SUV subcompacto da Renault pode se inspirar no Dacia Sandero StepWay reestilizado

Mudança de meia-vida do Dacia Sandero já é preparada na Europa e pode antecipar novidades para o futuro SUV subcompacto que a Renault prepara para o Brasil



Apesar de ter sido apresentado em 2020, o novo Dacia Sandero já caminha para a sua primeira mudança visual. Em 2023, a Dacia prepara mudanças drásticas no design do hatch e a versão StwpWay dele pode antecipar alguns detalhes do nosso Renault que será apresentado até 2024, substituindo Sandero e Logan, vindo como um SUV subcompacto que vai concorrer com o Fiat Pulse.

Pelas projeções do site Auto Moto, o Sandero vendido na Europa, pela Dacia, vai contar com novos faróis e uma nova grade dianteira, que vai trazer a nova identidade visual da marca. Faróis e grade contarão com um desenho onde parece que se fundem, com elementos da nova identidade visual até do logotipo da Dacia. O para-choque dianteiro ainda terá uma nova entrada de ar inferior, com um acabamento em plástico preto.

Ganhando linhas mais retas, o hatch ainda pode vir com uma entrada de ar nas extremidades, com desenho vertical. Nas laterais, espere por novas rodas de liga leve. De traseira, o hatch conta com lanternas com um novo layout, enquanto o para-choque traseiro recebe novas linhas. No interior, não são esperadas muitas mudanças. É possível que o hatch ganhe uma nova central multimídia, que pode ficar maior e ganhar elementos de conectividade.



Na mecânica, espera-se que o hatch venha com motores eletrificados. E isso indica que estamos falando de um conjunto híbrido. Este vai unir o motor 1.6 SCe de quatro cilindros que se unem a dois motores elétricos. Com isso, o motor entrega 140cv. Os dois motores elétricos têm funções distintas. O primeiro motor é o de partida de alta voltagem enquanto o outro motor move as rodas.

De acordo com a Renault, que desenvolveu os motores, eles contam com câmbio inspirado em carros de Fórmula 1 e permitem rodar apenas com o motor elétrico. A caixa de câmbio automático CVT permite uma partida 100% elétrica e reduz significativamente as lacunas na aceleração durante as trocas de marchas, o que melhora o conforto e o desempenho ao dirigir enquanto acelera.

Além disso, a Dacia quer manter a mesma mecânica atual. Isso indica a manutenção dos motores 1.0 12v SCe a gasolina, que desenvolve 65cv, com câmbio manual de 5 marchas. Há também o 0.9 12v TCe que entrega 90cv e é acoplado a um câmbio manual de 6 marchas ou automático CVT. Há também o 1.0 12v TCe de 100cv, com gasolina ou com o GLP, gás natural. O lançamento acontece em 2023. Já o modelo da Renault, para nosso mercado, pode aproveitar alguma novidade do modelo da Dacia. Esperamos que seja o motor eletrificado.



Projeções: Auto Moto

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jetour apresenta o X90 Plus no Salão do Automóvel de Guangzhou, que é reestilizado

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Volkswagen lança promoção no Brasil para Polo, Virtus, Nivus, T-Cross, Taos, Tiguan e Amarok