Em aliança estremecida, Renault quase limitou acesso da tecnologia com a Geely pela Nissan

Renault cogitou limitar a Nissan da parceria com a Geely, que criou a Horse, empresa que vai desenvolver novos motores híbridos mega eficientes



Após resolver Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, surgiu informações de que a Renault poderia ter limitado a propriedade industrial do desenvolvimento dos motores da Renault-Geely às empresas demais da aliança, como Nissan e Mitsubishi. Sendo uma nova empresa criada com a marca francesa e a chinesa, estima-se que uma nova geração de motores híbridos seja apresentada em alguns anos. Mas a Renault não queria que todos os motores fossem compartilhados com suas parcerias de aliança, caso a mesma não fosse adiante.

De acordo com apuração do Nikkei Asia, isso era uma medida que a Renault tinha tomado antes de uma solução dentro da própria aliança, que, segundo rumores, tinha o risco de se desfazer depois de 24 anos. Conhecida como Horse, a nova empresa vai trabalhar em motores modernos e eficientes, que vão diminuir por si só as emissões de poluentes. Com a decisão, a Nissan não teria direito de usar esses motores sem pagar por eles, visto que não seria uma criação de patente conjunta.

Agora, com os planos realinhados, Nissan e Mitsubishi se tornar clientes da Horse, uma iniciativa do Renault Group com o objetivo de aumentar os efeitos de escala e a cobertura do mercado para suas tecnologias de motores a combustão interna (ICE) e híbridos de baixas emissões. Recentemente, a Horse vem trabalhando com Baterias de Estado Totalmente Sólido (ASSB – All Solid-State Battery), o Veículo Definido por Software (SDV – Software-Defined Vehicle), os sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS) e a condução autônoma.

Além da Horse, a Nissan ainda confirmou que vai investir até 15% na Ampere, divisão de elétricos que a Renault quer criar. A francesa tem criado uma série de parcerias para o desenvolvimento dos elétricos e a Nissan poderá se beneficiar destas tecnologias ao se tornar parceira da divisão. A Mitsubishi também considera fazer um investimento na divisão da Renault.



Fotos: Nissan / divulgação | Geely-Renault / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BYD registra imagens de patente do Sealion 07 DM-i, que possui um motor de até 476cv

Volkswagen registra imagens de patente do novo Teramont Pro na China, com nova mudança

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 1994!

Toyota desenvolve uma Hilux Hydrogen para meados de 2028 e a antecipa com um teaser

Honda registra imagens de patente do Ye P7 na China, um SUV cupê elétrico de até 476cv

Jeep registra patente de drone que pode auxiliar no 4x4 ou usado para segurança

Polestar revela teaser do Formula 2030 Concept, que antecipa nova identidade visual

Deepal (Shenlan) registra imagens de patente do S09, um SUV com motor EREV de até 485cv

BMW testa protótipos do iX5 Hydrogen, antecipados em teaser; estreia é em 2028

Arcfox revela novas imagens teaser do Alpha T7 e mostra interior pela primeira vez