Jidu apresenta o Robo-02 Concept no Salão de Guangzhou, que antecipa versão de produção

Depois de apresentar o Robo-01, Jidu vai ao Salão do Automóvel de Guangzhou para apresentar o Robo-02 Concept, que será primeiro sedã da marca



A Jidu apresentou um segundo produto que deve ser apresentado em versão de produção muito em breve. Trata-se do Robo-02 Concept, que possivelmente vai antecipar o futuro Robo-02, assim como o Robo-01 Concept deu vida ao Robo-01. O primeiro sedã e segundo carro da marca chinesa que é operada em conjunto com a Geely e a Baidu. E convenhamos que o design do Robo-02 Concept já é quase de um carro de produção – com alguns poucos exageros de conceitos.

Na dianteira, ele repete um design que vimos no SUV, com faróis com um estilo bumerangue e mais vertical e tem tecnologia Digital Pixel AI, capaz de fazer projeções 3D em alertas de status de estacionamento com manobrista e alertas de pedestres. Os faróis ainda tem dois projetores, também em LED e mais abaixo estão os faróis de neblina. O SUV ainda traz uma barra com luzes diurnas (DRL) em LED, quase interligando os faróis. Abaixo dessa barra está o logotipo da marca.

O para-choque dianteiro ainda terá uma entrada de ar em forma de trapézio para refrigerar a bateria, com uma grelha com estilo colmeia. O carro ainda possui um capô com linhas bem suaves e sem muitos frisos, sendo mais definidos nas extremidades da peça. De perfil, o Robo-02 Concept possui um perfil mais cupê da carroceria. Ele ainda possui um desenho dos vidros que é bem bonito e que lembra um pouco as linhas do Audi A7 Sportback, principalmente pelo desenho dos vidros. Ele ainda possui sensores e câmera no para-lama dianteiro e os retrovisores são compactos.



O para-lama dianteiro ainda tem uma saída de ar na parte mais inferior das portas. A carroceria ainda possui linhas modernas, com um desenho mais fluído na parte inferior da carroceria, nas portas. Ele ainda tem um friso em preto brilhante na parte mais inferior, com quatro pontos em LED na porta traseira. As rodas possuem um desenho moderno, com um acabamento em cinco raios e com detalhes em preto brilhante, com aro de 21 polegadas. Sentiu falta de alguma coisa? Maçanetas, por exemplo, foram substituídas por botões nas colunas B e C.

O sedã ainda possui um teto panorâmico, que se conecta ao para-brisa e o vidro traseiro. Antes do vidro traseiro, o sedã ainda possui uma pequena antena de teto, estilo barbatana de tubarão. Abaixo do vidro, o sedã ainda tem um brake-light e a traseira tem um desenho bem moderno, próximo ao do Robo-01. As lanternas com estilo bumerangue nas extremidades, que se interligam por meio de uma barra com iluminação em LED. Abaixo das lanternas, a tampa do porta-malas tem o logotipo da Jidu.

A tampa do porta-malas, acima das lanternas, ainda tem um pequeno aerofólio, enquanto a tampa possui uma abertura do estilo fastback, com a tampa abrindo junto com o vidro. Já no para-choque traseiro, ele possui bocal de recarga da bateria no lado esquerdo do para-choque traseiro, mais na lateral da peça, abaixo da lanterna esquerda. Por fim, o para-choque traseiro tem um acabamento em plástico preto com espaço para a placa ao centro e os refletores horizontais nas extremidades. Imagens do interior não foram reveladas.



Apesar disso, não será difícil acreditar que o sedã tenha o mesmo painel do SUV. Em termos de tecnologia, é quase certo afirmar que ele terá tecnologia com chip 8295 da Qualcomm, que traz um grande poder de computação de 30 TOPS. O Robo-02 tem o sistema de direção autônoma 'Point-to-Point Autopilot', desenvolvido pela Baidu. Serão, ao todo, 31 sensores espalhados pelo carro que vão ajudar na sua autonomicidade, além de dois radares LiDAR, 5 radares de ondas milimétricas, 12 radares ultrassônicos e 12 câmeras HD.

O carro ainda tem uma série de câmeras espalhadas pela carroceria que permitem que ele tenha uma câmera de visão 360º. Há ainda um pacote ADAS alimentado pelo software da NVIDIA Orin X. Desenvolvido a partir da plataforma modular SEA, da Geely, o conceito traz dois motores elétricos que juntos entregam 544cv, que, com tração AWD, permitem que ele acelere de 0 a 100km/h em menos de 4 segundos.

Ele vem ainda com uma bateria de 100kWh da CATL, que oferece uma autonomia de bons 600km. Os motores são síncronos de ímã permanente, além de vir com suspensão dianteira e traseira independente, com freios dianteiros ventilados a disco e os freios traseiros a disco. O lançamento da versão de produção do sedã deve ocorrer ainda nesse ano. É possível que ele seja produzido na unidade de Ningbo, província de Zhejiang, onde a Geely tem uma unidade fabril.



Fotos: Jidu / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BYD confirma chegada da marca Yangwang ao Brasil, que estreia com o U8, de 1.196cv

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Fiat confirma que o futuro interior dos seus carros terão inspiração no clássico Lingotto