Maserati descarta uso de baterias de estado sólido em seus elétricos, destaca executivo

Maserati confirma que não quer apostar em baterias de estado sólido em seus elétricos e que vai continuar desenvolvendo seus carros com baterias de íons-lítio



Depois de apresentar a nova geração do GranTurismo, a Maserati fica pela espera de revelar a nova geração do GranCabrio, que será apresentado dentro de alguns meses. E os esportivos da marca vão contar com uma opção elétrica daqui em diante, enquanto novos projetos vão nascer puramente elétricos. E, para seus carros, a marca do tridente confirmou que não vai trabalhar com baterias de estado sólido. Vai continuar apostando em baterias de íon-lítio, que são mais leves.

A informação foi confirmada durante entrevista com o Líder do Desenvolvimento da nova geração do GranTurismo, Davide Danesin, que confirmou essa informação quanto à sua linha Folgore. Em entrevista para o Automotive News Europe, Danesin confirmou que baterias de estado sólido não são capazes de fazer esportivos mais rápidos. Mais pesadas, as baterias de estado sólido aumentariam o peso dos carros, ao mesmo tempo que ofereceriam maior autonomia. “[As baterias de estado sólido] têm uma relação potência-peso mais favorável”, disse Danesin.

“Mas seu tempo de descarga não é rápido o suficiente para fornecer energia a três motores elétricos com o desempenho desejado.”, adicionou o executivo. Cuidando da boa relação peso/potência, a Maserati confirmou que seus elétricos vão focar sempre pela maior esportividade. Ao ser apresentado, no ano passado, a Maserati trouxe a nova geração do seu cupê com uma bateria de 92,5kWh em forma de ‘T’. A força do motor elétrico é enviado para as quatro rodas com vetorização de torque.

Ele traz três motores elétricos que, juntos, entregam 761cv e torque de 137,7kgfm. Desenvolvido com uma arquitetura elétrica de 800V, os três motores elétricos de ímã permanente desenvolvem 408cv cada. Com esse motor elétrico, ele acelera de 0 a 100km/h em 2,7 segundos e chega aos 200km/h em 8,8 segundos. Ele possui a velocidade máxima de 320km/h. Pesando 2.260kg, o Folgore é mais pesado que as versões a combustão, que pesa, no mínimo, 1.795kg.

O Folgore ainda poderá ser recarregado em uma estação de recarga rápida de até 270kW, que permite que ele recupere 100km de autonomia em apenas 5 minutos. A Maserati ainda tratou de desenvolver o GranTurismo Folgore com uma distribuição de peso de 50/50, graças ao posicionamento das baterias. Os V6 possuem distribuição 52/48, por conta do V6 na dianteira.



Fotos: Maserati / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Retorno da Stout? Toyota prepara uma picape intermediária para meados de 2027

Mercedes-Benz convoca recall da Sprinter com defeito no quadro de instrumentos