Volkswagen confirma que vai ajustar o design dos seus futuros modelos elétricos

Chefe de Design da Volkswagen confirma que baixa vendas dos seus elétricos pode estar relacionado com o design e revela que primeiros elétricos tinham que ser assim



A Volkswagen ainda luta para fazer com que a sua linha de elétricos ID seja um sucesso há alguns anos. Desde o lançamento do ID.3 em 2019, a marca alemã espera um volume de vendas que ainda não foi alcançado. E o motivo disso ainda é um tanto desconhecido. Depois, surgiram os modelos ID.4, ID.5, ID.6, ID. Buzz e ID.7, em sequência. Mesmo assim, o volume de vendas que a marca esperava não foi alcançado. Mas, para o novo Chefe de Design da Volkswagen, Andreas Mindt, o motivo pode ser o design.

Em entrevista ao Motor Trend, Mindt confirmou que foi convocado por Oliver Blume, CEO da Volkswagen, para arrumar o design dos futuros modelos elétricos da marca alemã, depois de trabalhar em projetos da Audi, Bentley e da Porsche dentro do Volkswagen Group, nos últimos anos. "Eu talvez estivesse planejando voltar para a Volkswagen mais tarde. Mas agora é o momento certo; o momento certo para trabalhar com o design da Volkswagen... E mudar tudo", disse Mindt. De acordo com o executivo, alguns elétricos da linha ID, especialmente os primeiros, ID.3 e ID.4 (por consequência, o ID.5), parecem exagerados e superdimensionados.

Mindt ainda destaca que estes primeiros elétricos começaram seu desenvolvimento por volta de 2016, quando os elétricos tinham que parecer futuristas – e não como hoje, quando eles possuem um design mais normal. "Os veículos elétricos agora representam 15% do mercado global e mais de 50% do mercado na China. Este não é mais um negócio para os primeiros a adotarem", destaca o executivo. "Você não precisa convencer as pessoas. Você não precisa fazer coisas artificiais, ser excessivamente exigente. Apenas tenha calma. Basta fazer bem, fazer com que se encaixe, e funcionará.", comenta.



Para provar essa frase, Mindt citou o ID.2all Concept como prova positiva da reação do público. O designer comentou que as linhas do hatch compacto evocam espírito dos Volkswagen da década de 1970 e 1980, além de lembrar outro grande clássico da marca, o Golf – mas em porte menor. E o ID.2all Concept, apesar de ser um conceito, não parece ser um modelo elétrico. E para Mindt, essa é a chave do sucesso. O conceito compacto também sinaliza a mudança da marca em direção à futura linguagem de design, especialmente para a linha de elétricos ID.

"Quero adotar esse tipo de postura em todo o portfólio. Havia uma tendência para capôs ​​curtos e para-brisas longos; todos acreditavam que esse deveria ser o design dos carros elétricos. Mas não é.", afirma. O ID.2all Concept também é o primeiro produto da marca a marcar um retorno aos interiores da Volkswagen com uma percepção visual de mais qualidade, algo que está também nas mãos de Mindt. Saem os plásticos duros e com aspecto barato, que mais prejudicaram a imagem dos produtos que os ajudaram, e entram superfícies mais limpas com acabamentos macios ao toque.

"Podemos fazer carros legais para pessoas legais. Foi isso que fizemos e é isso que temos que fazer. Esse é o segredo. O carro é melhor do que você espera, e você começa a amá-lo. Nosso objetivo é ser a marca do amor.", concluiu. Mindt confirmou que os futuros produtos da Volkswagen querem passar a sensação de serem mais caros do que realmente são. Aderindo ao ‘Just Calm Down – Just Make It Good’, o plano do designer é fazer da futura Volkswagen o que a marca era na década de 1990, entregando carros que pareciam ser mais caros do que realmente eram. 



Fotos: Volkswagen / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BYD registra as primeiras imagens de patente do Yuan Plus reestilizado no MIIT, na China

BYD revela imagens teaser da nova geração do Qin Plus na China; estreia é ainda neste ano

Subaru confirma, em novo teaser, o retorno do WRX com câmbio manual para novembro

Omoda & Jaecoo revela teaser de um novo SUV chamado de Omoda X, que estreia dia 20/10

Mercado, abril de 2024: vendas sobem 37% e BYD começa a dar luz alta no Top 10

BYD registra imagens de patente do Han L no MIIT como novo sedã elétrico de até 1.101cv

Volkswagen divulga as primeiras imagens teaser do inédito sedã ID. Aura L5 na China

BYD registra imagens de patente do Tang L na China, com opções de motores PHEV e BEV

BYD registra as imagens de patente do Seagull, nosso Dolphin Mini, reestilizado na China

Smart já trabalha no #2 Brabus e confirma versão em teaser como opção mais esportiva