Executivo da Apple critica tecnologia de condução autônoma dos carros da Tesla

Executivo da Apple critica a Tesla com o seu sistema de condução autônoma: [se você quer um sistema que] “tenta matá-lo sempre que puder, compre um Tesla”



Não é de hoje que a Tesla recebe críticas com o seu sistema de condução autônoma, chamado inicialmente de Autopilot e depois de Full Self Driving (FSD). Não só os consumidores, como também pessoas já morreram porque foram imprudentes ao realmente deixar o carro guiar sozinho sem monitoramento, o que rendeu críticas ao nome do próprio sistema que dava ao entender que o carro realmente tinha essas capacidades. E a agora a Tesla recebe críticas de um executivo da Apple, outra grande empresa de tecnologia, mas de outra área de atuação.

A crítica foi feita pelo cofundador da Apple, Steve Wozniak. Em entrevista na CNN dos Estados Unidos, Wozniak foi perguntado se conhecia Elon Musk, CEO da Tesla. O executivo da maçã disse que não o conhecia, mas o admirava por conta da popularização da Tesla. Ao mesmo tempo, confirmou que essa admiração diminuiu um pouco nos últimos anos por conta do desenvolvimento da tecnologia de condução autônoma. “Eu acreditei nas coisas que ele disse! Que um carro atravessaria o país sozinho até o final de 2016. Oh, eu tive que atualizar para esse modelo. Você sabe, US$ 50.000, e então não adiantaria nada. Eu poderia dizer que nunca chegaria a todo o país.”, disse.

Também conversando sobre a inteligência artificial, que vem crescendo em vários setores, Wozniak destacou o risco que o sistema pode trazer para o trânsito. “Na verdade, acreditei [nas afirmações de Musk], e isso não chega nem perto da realidade. E cara, se você quer que um estudo de IA dê errado e receba muitas reivindicações e tente matá-lo sempre que puder, compre um Tesla”, adicionou, criticando. Nos Estados Unidos, a Tesla é alvo de investigações por conta da tecnologia, por reguladores federais do país. Isso acontece depois de uma crescente quantidade de casos de carros se envolvendo em acidentes e da Tesla ter reduzido a capacidade do sistema nos últimos anos.

Para Musk, a condução autônoma precisaria apenas de câmeras e não radares, como é usado em várias outras marcas que também oferecem um sistema similar. Todos os carros mais novos com níveis de condução autônoma mais avançados trazem consigo um radar LiDAR no teto ou na dianteira, além de outros tipos de radares que são instalados nos arredores dos carros – junto com as câmeras, diga-se de passagem. 



Fotos: Tesla / divulgação | Apple / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nissan deve usar os motores TCe da Renault no Brasil; novo Kicks já usa o 1.0 12v TCe

Volkswagen comemorou primeira liderança histórica em vendas do Polo no Brasil, em 2023

Renault confirma que vai compartilhar a produção do Kwid com a fábrica da Colômbia

BMW X2 retorna ao Brasil, com segunda geração depois de um hiato, e estreia por R$ 388.950

RAM convoca um recall que envolve a 2500, para realizar uma atualização de software

LatinNCAP testa o novo Volkswagen Virtus brasileiro e sedã mantém as notas do indiano

Kia confirma a chegada de Niro EV, EV6, EV9 e de um modelo 1.0 TGDI Hybrid Flex no Brasil

Nissan revela mais um teaser da nova Navara na Austrália, a Frontier para Oceania e Ásia

Lucid revela teaser de um novo SUV cupê para os próximos anos e firma parceria com a NVIDIA

Mercedes-Benz convoca recall de Classe C e GLA no Brasil por falha no teto solar panorâmico