SsangYong deixará nome para trás e surge como KG Mobility para afastar imagem negativa

Depois de 35 anos com nome SsangYong, marca passa por reformulação completa e passa a ser chamada de KG Mobility para espantar fantasma da falência



Foram anos muito difíceis para a SsangYong. Na verdade, décadas muito difíceis. Isso porque a empresa experimentou três falências nas últimas décadas, o que não é uma experiência boa e é louvável que a marca tenha perseverado mesmo com tantos problemas financeiros que atordoaram a SsangYong. Agora, em um processo pesado de reestruturação, a empresa confirmou que uma mudança drástica. Em tese, vai mudar tudo. Nome, logotipo e posicionamento de mercado.

A mudança ocorre por conta da sua participação majoritária, a KG Group, que decidiu que a empresa será batizada de KG Mobility. A informação foi confirmada pela Korea Automobile Journalists Association no Four Seasons Hotel Seoul. O novo nome ainda precisa ser aprovado em assembleia geral de acionistas da empresa. A KG Group é uma empresa coreana especializada em aço e produtos químicos, sendo que adquiriu 61,86% das ações da SsangYong no ano passado, quando a marca entrou em concordata.

O objeto dessa mudança é justamente deixar o passado para trás. Para isso, além da troca do nome, a KG Mobility terá ainda um novo logotipo que não foi apresentado ainda e uma nova identidade corporativa. De acordo com Kwak Jea-sun, Presidente do KG Group, disse que a mudança de nome foi “uma decisão extremamente difícil. O nome – SsangYong Motor – tem um fandom com boas lembranças, mas também tem uma imagem dolorosa. A partir de agora, todos os carros SsangYong sairão para o mundo sob o nome de KG. Mesmo com a mudança de nome, a história da SsangYong Motor não mudará”.

Desde sua estreia, SsangYong também não era o nome oficial da empresa. Isso porque ela surgiu em 1954 como Dong-hwan Motor e em 1963 se fundiu com a Dongbang Motor. A partir disso, o nome mudou para Ha Dong-hwan Motor. Em 1977, a empresa foi renomeada para Dong-A Motor e em 1984 foi adquirida pela Keohwa, que em 1986 fez a marca mudar o nome para SsangYong Business Group, confirmando o nome SsangYong em 1988. Desde então, a SsangYong passou por uma série de falências, como com a Daewoo, SAIC e Mahindra.

Atualmente, o lineup da então SsangYong conta com modelos como Tivoli, Tivoli XLV, Korando, Rexton, Musso e o Torres, apresentado no ano passado como o último produto apresentado como um SsangYong. A partir de agora, a KG Group deve apresentar uma série de novidades para a empresa, que terá que passar por uma reestruturação em todos os mercados onde atua.



Fotos: SsangYong / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nissan deve usar os motores TCe da Renault no Brasil; novo Kicks já usa o 1.0 12v TCe

Volkswagen comemorou primeira liderança histórica em vendas do Polo no Brasil, em 2023

Renault confirma que vai compartilhar a produção do Kwid com a fábrica da Colômbia

BMW X2 retorna ao Brasil, com segunda geração depois de um hiato, e estreia por R$ 388.950

RAM convoca um recall que envolve a 2500, para realizar uma atualização de software

LatinNCAP testa o novo Volkswagen Virtus brasileiro e sedã mantém as notas do indiano

Kia confirma a chegada de Niro EV, EV6, EV9 e de um modelo 1.0 TGDI Hybrid Flex no Brasil

Nissan revela mais um teaser da nova Navara na Austrália, a Frontier para Oceania e Ásia

Lucid revela teaser de um novo SUV cupê para os próximos anos e firma parceria com a NVIDIA

Mercedes-Benz convoca recall de Classe C e GLA no Brasil por falha no teto solar panorâmico