Fábrica da GWM, em Iracemápolis (SP), ficará pronta para produzir ainda neste ano de 2024

GWM revela mais detalhes do seu plano estratégico e apresenta picape da Poer em evento que confirma início da produção em nosso mercado ainda em 2024 



A Great Wall Motors (GWM) confirmou um investimento da ordem de R$ 10 bilhões em nosso mercado e contou com a aquisição da fábrica de Iracemápolis (SP), que começa a produzir ainda em 2024. Esse anúncio da compra da fábrica e do início da sua operação foi em 2022, quando a marca afirmou que seu primeiro produto poderia ser uma picape. No evento que aconteceu em abril de 2024, a GWM confirmou que a inauguração da fábrica aconteceria em 1º de maio de 2024.

Há rumores de que esse planejamento seja adiado para o segundo semestre, o que ainda faz com que a fábrica estreie ainda neste ano. Durante todo o ano de 2022 e 2023, a chinesa trabalhou para encontrar fornecedores, ao mesmo tempo que trouxe novos fornecedores para peças que ainda não tinha fornecimento aqui. Se a GWM estrou com a marca Haval e depois com a Ora, o ano de 2024 pode ficar marcado pela estreia da Poer, que é uma marca dedicada a picapes. A produção inicial começaria com uma picape e um utilitário esportivo de sete lugares, muito provavelmente com uma base em chassi (por isso, os rumores do Tank 500, que seria mais uma das marcas estreando no país).

De fato, a produção do primeiro produto será no segundo semestre de 2024. O anúncio foi oficializado por Geraldo Alckmin, Vice-Presidente da República e também Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. “A neoindustrialização do Brasil passa necessariamente pela descarbonização e pela inovação, pela criação de meios de produção mais sustentáveis e eficientes. Há uma sinergia entre este projeto de desenvolvimento de tecnologia da indústria automotiva brasileira conduzido pela GWM e o pensamento do governo brasileiro”, afirmou Alckmin.



O modelo que participou do anúncio é uma Great Wall Pao Off-Road, como é conhecida na China. Em outros mercados, ela é vendida como Great Wall Poer, sendo Poer o nome da picape e a marca Great Wall. No entanto, Great Wall Motors passou a ser o nome que une todas as marcas do grupo e Poer ganhou o status de marca/submarca. Com isso, é esperado que ela seja batizada de GWM Poer com a letra ‘P’ e um numeral – assim como o Haval H6. No entanto, a GWM confirmou que aqui a Poer apresentado é apenas ilustrativa sobre uma picape – e também é usada como mula de testes.

Isso porque a picape que a marca quer trazer ao nosso mercado ainda não foi apresentada na China. No planejamento da GWM, a estimativa era que a fábrica fosse inaugurada em 1º de maio de 2024 e a produção iniciaria três meses depois. A fábrica que era da Mercedes-Benz terá a sua capacidade ampliada de 20.000 para 100.000 unidades ao ano e passa por reformas desde a sua aquisição. A meta é produzir no Brasil e enviar os produtos para todos os mercados da América Latina. “Esse é mais um passo importante da história da GWM no Brasil, com o anúncio do início das operações da sua fábrica em Iracemápolis, cujos veículos híbridos, com gasolina e etanol, estarão à disposição dos consumidores brasileiros e da América Latina a partir do próximo ano”, disse James Yang, Presidente da GWM Brasil.

A picape é cotada para ser o primeiro produto Hybrid Flex da GWM no Brasil, além de ser uma forte candidata a inaugurar a linha de produção em Iracemápolis (SP). A informação não chegou a ser confirmada, mas Oswaldo Ramos, CEO da GWM Brasil, disse que a novidade [mecânica] não chega com a dupla da Haval – H6 e H6 GT. A GWM quer fazer com que a Poer lance a primeira picape híbrida e bicombustível do país. De acordo com informações, executivos confirmaram que a GWM já trabalha com a Bosch para fazer a picape da Poer rodar tanto com gasolina como também com etanol.





Fotos: GWM / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fiat comemora desempenho nas vendas de junho de 2023 graças a Mobi, Cronos e Argo

Reportagem Especial | Artigo Nº65: apertem os cintos (de segurança) – Parte III

Importados, maio de 2023: Volvo XC60 e BYD Song Plus brigam pela liderança no mês

Subaru comemora seu aniversário de 70 anos e relembra seus primogênitos, 1500 e 360

Nissan revela primeiro teaser de nova geração do Terrano na Índia, primo do Dacia Duster

BMW confirma que novos carros com base Neue Klasse terão nova filosofia de design

Nissan revela as primeiras imagens teaser da quarta geração da Elgrand para o Japão

Kia revela primeiro teaser da chegada da Carens Clavis na Índia, em versão reestilizada

Nissan revela primeiro teaser da Frontier reestilizada, específica para a América Latina

Santana, marca espanhola extinta em 2011, revela teaser de retorno com picape média