Volkswagen para a produção em São José dos Pinhais e em São Carlos por falta de peças

Volkswagen interrompe a produção na unidade de São José dos Pinhais (PR) e em São Carlos (SP); produção do T-Cross para por falta de componentes



A Volkswagen confirmou que as unidades de São José dos Pinhais (PR) e São Carlos (SP), por diferentes razões. A primeira parada aconteceu com a unidade de São José dos Pinhais, no Paraná, responsável pela produção do T-Cross. Os funcionários da unidade foram colocados em férias coletivas, por conta da falta de componentes. A produção vai parar entre os dias 10 de abril a 2 de maio, envolvendo um quadro de funcionários de 1.900 funcionários.

Ao todo, a unidade paranaense emprega 2.200 funcionários. De acordo com a Volkswagen, em nota para o Automotive Business, disse que essa parada "já estava programada desde o ano passado e fazem parte da estratégia da montadora de flexibilização nos processos produtivos devido à oscilação no fornecimento de componentes". A demanda baixa também é um dos motivos que fizeram com que a Volkswagen fizesse a parada, mas possivelmente o maior motivo é a falta de semicondutores.

Essa não seria a primeira vez que o modelo sofreria com a falta do componente, tendo sofrido também nos anos anteriores, como 2021 e 2022. Já a unidade de motores de São Carlos (SP), vai parar a partir do dia 10 de abril, afetando os funcionários do terceiro turno, também destacou o site. O motivo será um ajuste de produção, por causa também dos semicondutores. Apesar de um cenário melhor que do ano passado, o ano de 2023 ainda será problemático com períodos com falta dos componentes.

Na unidade, a Volkswagen produz os motores 1.6 EA111, 1.0 MPI EA211, 1.0 TSI, 1.4 TSI e 1.6 MPI, que equipam modelos produzidos no Brasil e também em outros mercados. Esses motores são usados em Polo Track, Polo, Virtus, Nivus, T-Cross e Saveiro. O sindicato dos metalúrgicos responsável pela unidade não confirmou quando que o terceiro turno retoma as atividades.



Fotos: Volkswagen / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jetour apresenta o X90 Plus no Salão do Automóvel de Guangzhou, que é reestilizado

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Volkswagen lança promoção no Brasil para Polo, Virtus, Nivus, T-Cross, Taos, Tiguan e Amarok