BMW revela i3 de produção em mais um teaser durante Salão de Munique; estreia será em 2026

BMW leva ao Salão de Munique o i3 quase pronto e confirma que sedã elétrico será lançado em 2026 como segundo membro com plataforma Neue Klasse



A BMW deu start na sua nova era de eletrificação com a estreia da sua moderna plataforma modular Neue Klasse, que estará presente nos futuros modelos eletrificados da marca. O primeiro modelo com essa nova plataforma estreou no Salão do Automóvel de Munique com a nova geração do iX3, que ganha independência do X3 de nova geração. Mas o SUV não estava sozinho no evento alemão. No estande da marca, apareceu também o i3, que fará as vezes de um sedã com porte do Série 3 com modelo elétrico.

A novidade já foi confirmada para meados de 2026 e vai compartilhar muitos componentes com o SUV. Na imagem acima, se percebe que o sedã vai trazer uma nova identidade visual antecipada pelo novo iX3 com faróis horizontais conectados com uma barra que leva a grade dianteira de duplo rim bem compacta. Aparentemente em sua versão de quase produção, o sedã que foi ao evento está basicamente pronto, mas a camuflagem esconde basicamente tudo sobre ele. Se percebe que ele possui uma carroceria três volumes bem definida, com um desenho dos vidros com contorno em preto brilhante.

As maçanetas são retráteis (pop-up) e os retrovisores possuem base na coluna das portas. Os para-lamas parecem trazer caixas de rodas alargadas e a dianteira terá faróis compactos com um par de luzes diurnas (DRL) em LED, com projetores em LED. A BMW ainda confirmou que o i3 será a primeira novidade sobre a nova geração do Série 3. Assim como ele será um ‘Série 3 elétrico’, a marca prepara uma nova geração com motores a combustão e eletrificados para o sedã, que chega posteriormente. Ambos vão conviver e vão trazer um design diferente assim como acontece com X3 e iX3.



Sobre o i3, a marca destaca: “Ele será lançado no ano que vem como a primeira versão totalmente elétrica da Série 3. E será a primeira variante do modelo da nova geração da Série 3. Nos últimos 50 anos e em mais de sete gerações de modelos, nenhum outro veículo esteve tão intimamente ligado ao sucesso da marca BMW. O Série 3 incorpora tudo o que há de mais essencial na BMW. Inovação. Experiência digital do usuário. Conforto. Esportividade. Juntas, essas características criam uma experiência de direção incomparável. Puro prazer de dirigir em sua máxima expressão”, disse a marca.

A nova plataforma modular Neue Klasse vai permitir que o sedã tenha uma arquitetura elétrica de 900V junto de uma nova geração de motores elétricos eDrive. A sexta geração destes motores vão trabalhar com baterias de íons de lítio que vão trazer densidade 20% maior e uma maior rapidez de recarga em 30%, bem como um aumento de autonomia em 30%. As novas baterias vão contar com novas químicas e terão tamanho entre 75kWh e 150kWh do tipo Cell-to-Pack, usando baterias cilíndricas 46120 (46 milímetros de diâmetro e 120 milímetros de altura).

Ainda falando sobre tecnologia de bateria, ambos serão equipados com sistemas Vehicle to Home (V2H), Vehicle to Grid (V2G) e Vehicle to Load (V2L). Por conta da nova plataforma, arquitetura elétrica e das modernas baterias, o sedã vai contar com uma autonomia estimada entre 700km e 900km, no ciclo WLTP. Na recarga, ele vai ser capaz de recuperar 300km em cerca de 10 minutos. A marca já comentou que existirá versões civis com motor elétrico ASM vão variar de 163cv e 245cv, enquanto motores de 272cv e 544cv serão usados na traseira. Um i3M deve aparecer posteriormente com mais de 1.000cv, aparentemente. Mais detalhes surgem em breve. 



Fotos: BMW / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chery lança condições de financiamento no Brasil com Tiggo 5X, Tiggo 7 e Tiggo 8

Curiosidades: Quantos BTUs possui o ar-condicionado de um carro?

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 2001!

Chevrolet Onix, Prisma e Celta perdem a cor Cinza Mond em seu catálogo de cores!

BYD lança condições especiais com financiamento com taxa zero até o dia 30/09

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 1995!

Renault revela o porquê que a Oroch não tem tração 4x4 no Brasil, em entrevista

Hyundai Veloster tem preços a partir de R$68.700, e já tem seu comercial nas Tv's

Bugatti Bolide é apresentado em sua versão de produção final, que virá com motor de 1.600cv

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 1997!