XPeng confirma mais um teaser da sua nova marca Mona e do sedã de estreia, o M03

XPeng revela mais detalhes da Mona e do seu primeiro veículo, o sedã M03; elétrico, ele estreia neste ano de 2024 como uma marca mais acessível 



A XPeng assim como a Nio também vai ter a sua marca mais acessível. Se a Nio trabalha para que a Onvo nasça como uma marca abaixo, a XPeng terá a Mona como a sua marca mais acessível. O primeiro veículo da Mona teve as primeiras imagens antecipadas por teaser (veja aqui) e agora teve as duas primeiras imagens oficiais apresentadas. O sedã será lançado oficialmente ainda neste mês de junho, com vendas que iniciam apenas no terceiro trimestre, lá na China.

Puramente elétrico, o Mona M03 contará com um design bem fora do comum e bem distante da linguagem de design da marca que a criou. A marca Mona nasce das iniciais ’Made Of New AI’ ou com tradução de ‘feito de nova inteligência artificial’, com desenvolvimento compartilhado com a Didi, que é dona de aplicativos de mobilidade como a 99. Inclusive ficou a cargo da Didi o design do sedã, além da liderança da Pesquisa & Desenvolvimento e também ficará com o cargo das vendas, enquanto a XPeng ajudou no desenvolvimento, produção e também ajudará nas vendas.

A Mona confirmou que o M03 será vendido apenas com três opções de cores: Namely Blue, Beige Blue e Beige Pink. Desenvolvido a partir da plataforma modular chamada de Fuyao, a base permite o uso da condução autônoma XNGP e uma arquitetura eletrônica e elétrica X-EEA3.0. A bateria será da BYD e a autonomia inicial ficará acima dos 500km. Inicialmente, as vendas vão começar dentro das concessionárias da XPeng, com o conceito ‘loja em loja’, com uma pequena área dentro das concessionárias da marca-mãe, até ganhar, aos poucos, a autonomia de ter suas próprias lojas.

Em termos de design, o M03 vai se destacar por trazer faróis dianteiros em ‘T’ com uma barra horizontal de luz diurna (DRL) em LED, além de um projetor na parte superior e outro na parte inferior dessa barra. O para-choque dianteiro possui vincos que conversam com o design dos faróis, formando um ‘U’ na parte inferior dos faróis. O para-choque dianteiro tem uma entrada de ar trapezoidal inferior dividida em dois, com barras horizontais. Entre os faróis, existe um desenho mais limpo que possui um vinco horizontal que traz o logotipo da marca acima. No capô, o M03 possui mais vincos.



Nele, a Mona adicionou vincos que nascem a partir dos faróis que caminham para as extremidades do capô e uma parte central mais limpa. Nas laterais, o M03 possui um acabamento em preto brilhante nos para-lamas dianteiros com espaço para câmeras e sensores, enquanto a carroceria tem um desenho de três volumes bem definidos. Há uma parte inferior das portas com vincos retangulares, portas com maçanetas retráteis (pop-up) e um arco da carroceria com um caimento mais leve muito sutil. O desenho das janelas acompanha esse caimento do teto e há uma janela vigia.

Esta janela vigia se conecta com o vidro traseiro por um acabamento em preto brilhante que deixa o teto flutuante. Quase toda a parte inferior da carroceria tem acabamento em plástico preto (com exceção das caixas de rodas), enquanto as rodas parecem ser de 17 a 19 polegadas. Na traseira, o M03 possui um brake-light na parte inferior do vidro e uma tampa do porta-malas com um pequeno aerofólio desenhado na própria tampa. Curioso é ver que tanto na dianteira como na traseira, o Mona M03 ainda possui logotipos XPeng. As lanternas seguem o mesmo desenho dos faróis, com desenho em ‘T’.

Elas invadem a tampa do porta-malas. Nas lanternas, existe uma barra horizontal e iluminação nas extremidades na parte superior e inferior desta barra principal. Por fim, o para-choque traseiro possui vincos que partem a partir das lanternas, enquanto o sedã possui espaço para a placa com um acabamento em plástico preto. Um desenho limpo que vai combinar com o interior de linhas mais minimalistas, mas que ainda não foram reveladas. A produção do sedã acontecerá na fábrica da XPeng em Zhaoqing, em Guangdong, na China, e mais detalhes vão surgir em breve. 



Fotos: Mona / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BYD lança oficialmente o Song Pro no Brasil, com motor de até 235cv e por R$ 189.800

Volvo lança promoção do EX30 no Brasil, além de condições para XC40, C40, XC60 e XC90

Baojun apresenta a chegada do Yunduo na China, o concorrente direto do BYD Dolphin

Volkswagen registra imagens de patente do ID.7 S na China, que será da joint-venture SAIC-VW

Iveco lança o eDaily no Brasil, contra o Ford E-Transit, em três versões e parte de R$ 549.000

Renault lança promoção em julho no Brasil para quase toda a linha, inclusive com elétricos

BYD lança promoção '48 Horas Eletrizantes' e tem condições até o final deste mês

JAC Hunter é uma das apostas da marca chinesa para este segundo semestre no Brasil

Peugeot lança o novo E-2008 no Brasil, elétrico que chega com melhorias e um motor de 158cv

Kia confirma que vai manter os preços no Brasil mesmo com aumento da alíquota de IPI