Cupra DarkRebel Concept é apresentada como conceito futurista que antecipa novo design

Cupra apresenta oficialmente o DarkRebel Concept na Europa, que estreia oficialmente como uma shooting brake futurística que antecipa detalhes da filosofia de design



A Cupra apresentou oficialmente o DarkRebel Concept, que estreia oficialmente na Europa com evento, antecipando detalhes da filosofia de design da marca. De linhas esportivas, o conceito foi apresentado com um design muito futurista, bem longe de um modelo próximo das linhas de produção. De acordo com a marca espanhola, o DarkRebel não antecipa um modelo de produção, pelo menos não do jeito que ele foi apresentado agora – é possível que o conceito tenha alguma evolução em termos de design.

Pelas linhas do DarkRebel, a Cupra reforça ainda mais seu aspecto mais esportivo, seja pelo excesso de vincos ou pelas próprias proporções do carro. Na dianteira, destaque fica por conta dos faróis com três elementos triangulares em LED, que são independentes entre si. O modelo também possui um para-choque de linhas muito rebuscadas e cheias de vincos. Há um vinco horizontal abaixo dos faróis que formam uma espécie de bico quando visto de perfil e que na parte inferior traz enormes entradas de ar, como uma entrada de ar vertical e central e duas entradas nos extremos inferiores.

Há mais uma entrada de ar vertical nas extremidades laterais do para-choque dianteiro, enquanto a parte inferior cria um splitter. O modelo ainda possui um capô que ostenta o logotipo da Cupra com contorno iluminado e duas saídas de ar no capô. Ladeando o logotipo, existem dois vincos bem marcados mais centrais e dois vincos mais nas extremidades do capô, que também são bem perceptíveis. Outro elemento curioso é que o conceito possui um capô bem longo, assim como grande parte dos esportivos, por mais que ele seja equipado com motores elétricos.

De perfil, ela tem muito uma silhueta de uma shooting brake de duas portas, com linhas que novamente reforçam um lado muito esportivo. A dianteira é baixa e o vinco horizontal recém mencionado cria o bico na ponta, que garante que o desenho seja bem aerodinâmico. A coluna A também tem um desenho aerodinâmico, enquanto o teto tem um caimento levemente cupê. Os vidros laterais se conectam com o desenho do para-brisa dianteiro e as laterais também tem linhas muito vincadas, como aconteceu na dianteira. Ele tem saídas de ar logo após as rodas dianteiras e entradas de ar na frente das rodas traseiras.



Há um vinco ascendente que parte das rodas dianteiras e se conecta com o desenho da entrada de ar próxima da roda traseira, um vinco mais intermediário que é levemente decrescente e um vinco que parte da roda dianteira e morre na porta, também decrescente. Um acabamento escurecido nasce a partir da base inferior das portas, de maneira crescente, e entra na entrada de ar do para-lama traseiro. Vincos que vem da dianteira definem a linha dos vidros laterais e um outro vinco nasce após a porta traseira e chega até quase a lanterna. Os vidros tem uma janela traseira compacta e um prolongamento em preto brilhante na coluna C.

O modelo não tem maçaneta nas portas e os retrovisores são substituídos por câmeras. Por fim, estamos falando de um conceito com rodas de 22 polegadas, com aro de três raios que parecem pás de ventilador e finas barras douradas, que já dão cor para os aros das rodas. No teto, o DarkRebel ainda possui uma parte central mais baixa, que favorece o fluxo de ar e com uma passagem de ar que passa por dentro de um aerofólio traseiro, ajudando no downforce. O vidro traseiro é mais inclinado, com saídas de ar nas extremidades em preto brilhante.

O modelo ainda possui lanternas que se conectam entre si por meio de uma faixa que chega até ao logotipo da marca, que também é iluminado. Nas extremidades, as lanternas ainda tem um desenho estilo bumerangue, com iluminação em LED. Assim como os faróis, as lanternas ainda possuem os três triângulos, enquanto a tampa do porta-malas é bem compacta. O para-choque traseiro ainda se destaca por trazer linhas muito vincadas, tal qual na dianteira. Há saídas de ar amplas, que vão desde a parte mais inferior e nas extremidades, se conectando com as lanternas. Ao centro do para-choque traseiro, existe um prolongamento que se conecta com o difusor de ar.



O difusor de ar possui aletas nas extremidades que ajudam na aerodinâmica. Por dentro, o conceito possui ainda uma série de componentes com materiais feitos em impressão 3D em metal que traz um desenho interno muito interessante. Os bancos tem um acabamento estofado chamado de Supersport com encosto de cabeça com acabamento em tricô 3D, além de vir com uma alavanca de câmbio em cristal. Grande parte do interior ainda possui 90% de materiais biodegradáveis, oriundos de bambu e uma câmara térmica no teto, que monitora as condições da cabine em termos de temperatura.

“Depois de cinco anos construindo a marca Cupra no mundo atual, é hora de pensar no passo seguinte. Nosso próximo sonho. O Cupra DarkRebel é a interpretação definitiva de nossa visão. O Cupra DarkRebel é a mais recente provocação da marca, criada sem as fronteiras do mundo real. Este showcar foi criado para a próxima geração, projetado por uma tribo, não por um indivíduo, é um rebelde com um propósito, mostrando que os carros elétricos podem ser sexy, emocionais e chocantes. Acredito que o Cupra é pura obsessão. É uma marca feita de pessoas fascinadas pelo que fazem. O DarkRebel é a prova dessa paixão levada ao limite.”, Wayne Griffiths, CEO da marca.

Isso porque o conceito foi criado para membros do Metahype por meio do Hyper Configurator, onde a Cupra pôde fazer com que usuários pudessem fazer projeções da sua própria versão do DarkRebel. Isso possibilitou que os usuários pudessem fazer mais de 270.000 configurações diferentes. Não há informações sobre motor, mas claramente é um conceito elétrico. Sobre o modelo antecipar uma versão de produção, seja pela baixa adesão ao segmento de SWs ou até mesmo pelo desenho muito futurista. 





Fotos: Cupra / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Land Rover apresenta imagens teaser do desenvolvimento do Range Rover Vogue EV

Audi A4 e A4 Avant vão ser rebatizados para A5 e A5 Avant; estreia acontece neste ano