Hyundai assume oficialmente a importação de veículos ao Brasil em acordo com a CAOA
Hyundai e CAOA reeditam parceria e sul-coreana passa a ser responsável pela linha de importados e unificam rede de concessionárias no Brasil
Depois de muitas idas e vindas, a parceria entre a Hyundai e
a CAOA ganha novos rumos no Brasil com um novo acordo. Tanto a marca
sul-coreana como o grupo brasileiro ajustaram pendências que a coreana já reclamava
há muito tempo e ameniza um imbróglio que ambas as partes já tiveram no passado.
Em nosso mercado, existiam duas operações da Hyundai, sendo a Hyundai-CAOA e a
Hyundai Motor Brasil (HMB). Essa última só se tornou realidade em 2012, quando
ergueu a fábrica de Piracicaba (SP) e criou o HB20.
Nestes anos, as duas divisões atuaram de formas independentes.
A CAOA cuidou da linha de importados e também produzia alguns modelos sob
licença na fábrica de Anápolis (GO), como Tucson, ix35, HR e HD80. Agora, um
novo modelo de negócio foi assinado e explicado sobre como funcionará. De
acordo com o acordado entre as duas empresas, a HMB passa a ser responsável
pelos produtos importados e até mesmo a distribuição final de todo o portfólio
na rede de concessionárias, que será unificada. Com isso, toda a rede da marca
venderá os nacionais de Piracicaba, de Anápolis e os importados.
Isso deve contribuir muito ao pós-venda, principalmente dos modelos governados pela CAOA, que vinha perdendo rede nos últimos anos. O grupo brasileiro, no entanto, não abriu mão 100% dos veículos importados e passa a ter uma participação monetária em todas as importações feitas pela Hyundai e por meio da sua fábrica de Anápolis. A CAOA será remunerada pela disponibilização da sua capacidade de produção em Anápolis e também será remunerada por unidade produzida. Com a rede unificada, a Hyundai passa a ter 250 lojas em todo o país e todas as lojas terão contratos de concessão atualizados.
Além da comercialização, ficarão responsáveis também pelo pós-venda destes produtos. Isso tanto para modelos atuais, que serão lançados e para aqueles que já saíram de linha. Com essa reorganização, a CAOA passa a contar com 46 pontos de vendas, enquanto todos outros são da HMB. Com essa quantidade de pontos de venda, a CAOA continuará a ter a maior participação no volume de veículos Hyundai comercializados. Nas lojas CAOA, a linha de nacionais HB20, HB20S e Creta passa a ser vendida também e as lojas recebem a mesma padronização internacional de lojas da marca coreana.
Assim, o novo modelo de negócio compreende a produção nacional de veículos feitos em Piracicaba e Anápolis. “A partir de agora, todo o portfólio global da Hyundai passa a ter sua comercialização no Brasil simplificada e agilizada a partir da atualização da parceria entre Hyundai e CAOA, respondendo ao momento atual, de elevada competitividade e crescente eletrificação do setor automotivo, e provendo de maneira mais efetiva a visão da Hyundai de Progresso para a Humanidade”, diz Airton Cousseau, Presidente e CEO da Hyundai Motor Brasil e Hyundai Motor Américas Central e do Sul.
“Estamos orgulhosos em anunciar esse novo modelo de parceria que fará tanto a Hyundai quanto a CAOA crescerem. Nossa fábrica está totalmente preparada para receber os novos veículos e estamos comprometidos em contribuir para que a Hyundai alcance novos patamares de vendas. Temos um profundo carinho pela marca Hyundai, que faz parte da nossa história de sucesso e de nossos projetos futuros”, diz Carlos Alberto de Oliveira Andrade Filho, Presidente da CAOA. Já o fornecimento de peças dos modelos importados passa a ser de domínio da Hyundai Motor Brasil.
A fábrica de Anápolis também vai ajudar a Hyundai Motor Brasil a produzir novos produtos além dos atuais Tucson e HR que são feitos. Isso porque a fábrica de Piracicaba já opera em capacidade máxima de 200.000 unidades do ano e em três turnos desde 2013. A unificação das operações era um desejo da matriz da Hyundai, que agora poderá trabalhar em um lineup mais atualizado e com a chegada de novos produtos – até mesmo eletrificados. Além disso, tem tudo para trazer agilidade na chegada destes produtos ao nosso mercado e deve marcar o fim da salada de frutas que a CAOA fazia.
Isso porque no lançamento da terceira geração do Tucson, em 2016 aqui, a marca vendia três gerações do SUV simultaneamente, sendo a segunda geração chamada de ix35. Com foco de crescer mais na América Latina, essa cooperação reajustada no Brasil era um passo importante para dar o pontapé inicial de atingir essa meta. “E o Brasil passa a estar nos planos da empresa, tanto como mercado consumidor como polo estratégico para a expansão pela América Latina.”, disse a marca em comunicado. Agora, muito provavelmente, a HMB também passe a ser responsável pela homologação dos seus produtos importados.
Outro ponto interessante é que a parceria entre Hyundai e CAOA, também terão introdução acelerada para o Brasil a maior automação e conectividade veiculares, além de soluções de Inteligência Artificial (IA) e Atualização de Veículos por Software (SDV), que estão começando em mercados como a própria Coreia, Estados Unidos e Europa. A expectativa é diminuir consideravelmente o tempo para trazer essas tecnologias ao Brasil.
Fotos: Hyundai e CAOA / divulgação
Comentários
Postar um comentário