Li Auto revela as primeiras imagens teaser da minivan i6, que estreia em setembro na China

Li Auto revela as primeiras imagens oficiais em teaser da minivan i6, que também poderia ser chamada de ‘i8 encurtada’; lançamento acontece em breve 



Nos últimos meses a gente tem comentado sobre a nova minivan que a Li Auto trabalha na China, chamada de i8. O modelo será o segundo veículo puramente elétrico da marca chinesa e tem uma estreia iminente para acontecer. Mas, ela não será a única novidade da Li Auto para este ano. De acordo com informações ditas pela própria empresa, uma terceira minivan (depois da Mega e da i8) será revelada. Trata-se da i6, que também tem previsão de lançamento na China para os próximos meses.

E as primeiras imagens oficiais do novo modelo não parece trazer estranheza nenhuma. Isso porque é preciso ter um olho quase clínico para notar as diferenças entre a i6 e a i8. Basicamente, a i6 nasce como uma ‘i8 encurtada’. Basicamente isso. Levemente menor, elas se diferenciam pelas laterais. A irmã i8 possui uma janela vigia maior e um teto de caimento menos suave. Já a i6 possui uma janela vigia mais compacta e deixa o caimento do teto bem mais visível. Mas há outras sutis mudanças. Na dianteira, a minivan i6 possui faróis divididos em dois andares.

A parte superior fica próxima do para-brisa dianteiro e conecta com um acabamento preto brilhante. Traz uma barra de luzes diurnas (DRL) em LED que parece trazer setas de direção nas extremidades. Os faróis principais estão no para-choque dianteiro, com um desenho quadrado e conectado a um acabamento em preto brilhante. O para-choque dianteiro possui uma entrada de ar inferior retangular com uma barra horizontal. O espaço da placa fica localizado logo acima desta entrada de ar inferior. Em termos de vincos, há um vinco na parte superior dos faróis principais.



O capô é basicamente o mesmo da i8 com dois pares de vincos posicionados mais para as laterais do capô. Mas... “qual a diferença?”, você me perguntaria. A i8 se difere apenas por trazer um acabamento preto brilhante que conecta os faróis principais com a entrada de ar inferior. E é isso. De perfil, a i6 traz mais personalidade. Há uma ampla área envidraçada que acompanha o arco do teto, com uma janela vigia. A minivan ainda possui uma carroceria bitom, com o teto pintado em preto.

O desenho inferior dos vidros é ascendente e reto. Em termos de carroceria, a i6, como dito, é mais curta que a i8. Mas, aparentemente, ambas possuem a mesma relação entre os eixos e as mesmas portas. Falando nelas, as portas possuem retrovisores com base nas portas (com repetidores integrados) e maçanetas retráteis (pop-up). Além disso, as caixas de rodas possuem vincos que ajudam a alargar os para-lamas e há um vinco horizontal na parte inferior das portas. No para-lama dianteiro, a minivan esconde uma câmera de auxílio a condução. As rodas são raiadas, enquanto o teto vai trazer um enorme teto solar panorâmico.

Indo para a traseira, a minivan possui um aerofólio com brake-light integrado e um vidro traseiro mais inclinado. As lanternas são horizontais, invadem a tampa do porta-malas e se conectam entre si. Uma barra em LED atravessa toda a traseira da minivan, enquanto o logotipo ‘Li’ fica entre o vidro traseiro e as lanternas. A tampa do porta-malas possui espaço para a placa logo abaixo das lanternas, enquanto um vinco horizontal atravessa a parte inferior da tampa do porta-malas e invade o para-choque traseiro. A parte inferior do para-choque traz um acabamento plástico preto com refletores horizontais e um discreto difusor de ar.



Basicamente, a receita das minivans i6 e i8 segue basicamente a linha de utilitários esportivos da ‘Série L’, onde L6, L7, L8 e L9 são praticamente o mesmo SUV com portes diferentes. As imagens da i6, publicadas por Li Xiang, CEO da Li Auto, foram acompanhadas de algumas informações: “O Li Auto i6 foi anunciado pelo Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação. Trata-se de um espaçoso SUV elétrico familiar, com duas fileiras de assentos e cinco lugares, que será lançado em setembro deste ano. Esperamos oferecer uma opção adicional de compra de carro para usuários familiares que pretendam comprar Mercedes-Benz GLC, BMW X3 e Audi Q5. Você acha que eles serão substituídos pelo ‘67Y’?”, destacou o CEO.

Apesar de chamar os modelos de SUV, na verdade a i6 possui uma proposta quase inânime de que estamos diante de uma minivan (MPV). O executivo ainda destacou que o modelo vai oferecer espaço para cinco ocupantes (contra seis da i8 em disposição 2+2+2) e será 100% elétrica. Em informações anteriormente reveladas, o modelo terá uma autonomia entre 660km e 720km no ciclo CLTC, como bem já antecipava as imagens do modelo que rodava em testes. Possivelmente, a mecânica seja formada por dois motores elétricos que juntos entregam 544cv e faça a minivan acelerar de 0 a 100km/h em cerca de 5 segundos.

Versões mais simples de tração traseira também serão lançadas. Em termos de bateria, a novidade contará com baterias da Sunwoda ou da CATL, mas seja de qual fornecedor for, vai trazer química de lítio ternárias (NMC) de 97,8kWh. Modernas, as baterias contarão com a tecnologia que traz um módulo de potência SiC com um consumo de energia de 13,4kWh por 100km. Com a arquitetura elétrica de 800V, ela será capaz de recuperar até 500km em 10 minutos quando plugada em estações de recarga rápida. Mais detalhes serão revelados até setembro, quando ela será lançada. 



Fotos: Li Auto / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chery lança condições de financiamento no Brasil com Tiggo 5X, Tiggo 7 e Tiggo 8

Curiosidades: Quantos BTUs possui o ar-condicionado de um carro?

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 2001!

Chevrolet Onix, Prisma e Celta perdem a cor Cinza Mond em seu catálogo de cores!

BYD lança condições especiais com financiamento com taxa zero até o dia 30/09

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 1995!

Renault revela o porquê que a Oroch não tem tração 4x4 no Brasil, em entrevista

Hyundai Veloster tem preços a partir de R$68.700, e já tem seu comercial nas Tv's

Bugatti Bolide é apresentado em sua versão de produção final, que virá com motor de 1.600cv

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 1997!