Depois da Hiace, Toyota iniciou estudos para produzir pequeno VUC chamado Rangga Concept

Toyota estudou construir a Rangga Concept de produção em Zárate, na Argentina, diz site, mas ‘Custo Argentina’ pode barrar projeto de ser feito no país vizinho



A Toyota apresentou um modelo destinado para o trabalho chamado de IMV-0 Concept em meados de 2022, que evoluiu para a Rangga Concept alguns meses depois, em 2023. Com o modelo de produção cada vez mais próximo de ser revelado, cresceu os rumores de que o comercial leve pode ser feito também na Argentina. Por compartilhar a mesma base em chassi da Hilux e a mesma mecânica também, o modelo teria a sua produção facilitada em Zárate, na Argentina, de acordo com informações apuradas pelo site Motor1 Brasil.

Faz alguns anos que a fábrica argentina da Toyota vem ganhando investimentos e consecutivos aumentos de produção de Hilux e SW4. Mas não só da dupla. A chegada de novos modelos como a Hiace é a prova disso, mas um segundo aumento poderia acontecer com mais um produto. De acordo com o então Ministro da Economia da Argentina em 2023, Sergio Massa, um regime especial foi feito sob medida para este produto. Havia as chances de a Argentina permitir a produção CKD no país vizinho, ou seja, a produção Completely Knocked Down.

Essa é explicada quando os produtos são enviados desmontados em kits para serem montados no país de destino, podendo faltar apenas algumas peças que seriam adicionadas no país, possivelmente produzidas em fábricas locais. O novo Regime de CKD na Argentina seria válido para todas as montadoras e diminuiria a industrialização nos hermanos. De acordo com fornecedores da fábrica de Zárate, eles receberam pedidos de cotação para complementar as peças de outro veículo chamado de ‘Projeto IMV0’. Este é o nome do conceito inicialmente revelado em 2022. Considerado um Veículo Urbano de Carga (VUC), o modelo poderia concorrer com modelos como Kia Bongo e Hyundai HR.



Os fornecedores argentinos receberam o pedido de cotação para o projeto e outras informações não foram reveladas, mas foi um primeiro indício de que a Toyota estuda a produção nacional do comercial leve. Mas, informações mais recentes do Motor1 Argentina confirmou que o projeto pode ter desandado. O motivo? O ‘Custo Argentina’. A picape, apesar de compartilhar muitos componentes estruturais com a Hilux, teria que nacionalizar inúmeros componentes locais, como estamparia da carroceria, acabamento interno e diversos acessórios que o modelo oferece na Ásia. Outros itens que teriam que ser nacionalizados eram faróis, lanternas e componentes eletrônicos.

O resultado final seria um produto que ficaria caro, caso essa nacionalização acontecesse, o que perderia em viabilidade. De acordo com o site, ela seria entre 15% e 25% mais cara que importar o modelo da Tailândia. "Entre 15% e 25%, dependendo do nível do equipamento e da cotação do dólar no dia. A valorização do peso argentino é uma variável que ninguém imaginava quando as obras deste IMV0 começaram, mas hoje é um obstáculo incontornável na hora de decidir se vale ou não a pena fabricar um novo produto localmente”, disseram fontes de fornecedores que trabalham neste projeto há pelo menos dois anos ao site.

Mas, aparentemente, o projeto, ao menos na Argentina, ainda não foi cancelado. "A Toyota nunca cancela um projeto. O que eles fazem é avaliar a equação de custo repetidamente, caso o cenário ideal se concretize: a ideia é estar sempre pronto para iniciar a produção, mesmo que não haja certeza de quando isso acontecerá", disse um outro fornecedor que teve acesso à licitação do ‘Projeto IMV0’. O site argentino ainda confirmou que chegou a se cotar versões eletrificadas da picape na Argentina, enquadrando a picape no Regime de Incentivos a Grandes Investimentos (RIGI), como uma ‘inovação tecnológica’, podendo baratear o produto. A conferir.



Fotos: Toyota / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chery lança condições de financiamento no Brasil com Tiggo 5X, Tiggo 7 e Tiggo 8

Curiosidades: Quantos BTUs possui o ar-condicionado de um carro?

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 2001!

Chevrolet Onix, Prisma e Celta perdem a cor Cinza Mond em seu catálogo de cores!

BYD lança condições especiais com financiamento com taxa zero até o dia 30/09

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 1995!

Renault revela o porquê que a Oroch não tem tração 4x4 no Brasil, em entrevista

Hyundai Veloster tem preços a partir de R$68.700, e já tem seu comercial nas Tv's

Bugatti Bolide é apresentado em sua versão de produção final, que virá com motor de 1.600cv

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 1997!