Porsche deve trabalhar em sistemas de condução autônoma no Nardò Technical Center

Porsche lança o Nardò Technical Center, divisão voltada para a criação de software para veículos inteligentes e conectados, possivelmente com condução autônoma



A Porsche confirmou a inauguração de um novo centro técnico, chamado de Nardò Technical Center (NTC), em Puglia, na Itália, que vai trabalhar com uma divisão focada no desenvolvimento do software de veículos inteligentes e conectados. O novo centro conta com um Campo de Provas em Salento, no sul da Itália. O campo de provas, que já era de propriedade da Porsche Engineering, vai reforçar o posicionamento da marca alemã como uma das empresas que vão atuar no desenvolvimento da tecnologia e integração de forças para validação de veículos conectados.

“Funções habilitadas digitalmente desempenharão um papel crucial no futuro da indústria automotiva. Com nossa nova divisão de software, podemos desenvolver e testar esses tipos de funções para nossos clientes diretamente no local”, diz Antonio Gratis, Diretor Geral da NTC. A nova divisão vai ser responsável pelas funções de direção altamente automatizadas (condução autônoma), ao mesmo tempo que vai trabalhar a comunicação veículo a veículo e veículo e infraestrutura, bem como soluções de conectividade. Sendo o NTC um centro de testes exclusivo para um centro técnico integrado, ele estará diretamente integrado à rede de desenvolvimento e validação de ponta a ponta da Porsche Engineering.

A divisão de software vai abrir suas portas em Lecce, uma cidade que está próximo do NTC e que possui uma ampla rede de educação, talentos e parceiros. O escritório da marca está planejado para servir como um laboratório de inovação no qual especialistas e engenheiros de software vão colaborar com soluções de última geração, que podem ser testadas em tempo real nas pistas de testes do NTC. “Estamos orgulhosos de estabelecer a divisão de software nesta área de prestígio”, continua Gratis. O Nardò Technical Center pretende contratar profissionais especializados, como engenheiros de TI, arquitetos de software, desenvolvedores e graduados em ciência da computação.

“Temos laços profundos com esta região, com seu povo e o potencial que eles possuem, e estamos orgulhosos de que a digitalização da indústria automotiva também passe por este território.”, disse o executivo. O centro técnico também quer promover habilidades digitais de sua força de trabalho, bem como a colaboração estendida com parceiros locais e com a Universidade de Salento, representarão pilares centrais na iniciativa de software da NTC. Funcionando desde 2012 com a Porsche Engineering e fundado em 1975, ele possui 20 pistas de testes e instalações de teste em 700 hectares.

Atualmente, o centro emprega 185 pessoas e oferece serviços de engenharia de última geração para testar veículos de mais de 90 empresas automotivas em todo o mundo. O circuito do Nardò Technical Center, em Salento, é único no mundo com um comprimento de 12,6 quilômetros, permitindo que uma série de testes seja feitos na região. 



Fotos: Porsche / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nissan deve usar os motores TCe da Renault no Brasil; novo Kicks já usa o 1.0 12v TCe

Volkswagen comemorou primeira liderança histórica em vendas do Polo no Brasil, em 2023

Renault confirma que vai compartilhar a produção do Kwid com a fábrica da Colômbia

BMW X2 retorna ao Brasil, com segunda geração depois de um hiato, e estreia por R$ 388.950

RAM convoca um recall que envolve a 2500, para realizar uma atualização de software

LatinNCAP testa o novo Volkswagen Virtus brasileiro e sedã mantém as notas do indiano

Kia confirma a chegada de Niro EV, EV6, EV9 e de um modelo 1.0 TGDI Hybrid Flex no Brasil

Nissan revela mais um teaser da nova Navara na Austrália, a Frontier para Oceania e Ásia

Lucid revela teaser de um novo SUV cupê para os próximos anos e firma parceria com a NVIDIA

Mercedes-Benz convoca recall de Classe C e GLA no Brasil por falha no teto solar panorâmico