor 2.5 aspirado de 320cv
BAC reestiliza o Mono e confirma que modelo ganha o novo motor 2.5 de 320cv; monoposto renovado foi a principal novidade da marca no Monterey Car Week
A BAC apresentou as primeiras mudanças desta segunda geração
do Mono, lançado em 2020. O modelo monoposto passa a ser vendido com um novo
motor e ganha pequenas mudanças em seu design, sendo apresentado ao público no
Monterey Car Week. No evento, a marca inglesa confirmou que ele manteve a mesma
essência do primeiro Mono, lançado em 2009. O esportivo quer trazer a
experiência de um monoposto habilitado para rodar nas ruas, mas também com boa
capacidade de pista, seja acelerando em uma passagem de montanha ou em um
circuito.
“O lançamento do novo supercarro Mono na Monterey Car Week
resume perfeitamente a brilhante trajetória da BAC. Além de ser a primeira vez
que a empresa participa oficialmente da Monterey Car Week, escolhemos este
cenário icônico para mostrar ao mundo nossa mais recente criação de monoposto
de alto desempenho; um desenvolvimento que forma a base da oferta principal de
produtos da BAC em sua contínua expansão pelo mundo. O Mono coloca a
experiência do motorista em primeiro plano, independentemente de ser na estrada
ou na pista.”, disse Mike Flewitt, presidente da BAC, na ‘House of BAC’, em
Carmel.
Único modelo da marca em linha, o Mono se destaca por trazer
uma filosofia de design que é única, marcada em atender a demanda de
consumidores que buscam carros monopostos voltados ao desempenho – para não
dizer um dos únicos modelos no mundo nessa configuração. “O Mono é um autêntico
supercarro da BAC – ele oferece os atributos típicos – embora não facilmente
alcançáveis – que fazem parte do DNA da BAC, como alto desempenho, engenharia
leve, chassi dinâmico, suspensão
otimizada e um design emocionante”, disse Neill
Briggs, Cofundador e Chefe de Desenvolvimento de Produtos da BAC ao se referir
ao Mono.
“Tão importante quanto isso, o Mono também cria uma conexão com um novo tipo de experiência de direção BAC, que pode se adaptar perfeitamente à estrada com a mesma facilidade com que atende às demandas da direção na pista. De muitas maneiras, este novo supercarro é uma homenagem ao Conceito BAC original que criamos há mais de uma década, comprovando sua longevidade fundamental. O novo Mono é um tour de force monoposto projetado para equilíbrio, mas desenvolvido para situações extremas”, acrescentou Neill.
Em termos de design, a BAC confirma que o Mono ganhou um design mais próximo do Mono R, com linhas mais arredondadas que a primeira geração. A dianteira segue muito parecida com a do modelo anterior, com uma dianteira com formato ‘nariz de tubarão’ e os faróis contam com projetores em LED nas extremidades, seguido por luzes de setas mais acima. Discretamente ele possui faróis de longo alcance dispostos ao centro, abaixo do ‘nariz de tubarão’, com dois projetores centrais, igualmente em LED. De perfil, as novidades ficam por conta das rodas com novos pneus da Pirelli, usando uma variedade de pneus da marca.
Essas opções vão desde o Trofeo R específico para Mono até opções para piso liso e molhado. Toda a parte inferior da carroceria possui um acabamento em fibra de carbono (área em preto), enquanto os retrovisores possuem hastes que colocam eles mais nas extremidades. Na traseira, as novidades ficam por conta de lanternas com iluminação em LED e um novo aerofólio na parte superior, que foi otimizado aerodinamicamente. Ele foi otimizado e passa a se estender sobre os arcos traseiros, adicionando um visual mais esportivo ao monoposto. A saída de escape central ganha um novo acabamento de contorno, com dupla saída central.
“O lançamento do novo Mono é um marco crucial para a BAC. Sua proposta é diferente da do Mono R, mas, para sua identidade visual, queríamos criar uma conexão entre os irmãos que os posicionaram lado a lado no espectro dos supercarros monolugares. Com uma forma estética mais completa, o Mono cumpre esse objetivo de forma impecável, evoluindo nossa linguagem de design atual para refletir uma perspectiva mais contemporânea.”, disse o Cofundador e Diretor de Design da BAC, Ian Briggs. Mecanicamente, as novidades ficam por conta de um novo motor 2.5 16v naturalmente aspirado que desenvolve 320cv e 31,9kgfm de torque, atingindo 8.000rpm de máxima.
Instalado na traseira, ele possui a transmissão sequencial de 6 marchas que é derivada de câmbios do automobilismo, com relações de transmissão configuráveis dependendo dos requisitos específicos do proprietário. De acordo com a BAC, o novo motor foi projetado para oferecer um desempenho ideal, linear e progressivo, independentemente do ambiente de condução. O motor conta com uma série de evoluções em relação ao motor anterior como bielas e pistões forjados de alta tecnologia, eixos de comando de válvulas focados no desempenho e molas de válvulas aprimoradas.
Há um novo sistema de admissão aprimorado com corpos de borboleta individuais; um sistema de admissão com entrada de fibra de carbono otimizada para aerodinâmica, sistema de filtragem remota e nova caixa de ar de carbono. A BAC também confirmou que, esta caixa de ar de carbono, ganha um subsistema uma unidade menor e mais compacta, projetada para atender requisitos específicos de potência do esportivo, como torque contínuo em médias rotações. Pesando apenas 570kg, o BAC Mono conta com uma relação peso/potência de 553cv por tonelada, contando com uma distribuição de peso 41% na dianteira e 59% na traseira.
Ele possui uma construção bem leve, com painéis de carbono com infusão de grafeno e recursos de alto desempenho que ajudam ele a ser mais leve. O resultado é que ele consegue acelerar de 0 a 100km/h em 2,7 segundos. Ainda falando sobre sua mecânica, ele possui uma suspensão com amortecimento de última geração, tecnologia desenvolvida pela própria BAC e que vem passando por aprimoramentos na última década. Neste espaço de tempo, a inglesa confirmou que já alterou o arranjo geométrico foi refinado e aperfeiçoado, agora proporcionando 50% mais anti-dive na dianteira e 50% mais anti-squat na traseira, o que, por sua vez, aumenta o controle da carroceria e otimiza o desempenho de dirigibilidade e a acessibilidade.
A suspensão e os amortecedores são voltados para atender um modelo quase de competição, com ajustes bidirecionais que foram ajustados com precisão para atingir o objetivo do carro, que proporciona melhor experiência de condução. Tanto na dianteira como na traseira, o esportivo possui um sistema de braço duplo com haste de pressão ajustável e manivelas de sino montadas com rolamentos de agulhas que resultam em menores perdas de atrito. Segundo a BAC, o novo Mono já é produzido na fábrica da empresa localizada em Liverpool, Reino Unido, com pedidos já feitos do mundo todo.
“A demanda por este novo supercarro é sem precedentes. Aliás, o interesse tem sido tão grande que já recebemos encomendas do Mono antes mesmo de sua apresentação oficial, com a primeira unidade prevista para ser entregue imediatamente após o evento.”, disse Chris Lockhart, Chefe de Vendas Globais da BAC. A marca fechou uma parceria recente com a Hypetex para transformar o acabamento em fibra de carbono exposta do Mono R em um acabamento de fibra de carbono e titânio, encontrada na parte superior da carroceria. A parte inferior da carroceria traz um acabamento de fibra de carbono brilhante, mas tradicional.
A BAC destaca que essa nova fibra de carbono oferecida em parceria com a Hypetex estará disponível em várias cores, sendo mais leve que a prática de pintura convencional. “Estou orgulhoso da Hypetex ter participado deste projeto para criar um dos supercarros de produção mais leves e rápidos do mundo. Nossa fibra de carbono colorida combina perfeitamente com o design elegante e a potência bruta do BAC Mono R”, disse o Diretor Executivo da Hypetex, Marc Cohen. O Mono R é vendido com o motor 2.5 16v aspirado que entrega 343cv, um pouco a mais que o Mono. Ele acelera de 0 a 100km/h em 2,5 segundos e atinge a máxima de 274km/h. Ele também já está à venda, mas tem produção limitada em 30 unidades.
Fotos: BAC / divulgação








Comentários
Postar um comentário