Aston Martin e Lucid podem se unir em parceria inédita para a eletrificação dos carros

Com a parceria com a Mercedes-Benz comprometida, Aston Martin pode acabar fazendo uma parceria com a Lucid, enquanto Geely também parece estar interessada 



Por anos, a Aston Martin se tornou dependente da Mercedes-Benz para o fornecimento de motores para seus carros esportivos. No entanto, a parceria entre a inglesa com a alemã parece estar estremecida. A Aston Martin ainda continua usando os motores da Mercedes-AMG, assim como o sistema multimídia de geração anterior da Mercedes, em um contrato de fornecimento que vai até 2026 ou 2027, para motores e multimídia.

Para piorar, o clima entre as duas empresas começou a azedar quando, até o ano passado, a Aston Martin tinha Tobias Moers, ex-Chefe da Mercedes-AMG, como CEO da marca britânica. "AMG e Pagani – isso é amizade verdadeira. AMG e Aston são apenas um caso de negócios com uma data de validade fixa.", destacou uma fonte alemã para a Car & Driver. Com isso, rumores indicam que a Aston estaria de olho em um novo fornecedor para a sua linha de produtos elétricos, que serão lançados entre meados de 2026 a 2029.

O mais provável é que a Aston Martin esteja de olho em um parceiro elétrico, que, pelos menos, tenha know-how para fornecer componentes de elétricos. A Geely surge como uma possível candidata, após os últimos anos em que a empresa chinesa vem adquirindo porcentagens cada vez maiores da Aston. Hoje, a parcela é de 9,8%, sendo o terceiro maior acionista da empresa.

Para a Aston, a Geely poderia ceder a plataforma modular específica para modelos elétricos, com uma arquitetura elétrica de 800V e com uma base que também é usada por carros da Lotus, por exemplo. Além da Geely, outra alternativa seria fazer uma parceria inédita com a Lucid, que sequer tem ações da empresa. A marca entra na história a partir do momento que Lawrence Stroll, Presidente Executivo da Aston Martin, estaria de olho no Fundo de Investimentos da Arábia Saudita.

Esse fundo vem apostando na Lucid, inclusive fazendo com que a marca norte-americana construa uma fábrica na Arábia Saudita. Atualmente apenas com o Air, a Lucid pode se tornar também uma fornecedora de motores elétricos, com um esportivo com mais de 1.000cv. Uma parceria entre ambas as empresas seria até benéfico para as duas, com a Aston ganhando uma parceira elétrica e a Lucid ganhando um nome forte ao seu lado, enquanto a novata ainda patina em termos de vendas.



Fotos: Aston Martin e Lucid / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Retorno da Stout? Toyota prepara uma picape intermediária para meados de 2027

Mercedes-Benz convoca recall da Sprinter com defeito no quadro de instrumentos