Com fim de linha marcado ainda para 2016, Dodge lança séries especiais para se despedir do Viper


Depois de tanta especulação, eis que vem o comunicado oficial. Comemorando 25 anos de carreira, o Dodge Viper se aproxima do seu fim de linha. O anúncio, realizado nesta semana, destacou que o grupo ítalo-americano deixará de produzi-lo depois de longos 25 anos e sem um sucessor direto. A despedida será marcada pelo lançamento  de cinco edições limitadas, que já podem ser encomendadas nos Estados Unidos desde o último fim de semana. Cada exemplar especial virá com o nome do dono gravado. Detalhes serão revelados em breve. Lançado em 1992, o Viper se tornou um dos ícones da Dodge e conquistou um grande número de fãs. A última geração, apresentada em 2012 nunca foi um sucesso de vendas e a produção chegou até mesmo ser suspensa depois de algumas semanas com vendas abaixo do estipulado pela FCA. Especialistas apontam o alto preço e a concorrência com o Chevrolet Corvette como principais entraves para o sucesso. De todo modo, o Viper segue sendo um dos carros mais potentes à venda no mercado. Sob o capô, o motor 8.4 V10 que desenvolve 654cv de potência e 82,8kgfm de torque. Confira abaixo os detalhes das cinco séries especiais.


Viper 1:28 Edition ACR
Essa edição faz uma homenagem ao Viper ACR (American Club Racer) 2016 que bateu o recorde de tempo de volta (1 min e 28 s) no circuito de Laguna Seca, nos Estados Unidos, em outubro do ano passado. Visualmente, os destaques são a carroceria na cor preta com listras vermelhas, os freios de carbono-cerâmica, para-choques com apêndices aerodinâmicos, acabamento de fibra de carbono e asa traseira. A cabine traz costuras vermelhas. O Viper 1:28 Edition ACR terá apenas 28 unidades produzidas.
Viper GTS-R Commemorative Edition ACR
Ele traz uma configuração de pintura considerada clássica para o Viper: branco pérola com listras azuis. Essa padronagem é a mesma usada no icônico Viper GTS-R GT2 Champioship Edition de 1998. Semelhante ao anterior, essa versão também traz para-choques com spliters e detalhes em fibra de carbono, além de freios de carbono-cerâmica e enorme aerofólio traseiro. Por dentro, há cintos de segurança vermelhos e painel de instrumentos com o nome da edição especial. Serão fabricadas 100 unidades do Viper GTS-R Commemorative Edition ACR.
Viper VooDoo II Edition ACR
Trata-se de uma reedição do Viper VooDoo de 2010. A nova encarnação conta com para-choques de desenho agressivo, freios de carbono-cerâmica e a asa traseira, mas se inspira no modelo 2010 na pintura preta com a faixa grafite com contornos vermelhos. No interior há acabamento com costuras na cor prata para combinar com as listras da carroceria. 31 unidades serão produzidas.
Viper Snakeskin Edition GTC
Inspirado no Viper Snakeskin de 2010, essa releitura tem como destaque a carroceria pintada num tom de verde metálico com faixas que remetem a uma pele de cobra. O Viper Snakeskin Edition GTC, diferente dos anteriores citados, não traz asa traseira e conta com para-choques comum às versões mais “mansas” do Viper, se é assim que podemos dizer. Essa configuração será limitada a 25 unidades.
Viper Dodge Dealer Edition
Por último e não menos importante, o Viper Dodge Dealer Edtion (que não aparece nas fotos acima) é o nome da versão ACR comercializada pelas concessionárias Tomball e Roanoke, as duas que mais vendem o supercarro nos EUA. Com 33 modelos disponíveis nessa configuração nas duas lojas, eles poderão ser adquiridos na pintura branca com faixa azul, acabamento interno com detalhes vermelhos e freios de carbono-cerâmica.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Ferrari apresenta a SF90 XX Stradale e Spider na Europa, com motor híbrido de 1.030cv

Stellantis pode deixar de produzir no Reino Unido por conta de acordos comerciais do Brexit