Executivo da Apple critica tecnologia de condução autônoma dos carros da Tesla

Executivo da Apple critica a Tesla com o seu sistema de condução autônoma: [se você quer um sistema que] “tenta matá-lo sempre que puder, compre um Tesla”



Não é de hoje que a Tesla recebe críticas com o seu sistema de condução autônoma, chamado inicialmente de Autopilot e depois de Full Self Driving (FSD). Não só os consumidores, como também pessoas já morreram porque foram imprudentes ao realmente deixar o carro guiar sozinho sem monitoramento, o que rendeu críticas ao nome do próprio sistema que dava ao entender que o carro realmente tinha essas capacidades. E a agora a Tesla recebe críticas de um executivo da Apple, outra grande empresa de tecnologia, mas de outra área de atuação.

A crítica foi feita pelo cofundador da Apple, Steve Wozniak. Em entrevista na CNN dos Estados Unidos, Wozniak foi perguntado se conhecia Elon Musk, CEO da Tesla. O executivo da maçã disse que não o conhecia, mas o admirava por conta da popularização da Tesla. Ao mesmo tempo, confirmou que essa admiração diminuiu um pouco nos últimos anos por conta do desenvolvimento da tecnologia de condução autônoma. “Eu acreditei nas coisas que ele disse! Que um carro atravessaria o país sozinho até o final de 2016. Oh, eu tive que atualizar para esse modelo. Você sabe, US$ 50.000, e então não adiantaria nada. Eu poderia dizer que nunca chegaria a todo o país.”, disse.

Também conversando sobre a inteligência artificial, que vem crescendo em vários setores, Wozniak destacou o risco que o sistema pode trazer para o trânsito. “Na verdade, acreditei [nas afirmações de Musk], e isso não chega nem perto da realidade. E cara, se você quer que um estudo de IA dê errado e receba muitas reivindicações e tente matá-lo sempre que puder, compre um Tesla”, adicionou, criticando. Nos Estados Unidos, a Tesla é alvo de investigações por conta da tecnologia, por reguladores federais do país. Isso acontece depois de uma crescente quantidade de casos de carros se envolvendo em acidentes e da Tesla ter reduzido a capacidade do sistema nos últimos anos.

Para Musk, a condução autônoma precisaria apenas de câmeras e não radares, como é usado em várias outras marcas que também oferecem um sistema similar. Todos os carros mais novos com níveis de condução autônoma mais avançados trazem consigo um radar LiDAR no teto ou na dianteira, além de outros tipos de radares que são instalados nos arredores dos carros – junto com as câmeras, diga-se de passagem. 



Fotos: Tesla / divulgação | Apple / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Subaru comemora seu aniversário de 70 anos e relembra seus primogênitos, 1500 e 360

Reportagem Especial | Artigo Nº65: apertem os cintos (de segurança) – Parte III

Fiat comemora desempenho nas vendas de junho de 2023 graças a Mobi, Cronos e Argo

Importados, maio de 2023: Volvo XC60 e BYD Song Plus brigam pela liderança no mês

Primeira Quinzena, agosto de 2023: Ford Ranger avança e SUVs chineses surgem no Top 50

Hyundai convoca recall para HB20, HB20S e Creta por falha em módulo de bomba de óleo

Lynk & Co revela mais um teaser do 10 EM-P na China, em testes finais de desenvolvimento

Hyundai revela primeiro teaser do reestilizado Ioniq 6 com a inédita versão esportiva N

Fábrica da Tesla no México tinha conseguido autorizações para construção, mas...

Hyundai confirma investimento de US$ 190 milhões para fazer novo Santa Fe nos EUA