BMW estuda desenvolver trocas de marchas simuladas para o elétrico 'i4M', diz CEO

Primeiro BMW M elétrico, baseado no i4, pode contar com um recurso usado pelo Hyundai Ioniq 5 N com engrenagens que simulam trocas de marchas



A BMW segue o desenvolvimento do seu primeiro produto da linha M puramente elétrico, com base no sedã i4. Carinhosamente chamado de ‘i4M’, o modelo já foi antecipado em alguns teaser e sua estreia pode acontecer dentro de alguns meses. Com quatro motores elétricos, um para cada roda, o sedã pode contar com algumas tecnologias inéditas para a marca alemã. E quem confirmou que essas tecnologias podem ser usadas é Frank van Meel, CEO da BMW M GmbH, que confirmou alguns dos novos recursos.

Em entrevista, o recurso citado é que o sedã pode acabar sendo equipado com um sistema muito semelhante ao que a Hyundai trouxe ao seu Ioniq 5 N. O sistema em questão é uma caixa de câmbio com trocas de marchas simuladas, imitando uma transmissão de dupla embreagem de 8 marchas. O modelo da Hyundai traz um sistema que corta momentaneamente a energia dos motores elétricos para fazer com que o motorista sinta uma guinada ao trocar de marcha. "Gosto da maneira como eles pensam. Se você precisa de oito marchas, não tenho certeza...”, destacou van Meel ao site Which Car.

“Mas é uma solução, porque o que está realmente claro é que, se você dirige na pista, e sempre viemos de corridas com o M, não há tempo para olhar o velocímetro para ver a velocidade. Então o que você faz é: você sabe em qual marcha está, ouve e sente o motor, e com o canto do olho consegue ver as luzes de troca de marchas se estiver se aproximando da rotação máxima. Então, na verdade, você sempre sabe que estou 'na terceira marcha'. Não precisa olhar para o velocímetro e, se olhar para baixo, dois carros passam por você”, adiciona Frank na discussão sobre a tecnologia.



“Então, você precisa desse feedback porque, se você estiver dirigindo um carro elétrico com apenas uma marcha, emitindo algum tipo de som acima de sete oitavas, não saberá se está no meio [das rotações] e se isso equivale a 145km/h ou algo assim. Então, isso não vai funcionar. E precisamos de uma solução para isso. E uma das soluções pode ser simular engrenagens ou ter outro feedback acústico ou até mesmo vibrações como feedback. E essas são coisas que estamos investigando", diz. Em 2023, Frank confirmou em entrevista que o i4M contaria com cerca de 1.088cv de potência com quatro motores elétricos.

Na época, o executivo disse que a aprovação de potenciais consumidores era de 90% a 95% sobre os elétricos criados pela M Sport. Agora, ao Which Car, Meel adiciona que está estudando as melhores formas porque tudo é um peso adicional para se pensar – ainda mais quando falamos de um esportivo que é elétrico. Além disso, é preciso estudar a viabilidade da gestão térmica da bateria, dos motores e a manutenção do peso. “Nos carros M Performance isso é possível porque eles oferecem mais desempenho aos carros de produção em série”, argumenta.

“Mas para modelos de alto desempenho é um pouco mais complicado porque não estamos apenas construindo carros que são desenvolvidos na pista de corrida, na verdade eles devem ter bom desempenho na pista de corrida e isso é um pouco mais complicado. A repetibilidade do desempenho, o gerenciamento térmico da bateria e dos motores e a manutenção do peso o mais baixo possível são os principais desafios”, conclui Frank na entrevista. Recentemente, a BMW iniciou uma série no seu canal do YouTube chamada de ‘BMW M Electrified’. Nela, a marca já confirmou que o sedã será equipado com um sistema de tração integral que consiga enviar a força dos motores elétricos instantaneamente para as rodas – gerando mais um sistema completamente novo.



Fotos: BMW / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chery lança condições de financiamento no Brasil com Tiggo 5X, Tiggo 7 e Tiggo 8

Curiosidades: Quantos BTUs possui o ar-condicionado de um carro?

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 2001!

Chevrolet Onix, Prisma e Celta perdem a cor Cinza Mond em seu catálogo de cores!

BYD lança condições especiais com financiamento com taxa zero até o dia 30/09

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 1995!

Renault revela o porquê que a Oroch não tem tração 4x4 no Brasil, em entrevista

Hyundai Veloster tem preços a partir de R$68.700, e já tem seu comercial nas Tv's

Bugatti Bolide é apresentado em sua versão de produção final, que virá com motor de 1.600cv

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 1997!