Volkswagen para a produção em São José dos Pinhais e em São Carlos por falta de peças

Volkswagen interrompe a produção na unidade de São José dos Pinhais (PR) e em São Carlos (SP); produção do T-Cross para por falta de componentes



A Volkswagen confirmou que as unidades de São José dos Pinhais (PR) e São Carlos (SP), por diferentes razões. A primeira parada aconteceu com a unidade de São José dos Pinhais, no Paraná, responsável pela produção do T-Cross. Os funcionários da unidade foram colocados em férias coletivas, por conta da falta de componentes. A produção vai parar entre os dias 10 de abril a 2 de maio, envolvendo um quadro de funcionários de 1.900 funcionários.

Ao todo, a unidade paranaense emprega 2.200 funcionários. De acordo com a Volkswagen, em nota para o Automotive Business, disse que essa parada "já estava programada desde o ano passado e fazem parte da estratégia da montadora de flexibilização nos processos produtivos devido à oscilação no fornecimento de componentes". A demanda baixa também é um dos motivos que fizeram com que a Volkswagen fizesse a parada, mas possivelmente o maior motivo é a falta de semicondutores.

Essa não seria a primeira vez que o modelo sofreria com a falta do componente, tendo sofrido também nos anos anteriores, como 2021 e 2022. Já a unidade de motores de São Carlos (SP), vai parar a partir do dia 10 de abril, afetando os funcionários do terceiro turno, também destacou o site. O motivo será um ajuste de produção, por causa também dos semicondutores. Apesar de um cenário melhor que do ano passado, o ano de 2023 ainda será problemático com períodos com falta dos componentes.

Na unidade, a Volkswagen produz os motores 1.6 EA111, 1.0 MPI EA211, 1.0 TSI, 1.4 TSI e 1.6 MPI, que equipam modelos produzidos no Brasil e também em outros mercados. Esses motores são usados em Polo Track, Polo, Virtus, Nivus, T-Cross e Saveiro. O sindicato dos metalúrgicos responsável pela unidade não confirmou quando que o terceiro turno retoma as atividades.



Fotos: Volkswagen / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BYD registra imagens de patente do Sealion 07 DM-i, que possui um motor de até 476cv

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 1994!

Toyota desenvolve uma Hilux Hydrogen para meados de 2028 e a antecipa com um teaser

Volkswagen registra imagens de patente do novo Teramont Pro na China, com nova mudança

Hyundai divulga as primeiras imagens teaser da nova geração do Bayon, SUV do i20, na Índia

Honda registra imagens de patente do Ye P7 na China, um SUV cupê elétrico de até 476cv

BMW testa protótipos do iX5 Hydrogen, antecipados em teaser; estreia é em 2028

Deepal (Shenlan) registra imagens de patente do S09, um SUV com motor EREV de até 485cv

Hyundai apresenta a reestilização do Ioniq 5, que ganha melhorias e baterias maiores

Nissan revela teaser do retorno do Pixo como novo hatch subcompacto elétrico na Europa