Mercedes-Benz confirma que suas novas vans elétricas terão opções camper de fábrica

Mercedes-Benz confirma que suas novas vans elétricas, desenvolvidas a partir da moderna plataforma VAN.EA, terão opções camper/motorhome de fábrica



A Mercedes-Benz confirmou em 2023 o desenvolvimento de uma nova geração de vans elétricas que serão produzidas a partir de uma nova plataforma modular, chamada de VAN.EA. Moderna, a base vai permitir que as vans de todos os portes tenham uma opção de motor elétrico, com as baterias montadas na base do modelo. Desenhadas para serem elétricas desde o princípio, as possíveis novas gerações de Vito e Sprinter vão contar com opções camper ou motorhomes de fábrica. Ao menos, foi o que a própria Mercedes disse em evento.

Durante o Dusseldorf Caravan Salon, as vans de médio e grande porte que serão lançadas a partir de 2026 vão ter opções de tração dianteira (FWD) e integral (AWD) e serão oferecidas com opções Recreational Vehicles (RVs) de fábrica. De acordo com a Mercedes, a marca trabalha com parceiros internacionais para "desenvolver o novo padrão da indústria para RVs elétricos". A plataforma VAN.EA pode ser dividida em três seções. A primeira delas é o bloco dianteiro onde ficará o motor elétrico, no eixo dianteiro. O bloco deve ser o mesmo em todas as variantes das vans, usando o foco em peças comuns para reduzir custos.

O bloco central vai ser o responsável por aumentar o tamanho do veículo. Ele também é a parte principal de vir com a bateria na parte inferior, que também será padronizada e variando de acordo com o comprimento, apenas. O módulo traseiro vai trazer duas versões. Um com motor elétrico traseiro para oferecer tração integral e outra sem motor traseiro. Os modelos premium são chamados de VAN.EA-P, que sempre vão oferecer uma autonomia superior a 500km. Já as vans comerciais premium são chamadas de VAN.EA-C, priorizando funcionalidade, autonomia carga útil e espaço de carga.

Em termos de tecnologia, será vendida com o sistema MB.OS deve trazer um novo sistema operacional proprietário, uma arquitetura Chip-to-Cloud (CTC) flexível, modular e baseada em serviços, projetada para ofertas de software específicas para Business-to-Business (B2B). A MBVans também vai expandir e otimizar seus serviços extras no futuro, com atendimento personalizado. O novo sistema em desenvolvimento vai permitir atualizações Over-The-Air (OTA) mais rápida e abrangente que a atual, oferecendo equipamentos SAE de condução autônoma que vão passar de Nível 2 para Nível 3 com as vans com base VAN.EA.

Inicialmente, a plataforma VAN.EA chegará nas fábricas de Jawor, na Polônia, Vitoria, na Espanha, e Düsseldorf, na Alemanha. A fábrica de Ludwigsfelde, na Alemanha, vai continuar a produzir a Sprinter e eSprinter, além de se tornar um centro de personalização de vans, como as autocaravans/motorhomes.



Fotos: Mercedes-Benz / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chery lança condições de financiamento no Brasil com Tiggo 5X, Tiggo 7 e Tiggo 8

Curiosidades: Quantos BTUs possui o ar-condicionado de um carro?

Chevrolet Onix, Prisma e Celta perdem a cor Cinza Mond em seu catálogo de cores!

Novo TR4? Mitsubishi quer desenvolver Pajero subcompacto para brigar com Suzuki Jimny

Mitsubishi Outlander Sport sai de linha em definitivo por não conseguir atender ao PL7

BYD lança condições especiais com financiamento com taxa zero até o dia 30/09

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 2001!

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 1995!

Hyundai Veloster tem preços a partir de R$68.700, e já tem seu comercial nas Tv's

Renault revela o porquê que a Oroch não tem tração 4x4 no Brasil, em entrevista