Polestar 3 e Volvo EX90 tiveram início da produção adiada (de novo), mas é ainda em 2024

Geely atrasa início da produção de Polestar 3 e Volvo EX90 por conta de bugs no software, que atrasaram a produção dos elétricos em até seis meses



A Geely Group revelou detalhes e os motivos que levaram ao atraso na produção de Volvo EX90 e Polestar 3. Os dois SUVs tiveram um atraso na produção em seis meses e, de acordo com o grupo, foi motivado por conta de bugs no software da plataforma que sustenta ambos os modelos, a plataforma modular SPA2. A Volvo e a Polestar anunciaram agora que precisam de mais um tempo para solucionar os problemas que atrasaram a produção, em comunicado.

As empresas se uniram para dizer que o atraso serve para “garantir uma introdução de alta qualidade do carro e maximizar os benefícios da sua tecnologia para o cliente desde o primeiro dia”. A Volvo confirmou que a produção do EX90, por exemplo, começa ainda neste primeiro semestre de 2024, ao invés do final de 2023, quando o primeiro atraso informava quando a produção começaria. O Polestar 3, também, segue o mesmo caminho, com uma produção que começa neste primeiro semestre. No caso do primeiro SUV da marca, o atraso é ainda maior. A estimativa – com atraso – era que a produção começasse em agosto do ano passado.

“A Polestar foi informada recentemente que é necessário mais tempo para o desenvolvimento final do software da nova plataforma totalmente elétrica compartilhada pela Volvo Cars”, adicionou a marca em comunicado. O atraso na produção do seu primeiro utilitário esportivo fez a marca mudar a sua estimativa de vendas para o ano passado. Das esperadas 80.000 unidades globais, a empresa estipulou de 60.000 a 70.000 unidades, vendendo apenas Polestar 2. A redução da estimativa vai “manter o equilíbrio certo entre o volume que alcançamos e o que alcançamos em termos de margens e estabilidade de preços”, disse o CEO Thomas Ingenlath, em entrevista ao Automotive News.

Nem a Volvo e nem a Polestar confirmaram quais foram os bugs que a plataforma apresentou, mas muito provavelmente estejam relacionados com um ‘escudo invisível’ e os sistemas de auxílio a condução (o famoso pacote ADAS), que são pesados para o software do carro. Não faz muito tempo que a Volkswagen sofreu do mesmo mal com o início da produção do ID.3, que teve problemas de software quase que da mesma forma. Isso aconteceu ainda em 2019, meses depois do hatch médio elétrico ser apresentado oficialmente. No caso das marcas suecas, o atraso na produção do EX90 e Polestar 3 vão fazer com que o Polestar 4, apresentado depois, comece a ser produzido antes.



Fotos: Volvo / divulgação | Polestar / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Comparativo Nº18: Best Way - Qual o melhor SUV Compacto atualmente no Brasil? Tracker x EcoSport x HR-V x Tucson x Renegade x ASX x 2008 x Duster x S-Cross!

Toyota lança novidades para a dupla Hilux e SW4, com mais versões e melhor pós-venda

Zeekr revela detalhes do seu plano estratégico no Brasil e PBEV revela detalhes de autonomia

Mercedes-Benz apresenta as primeiras imagens teaser da nova geração da Sprinter

Lexus lança seu primeiro PHEV no Brasil com o RX 450h+, com 308cv e por R$ 609.990

AUDI revela as primeiras imagens oficiais em primeiro teaser sobre o E7X, feito para a China

GWM revela teaser e nova marca de luxo e pode resgatar o nome da americana Packard

Curiosidades: Quantos BTUs possui o ar-condicionado de um carro?

RAM revela primeiro teaser do retorno da 1500 TRX, que será possível graças a volta do V8

RAM convoca recall da Rampage Hurricane no Brasil para substituição do semieixo