Hennessey apresenta o Venom F5 Revolution Roadster com uso maior de fibra de carbono

Hennessey revela o Venom F5 Roadster com a versão Revolution, que se destaca pelo uso de fibra de carbono aparente que representa uma redução de peso



A Hennessey apresentou nos Estados Unidos uma nova versão para o seu hiperesportivo Venom F5. Em sua carroceria Roadster, o modelo ganha a versão Revolution que já tinha sido apresentado ao cupê (veja aqui). O grande destaque do Roadster Revolution é o grande uso de fibra de carbono aparente. Vale relembrar que, quando o Roadster foi lançado, o esportivo passou por um processo de retrabalho de engenharia para oferecer o máximo de desempenho nas estradas e nas pistas, com ganhos em agilidade, dirigibilidade e maior downforce.

O Revolution se destaca por trazer ganhos ainda maiores nestas áreas. Na dianteira, as novidades ficam por conta de um conjunto de aletas aerodinâmicas nas extremidades laterais e inferiores do para-choque dianteiro. As duas aletas com um desenho em ‘L’, assim como um novo splitter mais pronunciado. De perfil, as novidades ficam por conta de novas rodas forjadas, que oferecem uma melhorar aderência nas curvas e melhorar a frenagem. No teto, a novidade é uma entrada de ar para o motor que é inexistente nas versões “mais simples” do Roadster – se é que podemos chamar assim.

A entrada de ar fornece ar fresco e frio para o compartimento do motor do Venom F5 Roadster Revolution. O teto do Roadster é removível manualmente com um painel feito de compostos rígidos de fibra de carbono. O teto é uma peça única que foi desenvolvida contra intempéries e é revestido internamente com acabamento maio de couro Alcantara. O teto é fixado com quatro parafusos de liberação rápida e um par de travas de alta resistência que suporta as impressionantes capacidades de aceleração do esportivo. Leve, o teto possui apenas 8kg, facilitando sua instalação ou remoção com apenas uma pessoa.

De traseira, a novidade fica por conta de um grande aerofólio. De fibra de carbono, que tem a mesma largura que a traseira do cupê. Ajustável manualmente, a asa tem lâminas nas extremidades que impedem que o ar de alta pressão no topo da asa se espalhe por baixo – aumentando a força descendente sem estender a largura da asa. O aerofólio traseiro ajuda no downforce. Ainda na traseira, ele possui uma janela de vidro temperado que mostra o motor. Cerca de quatro vezes mais resistente que vidros convencionais, a janela traseira é encapsulada por uma tampa removível do motor em fibra de carbono.



A tampa possui saídas de extração de calor intrincadamente fresados ​​que combinam com os do para-choque traseiro. Mecanicamente, ele é equipado com o motor montado no centro do chassi monobloco de fibra de carbono, com o motor chamado Fury. O motor em questão é o 6.6 V8 Biturbo que desenvolve 1.842cv de potência e torque de 164,8kgfm. O câmbio é um semi-automático de 7 marchas, que transmite a força do motor para as rodas traseiras. Em termos de ajustes, a Hennessey confirmou ganhos como uma suspensão recalibrada, novas rodas e telemetria digital.

“O novo Venom F5 Revolution Roadster combina nosso hipercarro focado em pistas com um teto aberto para uma experiência de direção visceral incomparável. Este primeiro exemplar, feito sob medida para um cliente especial, apresenta pela primeira vez nosso acabamento em carbono puro com sua meticulosa trama de fibra de carbono exposta, feita à mão. Nosso hipercarro é uma obra de arte atemporal, tão visualmente inspiradora quanto fisicamente envolvente, graças ao seu motor V8 biturbo de 1.817 cv, movido somente a combustão.”, destacou John Hennessey, fundador e CEO da Hennessey.

Quarto produto a ser revelado da linha Venom F5 depois do cupê e roadster e os cupê e roadster Revolution, a Hennessey destaca que o Venom F5 Roadster Revolution une o melhor das características dos outros três modelos, “combinando a condução visceral ao ar livre com o foco em circuitos de corrida.”, disse a marca em comunicado. A nova versão do hiperesportivo foi apresentado no The Quali durante o Monterey Car Week. Ao todo, serão 12 unidades produzidas do Venom F5 Roadster Revolution, cada uma com o preço de US$ 3.000.000. Toda a produção, vale destacar, já está esgotada. 











Fotos: Hennessey / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nissan deve usar os motores TCe da Renault no Brasil; novo Kicks já usa o 1.0 12v TCe

Volkswagen comemorou primeira liderança histórica em vendas do Polo no Brasil, em 2023

Renault confirma que vai compartilhar a produção do Kwid com a fábrica da Colômbia

BMW X2 retorna ao Brasil, com segunda geração depois de um hiato, e estreia por R$ 388.950

RAM convoca um recall que envolve a 2500, para realizar uma atualização de software

LatinNCAP testa o novo Volkswagen Virtus brasileiro e sedã mantém as notas do indiano

Kia confirma a chegada de Niro EV, EV6, EV9 e de um modelo 1.0 TGDI Hybrid Flex no Brasil

Nissan revela mais um teaser da nova Navara na Austrália, a Frontier para Oceania e Ásia

Lucid revela teaser de um novo SUV cupê para os próximos anos e firma parceria com a NVIDIA

Mercedes-Benz convoca recall de Classe C e GLA no Brasil por falha no teto solar panorâmico