Toyota dá o braço a torcer no desenvolvimento de elétricos a partir de novo CEO global

Toyota confirma que enfim vai focar no desenvolvimento de novos modelos elétricos, fecha novas parcerias e tem um novo investimento na fábrica global



A Toyota confirmou que enfim dará atenção para o desenvolvimento de modelos elétricos em larga escala. Depois de apresentar os modelos bZ4X e bZ3, a marca nipônica confirmou que a Toyota Group, com a Toyota e a Lexus, vai aumentar suas opções de carros elétricos a bateria. A Lexus confirmou que terá mais modelos elétricos primeiro, dando maior ênfase à mobilidade elétrica, mas ainda se apoiará em outras soluções como os modelos híbridos e movidos a células de hidrogênio.

De acordo com a Agência Reuters, o destaque para a Lexus vem da marca querer atingir 1 milhão de carros elétricos por ano até meados de 2030, se transformando em puramente elétrica até 2035 – ano em que a Toyota também precisará ser puramente elétrica, ao menos na Europa. "A Lexus terá um papel de liderança nisso. Esta não é uma guinada para os carros elétricos a bateria", destacou o CEO da Toyota, Koji Sato, em entrevista para a agência de notícias.

"A nova equipe do próximo presidente Sato tem a missão de transformar a Toyota em uma empresa de mobilidade. Ele tem jovens companheiros de mentalidade semelhante. Espero que esta nova equipa ultrapasse os limites que não posso ultrapassar.", adicionou Sato. De acordo com Akio Toyoda, ex-Presidente e neto do fundador da Toyota, a japonesa foi pioneira na popularização dos carros híbridos com o Prius e foi se expandindo para toda a linha – narrativa que a Toyota sempre usou contra os carros elétricos.

Além da meta de 1 milhão de elétricos ao ano da Lexus, a Toyota Group confirmou que tem o plano de vender 3,5 milhões de unidades, ou seja, 2,5 milhões de unidades ficarão com Toyota e Daihatsu. Recentemente, a Toyota confirmou que vai investir em uma nova plataforma puramente elétrica, junto de iniciativas de desenvolvimento de baterias mais modernas, como a de estado sólido. Segundo o jornal japonês Nikkei, a partir de 2025, a fábrica de Kentucky vai produzir elétricos a partir de 2025.

Sato confirmou que a mudança nos planos de carros elétricos se tornará uma prioridade durante a sua gestão, muito provavelmente um dos motivos para a troca de CEO, sendo Sato o primeiro que não seja da família Toyoda. A nível de comparação, a Toyota Group vendeu 24.000 unidades de elétricos em 2022, contra os mais de 1 milhão de unidades da líder Tesla. No Kentucky, a Toyota quer produzir elétricos em níveis gradativos, começando com 10.000 unidades mensais e chegando a 200.000 unidades anuais até 2026.



Fotos: Toyota / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nissan deve usar os motores TCe da Renault no Brasil; novo Kicks já usa o 1.0 12v TCe

Volkswagen comemorou primeira liderança histórica em vendas do Polo no Brasil, em 2023

Renault confirma que vai compartilhar a produção do Kwid com a fábrica da Colômbia

BMW X2 retorna ao Brasil, com segunda geração depois de um hiato, e estreia por R$ 388.950

RAM convoca um recall que envolve a 2500, para realizar uma atualização de software

LatinNCAP testa o novo Volkswagen Virtus brasileiro e sedã mantém as notas do indiano

Kia confirma a chegada de Niro EV, EV6, EV9 e de um modelo 1.0 TGDI Hybrid Flex no Brasil

Nissan revela mais um teaser da nova Navara na Austrália, a Frontier para Oceania e Ásia

Lucid revela teaser de um novo SUV cupê para os próximos anos e firma parceria com a NVIDIA

Mercedes-Benz convoca recall de Classe C e GLA no Brasil por falha no teto solar panorâmico