Europa: Ford revela novo estudo para diminuir consumo da bateria para carros elétricos

Ford encontra solução para recuperar o calor do interior dos seus carros; engenharia da marca na Europa descobrem que as superfícies de aquecimento aumentam alcance



A Ford apresentou na Europa as primeiras soluções de transformar a energia do interior dos seus veículos em energia extra para a bateria e, consequentemente, aumentar a autonomia dos seus carros. De acordo com a Ford Europa, a solução vem a partir de estudos relacionados que comprovam que superfícies aquecidas consomem menos que o ar-condicionado. Essas superfícies podem ser tanto bancos como aquelas que o motorista tem contato direto, como o volante.

Ambos exigem energia da bateria, mas os engenheiros da marca norte-americana confirmou que a solução é que as superfícies aquecidas consomem 13% menos que o ar-condicionado. Essa economia pode estender a autonomia de um carro elétrico, já que estamos falando de veículos que precisam estar cada vez mais atentos em sua autonomia. De acordo com os estudos, essa economia pode render um alcance maior em 5%. Em um carro com autonomia de 500km, 5% a mais representam 25km de autonomia.

“Todos nós sabemos que se as portas ou janelas forem abertas quando está mais frio lá fora, a temperatura dentro de um veículo cai. Isso é especialmente verdadeiro para vans de entrega, pois os motoristas param com frequência e o calor gerado pelo ar-condicionado é perdido mais rapidamente, enquanto as superfícies aquecidas permanecem quentes. Reduzir o uso de energia não apenas melhora o alcance, também reduz custos e ajuda a garantir que a forma como viajamos seja mais sustentável.”, disse Markus Espig, Engenheiro de Sistemas, Propulsion Systems Engineering, Ford Research and Innovation Center Europe.

A pesquisa realizada aconteceu no Projeto Connected Electric Vehicle Optimized for Life, Value, Efficiency and Range (CEVOLVER) da Comissão Europeia, em Colônia, Alemanha, onde a Ford tem uma fábrica. Usando uma E-Transit como base de estudos, os engenheiros da marca escolheram uma unidades com apoios de braço aquecidos, tapetes, painéis das portas, quebra-sol e um painel abaixo do volante. O teste envolveu encomendas que simulam a situação real do modelo no dia a dia.



Simulando um consumidor que roda diariamente cerca de 350km de distância, acontecendo por um longo período que abrangeu inverno e verão, em estradas secas e molhadas, e com chuva e vento fortes, refletindo a experiência inigualável da Ford nas necessidades dos compradores. Com isso, a pesquisa também se ampliou na forma em como as condições de clima, tráfego e condições da estrada podem afetar o alcance. Incorporar esses dados na calculadora de alcance pode ajudar a prever o alcance com mais precisão em tempo real.

A Ford chegou a algumas conclusões de seu estudo, como: 1. Trocador de calor que retira o calor residual da unidade de acionamento elétrico e o utiliza para aquecer a cabine e/ou a bateria; 2. Um sistema de resfriamento da bateria que permite o resfriamento eficiente e o pré-condicionamento da bateria e; 3. O roteamento ecológico em combinação com o carregamento garantido calcula a rota ideal, incluindo as paradas de carregamento, para aproveitar ao máximo o alcance do veículo.

O estudo ainda levou em conta o 4. Carregamento rápido inteligente pré-resfria ou pré-aquece a bateria antes do próximo evento de carregamento rápido e; 5. A função de condicionamento do trem de força mantém os componentes da unidade de acionamento elétrico na temperatura ideal de energia.



Fotos: Ford / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Retorno da Stout? Toyota prepara uma picape intermediária para meados de 2027

Chevrolet apresenta as primeiras imagens teaser do novo TrailBlazer; estreia será em maio