Em aliança estremecida, Renault quase limitou acesso da tecnologia com a Geely pela Nissan

Renault cogitou limitar a Nissan da parceria com a Geely, que criou a Horse, empresa que vai desenvolver novos motores híbridos mega eficientes



Após resolver Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, surgiu informações de que a Renault poderia ter limitado a propriedade industrial do desenvolvimento dos motores da Renault-Geely às empresas demais da aliança, como Nissan e Mitsubishi. Sendo uma nova empresa criada com a marca francesa e a chinesa, estima-se que uma nova geração de motores híbridos seja apresentada em alguns anos. Mas a Renault não queria que todos os motores fossem compartilhados com suas parcerias de aliança, caso a mesma não fosse adiante.

De acordo com apuração do Nikkei Asia, isso era uma medida que a Renault tinha tomado antes de uma solução dentro da própria aliança, que, segundo rumores, tinha o risco de se desfazer depois de 24 anos. Conhecida como Horse, a nova empresa vai trabalhar em motores modernos e eficientes, que vão diminuir por si só as emissões de poluentes. Com a decisão, a Nissan não teria direito de usar esses motores sem pagar por eles, visto que não seria uma criação de patente conjunta.

Agora, com os planos realinhados, Nissan e Mitsubishi se tornar clientes da Horse, uma iniciativa do Renault Group com o objetivo de aumentar os efeitos de escala e a cobertura do mercado para suas tecnologias de motores a combustão interna (ICE) e híbridos de baixas emissões. Recentemente, a Horse vem trabalhando com Baterias de Estado Totalmente Sólido (ASSB – All Solid-State Battery), o Veículo Definido por Software (SDV – Software-Defined Vehicle), os sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS) e a condução autônoma.

Além da Horse, a Nissan ainda confirmou que vai investir até 15% na Ampere, divisão de elétricos que a Renault quer criar. A francesa tem criado uma série de parcerias para o desenvolvimento dos elétricos e a Nissan poderá se beneficiar destas tecnologias ao se tornar parceira da divisão. A Mitsubishi também considera fazer um investimento na divisão da Renault.



Fotos: Nissan / divulgação | Geely-Renault / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nissan deve usar os motores TCe da Renault no Brasil; novo Kicks já usa o 1.0 12v TCe

Volkswagen comemorou primeira liderança histórica em vendas do Polo no Brasil, em 2023

Renault confirma que vai compartilhar a produção do Kwid com a fábrica da Colômbia

BMW X2 retorna ao Brasil, com segunda geração depois de um hiato, e estreia por R$ 388.950

RAM convoca um recall que envolve a 2500, para realizar uma atualização de software

LatinNCAP testa o novo Volkswagen Virtus brasileiro e sedã mantém as notas do indiano

Kia confirma a chegada de Niro EV, EV6, EV9 e de um modelo 1.0 TGDI Hybrid Flex no Brasil

Nissan revela mais um teaser da nova Navara na Austrália, a Frontier para Oceania e Ásia

Lucid revela teaser de um novo SUV cupê para os próximos anos e firma parceria com a NVIDIA

Mercedes-Benz convoca recall de Classe C e GLA no Brasil por falha no teto solar panorâmico