Fora desde 2017, GM confirma retorno para a Europa, possivelmente com Chevrolet e Cadillac

General Motors vai voltar a ter presença na Europa, mas dessa vez com Chevrolet e Cadillac, que terão vendas iniciadas com elétricos em países nórdicos



Desde que vendeu Opel e Vauxhall para a antiga PSA (hoje Stellantis, após a fusão com a FCA), a General Motors (GM) voltará para a Europa com modelos 100% elétricos, que vão atuar como importados em mercados específicos, inicialmente. O grupo norte-americano confirmou que vai começar sua presença em mercados nórdicos, que são os principais consumidores de veículos elétricos na Europa. Por lá, as marcas Chevrolet e Cadillac são as marcas com maior potencial de sucesso.

Isso porque a GMC vende produtos considerados muito grandes para os consumidores europeus e a Buick não possui muitos veículos eletrificados até o momento, mas pode ir depois. Com isso, Chevrolet e Cadillac entram como as principais marcas a desembarcar no Velho Continente. A informação foi confirmada pelo Presidente da GM Europa, Jaclyn McQuaid, em entrevista ao Automotive News. Num primeiro momento, a GM vai apostar em mercados menores, como os países nórdicos. Apesar de menores, esses países são grandes consumidores de veículos elétricos, onde mais de 80% das vendas já são de BEVs.

Os países selecionados neste primeiro momento são Finlândia, Dinamarca, Suécia e Noruega. Vale destacar que, recentemente, o grupo norte-americano vem intensificando seus investimentos na Europa, como o Centro de Design Avançado do Reino Unido e o Centro de Inovação em TI na Irlanda. Ainda sem confirmar em qual mercado desembarca primeiro e nem com qual marca ou produto, tudo indica que a Cadillac possa ser a ‘testa de ferro’ do grupo neste primeiro momento e com o Lyriq. Depois, não é de se duvidar que a Chevrolet chegue como uma marca mais acessível, com Equinox EV e Blazer EV.

Da China, a Buick pode aparecer posteriormente com o Electra E5 e Electra E4. Como mencionado, a GMC é uma marca que pode não chegar na Europa. No entanto, a Ford confirmou a ida da F-150 Lightning para a Europa, ou seja, não seria descartável a ideia de a GMC vender seus produtos por lá igualmente, com a linha Hummer – enquanto a Chevrolet poderia vender a Silverado EV. Num primeiro momento, todos os produtos serão importados, mas não se tem informações de que, a medida que chegue em novos mercados – de maior volume, por exemplo – possa considerar ter uma fábrica na Europa. 



Fotos: Cadillac / divulgação | Chevrolet / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Retorno da Stout? Toyota prepara uma picape intermediária para meados de 2027

Mercedes-Benz convoca recall da Sprinter com defeito no quadro de instrumentos