AutoArtigo: Seria o Ford Fusion, o Ford Galaxie do século XXI?


Quem é nostálgico sempre gosta de lembrar do passado, correto? Pois bem, como não lembrar do majestoso Ford Galaxie, uma legítima "banheira" da Ford que foi lançado no Brasil em 16 de Fevereiro de 1967. Grande realmente era apelido quando se falava em Galaxie. O sedan da Ford media incríveis 5,30 metros de comprimento, maior mesmo que um picape média atual. Depois de vender 77.850 unidades em seus 16 anos de mercado, o Galaxie entrou para nossa história como um carro bonito, confortável e seguro. Depois dele vieram vários modelos tentando buscar o mesmo lugar ao sol, mas sem sucesso, como Del Rëy que trazia requinte, mas não tinha a mesma imponência do Galaxie e depois o Mondeo, que chegou nos anos 90 até que conquistou o consumidor, mas saiu de linha em 2006. No mesmo ano chegaria ao Brasil outro sedan, esse sim com imponência, seguro e comfortável, além de um ar de carro executivo.


Chegava ao mercado o Fusion, um sedan que vinha do México e que começou timidamente suas vendas no Brasil, mas logo em seguida se tornou um grande sucesso de vendas. É claro que comparar um Galaxie com um Fusion é até covardia, mas os tempos mudaram, é hora de acordar e ver que os carros atuais não são mais os mesmos de antigamente. Com face-lift apresentado em 2009 e nova geração que chegou às ruas em 2012, o Ford Fusion é sim um Galaxie dos anos 2000, mas com algumas claras diferenças com o seu "avô". O Galaxie quando foi lançando trazia novidades como "rádio, marcador de temperatura analógico e um sistema de ventilação forçada, que era raro no mercado, promovia alguma renovação de ar e o desembaçamento do pára-brisa. Os quebra-ventos eram o "ar-condicionado" e eram movimentados por pequenas manivelas.", como foi postado no Retrômobilismo#30 do Ford Galaxie. O Fusion traz outras ótimas tecnologias, como motor híbrido, único em seu segmento, além de sensor de chuva, partida remota, sistema multimídia SYNC, sistema de navegação GPS entre tantos outros que nem imaginávamos ver em um carro.


O motor também. O Galaxie era oferecido com motor 4.5 V8 que rendia 164cv de potência, com torque de 33,4kgfm de força, associado a um câmbio manual de 3 velocidades. Além deste tinha o motor 4.8 V8 que rendia 190cv de potência e torque de 37kgfm de força, também com câmbio manual de 3 velocidades. Em 1976 o Galaxie ganhava o motor 5.0 V8 que rendia 199cv de potência e torque de 39,8kgfm de força e opção de câmbio automático, também de 3 velocidades. O Fusion conta com os motores 2.5 16v Flex que rende 175/173cv de potência, e torque de 24,1/23,2kgfm de força, com câmbio automático de 6 velocidades sequencial. Além do Flex o Fusion conta com o moderno motor 2.0 EcoBoost que rende 240cv de potência e torque de 34,6kgfm de força e câmbio automático de 6 velocidades como o Flex, que pode ter ainda tração 4x2 ou 4x4. Finalizando com o Fusion Hybrid, que possui motor 2.0 Ecoboost que possui 145cv e outro elétrico de 45cv de potência que juntos rendem 190cv de potência, também automático.


Com 4,93m de comprimento (37cm menor que o Galaxie) o Fusion pode ser sim, considerado um Galaxie do Século XXI, mas claro, cada um com suas peculiaridades. Há quem escolha o Galaxie, assim como tem pessoas que irão escolher o Fusion. Mas fica evidente que ambos possuem claras diferenças e não há nem como compará-los. Mas é um fato que, apesar do Galaxie e do Fusion serem parentes distantes, ambos possuem uma certa conexão, um elo que faz lembrar (pelo menos eu) um ao outro. Vale citar que ambos foram (e são como o caso do Fusion) sucessos de venda em seus determinados momentos, viraram cabeças, chamaram atenção por onde passaram.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Retorno da Stout? Toyota prepara uma picape intermediária para meados de 2027

Mercedes-Benz convoca recall da Sprinter com defeito no quadro de instrumentos