GM fecha parceria com a OneD para o desenvolvimento de baterias e em P&D

General Motors e OneD Battery firmam parceria para desenvolvimento de baterias, em Pesquisa & Desenvolvimento, com tecnologia de ânodo de silício



A General Motors (GM) e a OneD confirmou que fecharam uma parceria de Pesquisa & Desenvolvimento de baterias com tecnologia de ânodo de silício. A parceria entre as duas ainda visa o potencial uso de nanotecnologia de silício OneD em células de bateria Ultium da GM para impulsionar aumentos significativos em densidade de energia para alcance mais longo e custo reduzido. Para isso, a Volta Energy Technologies terá participação na OneD's Series C.

A colaboração entre as empresas ainda visa que a plataforma Sinanode da OneD, que adiciona mais silício às células de baterias do ânodo vai permitir fundir nanofios de silício em grafite de grau EV. De acordo com as empresas, o silício consegue armazenar cerca de 10 vezes mais energia que o grafite. Com isso, o aumento da densidade de energia pode abrir a porta para baterias menores, mais leves e que consigam oferecer uma autonomia maior – o que seria uma ótima notícia.

“A GM projetou o Ultium para ser uma plataforma extremamente flexível para que possamos melhorar continuamente nossas células à medida que a tecnologia da bateria avança. Nossa colaboração com a OneD se concentrará nos esforços para continuar os avanços na faixa, desempenho e custo de EV.”, disse Kent Helfrich, Diretor de Tecnologia da GM, Vice-Presidente de Pesquisa e Desenvolvimento da GM e Presidente da GM Ventures.

A parceria entre as empresas ainda pode ser inédita, principalmente por conta do ânodo de silício. A GM tem planos ambiciosos para seus carros que usam a bateria Ultium, produzindo 1 milhão deles por ano em 2025. Já a OneD confirmou que já trabalha em baterias há 15 anos e possui mais de 240 patentes registradas. A empresa ainda trabalha para a licenciar a tecnologia Sinanode para seus parceiros a um custo menor.

“Desde o primeiro dia, OneD tem como objetivo simplificar o silício como meio para uma era completamente nova de EVs. Acreditamos que os vencedores da corrida EV serão aqueles que podem efetivamente adicionar mais silício à célula de bateria, de uma forma que não interrompa as cadeias de suprimentos e processos existentes. Estamos entusiasmados em colaborar com a General Motors em nosso objetivo comum de acelerar a adoção de veículos elétricos em massa.”, disse Vincent Pluvinage, CEO da OneD Battery Sciences.



Fotos: Chevrolet / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Curiosidades: Quantos BTUs possui o ar-condicionado de um carro?

Reportagem Especial | Artigo Nº65: apertem os cintos (de segurança) – Parte I

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 1997!

Toyota Stout pode ser o nome da futura picape monobloco, resgatando um nome clássico

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 1995!

Fiat Egea é o nome oficial do sedã médio da Fiat que deve ser apresentado oficialmente e pode chegar ao Brasil!

Volkswagen apresenta seu novo câmbio manual de 6 marchas, batizado de MQ281

BYD lança condições especiais com financiamento com taxa zero até o dia 30/09

Curiosidades: Os modelos mais vendidos do Brasil em 1988!

Nova geração do BMW X1 deve ter painel com telas digitais e estreia no fim do ano