Kia revela oficialmente o EV5, que estreia no Salão de Chengdu como um SUV médio elétrico

Kia apresenta mais um elétrico da sua linha EV, o EV5, que estreia como um SUV médio com porte de Sportage e com um motor de 218cv, no Salão de Chengdu



A Kia vem rapidamente ampliando a sua linha de automóveis elétricos no mundo, com a sua linha EV. No Salão do Automóvel de Chengdu, na China, a marca sul-coreana revelou mais um modelo, o EV5. Como um SUV de porte médio, a novidade ficará posicionada como porta de entrada da marca no mundo dos elétricos, ficando abaixo da dupla EV6 e EV9. Antecipado pelo EV5 Concept revelado em 2022, o EV5 de produção é basicamente o conceito sem alguns exageros – apesar de que o design do EV5 é bem diferentão.

Dentro da filosofia de design chamada de ‘Opposites United’, o EV5 aparece com uma dianteira que parece ser de um modelo do futuro com luzes diurnas (DRL) em LED em ‘C’, que ainda se conectam na parte superior por meio de uma barra em LED com um desenho mais baixo para manter o ‘Tiger Nose’ característico da empresa – a iluminação é chamada de Signature Star Map Lighting. As luzes DRL estão inseridas dentro de um acabamento em preto brilhante, que se conectam com os faróis principais. Posicionado no para-choque, os faróis principais contam com dois projetores em LED que estão dispostos verticalmente dentro de um espaço triangular.

As luzes DRL ainda possuem um pequeno prolongamento para as laterais. O para-choque do SUV possui um desenho mais limpo, apenas com suaves vincos verticais e um vinco igualmente suave horizontal abaixo da barra que une os dois faróis. O para-choque dianteiro também possui uma entrada de ar inferior com um desenho trapezoidal e com um acabamento em preto brilhante. Destaque para um friso prateado e logo abaixo fica o espaço para a placa. Acima deste friso cromado, ele possui uma barra horizontal com entrada de ar. A entrada de ar mesmo fica logo abaixo, com barras verticais, emoldurada na parte inferior por um acabamento prateado em ‘U’.

Tanto a grelha da entrada de ar inferior como o acabamento prateado possuem elementos em barras verticais. Em termos de vincos, a Kia adicionou um vinco que acompanha as laterais dos faróis e se conecta com a entrada de ar inferior. No capô, a Kia decidiu desenhar o EV5 com linhas mais esportivas e que querem remeter um estilo mais parrudo. Ele possui um vinco central em ‘U’ e um par de vincos que nasce acima dos faróis superiores e terminam nas colunas A do EV5. Esses dois vincos, central e das extremidades, criam um par de ressaltos e com a parte central mais baixa.



De perfil, o EV5 se destaca por trazer uma carroceria tradicional de SUV, com capô e teto mais retos. Os desenhos dos vidros laterais acompanham o desenho do teto, tendo uma pequena caída na coluna D. Já a parte inferior dos vidros é mais reto, com uma elevação na janela vigia, se conectando com um acabamento preto brilhante. Este é responsável por conectar os vidros laterais com o vidro traseiro. Toda a parte inferior dos vidros laterais é acompanhado de um friso prateado que fica mais grosso a partir das janelas vigias.

As colunas A, B e C possuem um acabamento em preto brilhante e faz com que elas se conectem entre si. Em termos de vincos, a carroceria possui um vinco que nasce a partir das portas dianteiras e dá continuidade às linhas do capô. A partir dele também nasce um vinco vertical nas portas dianteiras e um outro vinco horizontal na parte inferior das portas. Ainda falando nelas, é nas portas traseiras que nasce um vinco que passa próximo das lanternas e termina na janela traseira. Nos para-lamas, a Kia desenhou vincos acima das caixas de rodas que ajudam a dar uma cara mais SUV ao EV5.

Falando nelas, as caixas de rodas possuem um acabamento em plástico preto mais quadrada, com uma parte superior mais fina graças a uma espécie de degrau no acabamento. Na parte inferior das portas ele também possui acabamento em plástico preto com um friso prateado. As portas possuem maçanetas retráteis (pop-up) e os retrovisores possuem base na coluna das portas, com repetidores de setas integrados e com uma parte inferior com acabamento prateado – do mesmo tom do friso que acompanha a parte inferior dos vidros laterais. Ele possui bocal de recarga das baterias no para-lama dianteiro e a rodas de liga leve de quatro raios com acabamento em dois tons.

As rodas variam de 18, 19 ou 20 polegadas. Elas são calçadas com pneus 225/60 R18 ou 235/55 R19 – a GT-Line tem 20 polegadas e pneus 255/45 R20. No teto, a marca adicionou um rack de teto em preto brilhante. Além dele, há um teto solar panorâmico e uma antena estilo barbatana de tubarão. De traseira, ele repete o mesmo estilo da dianteira com linhas bem diferentes do habitual. Ele possui um aerofólio com brake-light integrado, que segue aquele estilo de aerofólios com um desenho mais aerodinâmico com uma parte central mais baixa que as extremidades – tendo um acabamento em preto brilhante nas laterais dos vidros.



O vidro traseiro é levemente inclinado. Sentiu falta do limpador? Ele é fixado na parte superior, ficando escondido e mais protegido. Já as lanternas, seguem o estilo dos faróis. Com um desenho em ‘C’, as lanternas possuem uma iluminação em LED e elas quase se conectam entre si, mas isso não acontece por meio da iluminação – mas fim por meio de um acabamento preto brilhante. Abaixo dele fica o logotipo da Kia e nota-se que a tampa do porta-malas é bem larga. Há vincos logo abaixo das lanternas e a parte inferior das lanternas se conecta com um vinco horizontal.

No para-choque traseiro, grande parte dele é formado por um acabamento em plástico preto onde fica o espaço da placa junto de um acabamento prateado abaixo. Nele, a Kia adicionou uma lanterna de ré central e nas extremidades superiores deste acabamento há dois refletores horizontais. mais abaixo, ele possui um difusor de ar que ajuda na aerodinâmica. O conjunto forma um SUV de linhas bem diferentes. E não dá para dizer que lembra algum outro concorrente. Por dentro, toda a extravagância externa é mais contida. Ele possui um volante levemente ovalado com quatro raios e com o logotipo da Kia em destaque.

Ele possui controles multifuncionais e detalhes em preto brilhante. Há dois botões abaixo do miolo do volante, enquanto o quadro de instrumentos possui uma tela digital de 12,3 polegadas. O quadro de instrumentos está quase ao lado da central multimídia, que também possui uma tela de 12,3 polegadas. A central possui atualizações Over-The-Air (OTA) e a plataforma Kia Upgrades com novos recursos e serviços sendo lançados ao longo do tempo. Isso porque, entre as duas telas, a Kia adicionou uma terceira tela de 5,3 polegadas que traz as funcionalidades exclusivas do sistema de ar-condicionado.

É por ali, por comandos touchscreen, que o motorista pode operar o sistema de ar Three Zone do SUV. Abaixo da central multimídia, existem alguns controles por botão e mais abaixo estão as duas saídas de ar-condicionado centrais, horizontais e dispostas lado a lado. Para evitar que todos os controles fiquem na tela, há alguns comandos por botão. Eles ficam abaixo da saída de ar central, tendo dois botões do sistema de ar-condicionado, dois de modos de condução e o pisca-alerta ao centro. O painel possui vincos que passam por detrás das telas do quadro de instrumentos, ar-condicionado e central multimídia.



Atrás do quadro de instrumentos, se percebe que ele possui um Head-Up Display, enquanto o painel pode ser bitom. Nas extremidades do painel, ele conta com as saídas de ar-condicionado verticais, com acabamento prateado. Próximo delas, passa uma faixa em LED que percorre todo o fundo do painel e termina nos painéis das portas dianteiras. No painel e numa parte mais inferior ele ainda possui duas entradas USB e uma tomada 12V. No console central, a Kia desenhou dois porta-copos, alguns controles por botão para o freio de estacionamento eletrônico e outros comandos e um espaço de recarga por indução para smartphones.

Ele não possui um porta-objetos central e no lugar há uma espécie de prolongamento dos bancos do passageiro, que cria mais uma estranheza. Sentiu falta da alavanca de câmbio? Pois ela foi transferida para a coluna de direção, assim como grande parte dos elétricos modernos. Nos painéis das portas, a Kia colocou, além da faixa personalizável em 64 cores em LED, as maçanetas camufladas a partir de um friso em bronze. A parte do descansa-braço traz os controles multifuncionais para os vidros e retrovisores externos elétricos, além de um friso em bronco mais abaixo.

Voltando ao exterior, a Kia também apresentou a versão com visual mais esportivo, chamada de GT-Line. Ela se diferencia por contar com um para-choque dianteiro com uma nova entrada de ar inferior retangular, com acabamento em preto brilhante. A entrada de ar está inserida dentro de um acabamento cinza com um contorno em preto brilhante. De perfil, as mudanças ficam por conta da troca de todo acabamento prateado por preto brilhante, ou seja, ele perde o friso na parte inferior dos vidros e na parte inferior das portas ganha a mesma cor da carroceria com uma parte superior em preto brilhante.



Aliás, toda a parte inferior da carroceria do EV5 GT-Line é em preto brilhante, inclusive nas caixas de rodas. Na traseira, a mudança fica apenas no para-choque traseiro que segue com o friso em preto brilhante das laterais que chega até o espaço da placa com um espaço retangular em preto brilhante, onde fica o espaço da placa. Nele, os refletores foram realocados mais para baixo, próximo da lanterna de ré central. Internamente, independentemente da versão, a Kia ainda confirmou que os bancos, focados no conforto, incluem funções de massagem para o motorista, apoio lombar em quatro direções, aquecimento e ventilação.

Os materiais internos incluem PET reciclado nos bancos e carpetes; espuma biológica nos bancos, console central e encostos de cabeça; e tinta sem BTX nas portas, painel e console central. “O Kia EV5 foi criado para redefinir o gênero SUV compacto com um formato moldado pela filosofia de design exclusiva da Kia, 'Opposites United'. Em todas as etapas, os designers da Kia trabalharam em estreita colaboração com seus colegas de engenharia para criar uma solução holística para a mobilidade sustentável. Como resultado, o EV5 estabelece um novo padrão de design, desempenho e praticidade, ao mesmo tempo em que proporciona novos níveis de prazer ao motorista e experiência ao usuário.”, disse Karim Habib, Vice-Presidente Executivo e Chefe do Centro Global de Design da Kia.

De acordo com a Kia, o EV5 é desenvolvido a partir da moderna plataforma modular Electric-Global Modular Platform (E-GMP), o EV5 possui 4,610 metros de comprimento, 2,750 metros entre os eixos, 1,875 metro de largura e 1,675 metro de altura. O elétrico ainda possui altura em relação ao solo de 16,7 centímetros e um porta-malas de 566 litros de capacidade, que pode ser ampliado para 1.650 litros com a segunda fila de bancos rebatidas. Na dianteira, ele possui um frunk que permite espaço de 67 litros extras, enquanto o peso do SUV é de 1.870kg a 2.229kg.



A plataforma da Kia permite que o SUV tenha uma arquitetura elétrica de 400V. Mecanicamente, a Kia confirmou que o SUV será vendido com um motor elétrico síncrono de ímã permanente de 218cv e 31,6kgfm de torque, que poderá ser vendido com duas opções de bateria, dependendo do mercado. As duas baterias são de fosfato de ferro-lítio (LFP) e produzidas pela FinDreams, braço-direito da BYD, para a China. Enquanto isso, o modelo feito na Coreia do Sul terá bateria de níquel-cobalto-manganês (NMC), para atender mercados internacionais. Na China, ele será oferecido com duas opções de bateria: 64,2kWh e de 88,1kWh.

A primeira oferece uma autonomia de 530km e a bateria maior oferece uma autonomia de 720km no ciclo CLTC, 490km e 665km no ciclo NEDC e 400km e 540km no ciclo WLTP. Já o modelo feito na Coreia do Sul usará baterias de 60,3kWh e 81,4kWh, com autonomia de até 530km. Mecanicamente, ele também pode ser vendido com uma opção com tração integral. Essa une o motor elétrico dianteiro de 218cv e 31,6kgfm junto com um motor elétrico traseiro de 101cv e 17,3kgfm que juntos entregam 313cv e 48,9kgfm.

Em termos de desempenho, ele acelera de 0 a 100km/h em 8,5 segundos e a velocidade máxima é de 185km/h com tração FWD e de 0 a 100km/h em 6,1 segundos e máxima de 185km/h com a tração AWD. Equipado com a bateria de 88,1kWh, a autonomia do AWD cai a 620km no ciclo NEDC ou 500km no WLTP. Em termos de carregamento, ele pode ser plugado em um WallBox de corrente alternada de 6,6kW que recupera de 10% a 100% em 9h43 ou com um WallBox de corrente alternada em uma rede trifásica que recupera a bateria de 10% a 100% em 8h10.



Ele também pode ser plugado em estações de recarga rápida de até 102kW para a bateria de 64,2kWh, de 120kW para a bateria de 81,4kWh e de 141kW com as baterias de 88,1kWh. Nesse caso, ele recupera de 10% a 80% em cerca de 36 minutos ou 38 minutos com a bateria de 88,1kWh numa estação de 141kW. Nessa mesma área, de carregamento, o SUV possui o sistema Vehicle-to-Load (V2L), que permite que ele oferece energia de até 3,6kW a equipamentos elétricos com uma tomada interno ou com adaptador externo. Ele também traz o Vehicle-to-Grid (V2G).

Com isso, ele fica pronto para operação assim que a infraestrutura ou as regulamentações de um país permitirem que joga a energia da bateria para a rede elétrica ou para abastecer uma casa, acampamento, por exemplo. Ele traz alguns modos de condução, entre eles, o I-Pedal 3.0, que trabalha junto com o Sistema de Regeneração Inteligente Plus aumenta a eficiência energética e o conforto de condução, utilizando dados de navegação para ajustar automaticamente a frenagem e a velocidade em cruzamentos. Ele também possui os modos de condução Eco, Normal, Sport e Snow.

O SUV ainda possui uma suspensão dianteira McPherson e traseira multilink, enquanto os freios são a disco ventilados na dianteira e a disco sólido na traseira. Na lista de equipamentos de série, a Kia adicionou a Digital Key 2.0, reconhecimento de impressão digital e Harman Kardon Premium Audio, além de uma lista completa de segurança. Nisso, a Kia traz sete airbags, reforços estruturais e o mais recente conjunto de Advanced Driver Assistance Systems (ADAS) da Kia. Entre os itens estão o Assistente Inteligente de Limite de Velocidade (ISLA), o Smart Cruise Control 2 (SCC2), Assistente de Prevenção de Colisões de Estacionamento – Traseiro, expandido para incluir também a dianteira e a lateral (PCA-F/S/R).



Ele também possui Highway Driving Assist 2 com detecção prática (HDA 2 com HOD) e o Remote Smart Parking Assist 2.0 (RSPA 2.0). A lista continua com ABS (Anti-Lock Braking System) com EBD e BA, ESC (Electronic Stability Control) com TCS, HAC (Hill-start Assist Control), DBC (Downhill Brake Control), MCB (Multi-Collision Braking), AEB (Autonomous Emergency Braking), Turning/Crossing, Direct/Oncoming Lane Change Detection, LKA (Lane Keeping Assist) e LFA2 (Lane Following Assist 2), BCW (Blind Spot Collision Warning) com RCCW (Rear Cross Traffic Collision Warning), BCA (Blind Spot Collision Avoidance Assist) com RCCA (Rear Cross Traffic Collision Avoidance).

Por fim, ele possui SEW (Safe Exit Warning), PCA (Parking Collision Avoidance Assist – Reverse, Side, Forward), DAWS (Driver Attention Warning System), Departure Alert e Forward Attention Monitoring, ISLA (Intelligent Speed Limit Assist) e uma série de outros itens. As opções de cores externas do EV5 incluem um total de nove cores brilhantes e uma cor fosca. As cores brilhantes são: Snow White Pearl, Clear White, Starry Night Black, Magma Red, Ivory Silver, Frost Blue, Iceberg Green, Tide Blue e Shale Grey, enquanto a cor fosca é Ivory Silver. Internamente, são oferecidas quatro opções de cores principais e cinco padrões de bancos.

Os padrões dos bancos incluem duas opções de tecido e uma opção de couro artificial para o modelo básico com os estofamentos em Smoky Black com Grey Fabric Headliner, Nougat Beige com Grey Fabric Headliner ou Smoky Black com Two-Tone GT-Line Styling em Black Headliner. Na China, onde ele foi apresentado primeiro, os preços variam de 149.800 e 174.800 yuans, com as versões 530 Light, 530 Air e 530 Land. Em vários mercados, ele será oferecido com garantia de cinco anos ou 100.000km e a bateria com uma garantia de oito anos e 150.000km. atualmente, ele é produzido na fábrica de Yancheng, província de Jiangsu, na China, mas também será produzido em Gwangju, na Coreia do Sul, e em Jurong, em Singapura. 







Fotos: Kia / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chery lança condições de financiamento no Brasil com Tiggo 5X, Tiggo 7 e Tiggo 8

Curiosidades: Quantos BTUs possui o ar-condicionado de um carro?

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 2001!

Chevrolet Onix, Prisma e Celta perdem a cor Cinza Mond em seu catálogo de cores!

BYD lança condições especiais com financiamento com taxa zero até o dia 30/09

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 1995!

Renault revela o porquê que a Oroch não tem tração 4x4 no Brasil, em entrevista

Hyundai Veloster tem preços a partir de R$68.700, e já tem seu comercial nas Tv's

Bugatti Bolide é apresentado em sua versão de produção final, que virá com motor de 1.600cv

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 1997!