Voyah apresenta a reestilização do Free, que passa a contar só com motores EREV na China
Voyah apresenta a primeira reestilização de um produto seu com o Free, que passa a ser vendido com um novo motor híbrido plug-in e elétrico com extensor
A Voyah surgiu em meados de 2021 como uma marca premium da
Dongfeng e revelou o seu primeiro produto, um utilitário esportivo eletrificado
chamado Free. Agora, o SUV passa pela sua primeira mudança visual e traz
consigo novas opções de motores eletrificados, como a chegada de uma variante
híbrida plug-in (PHEV) e um elétrico com extensor de autonomia (EREV). Além disso,
a marca aproveitou para rechear o Free com mais equipamentos de série, para deixá-lo
mais atraente a uma concorrência muito pesada na China.
Em termos de design, destaque para a dianteira que manteve
os mesmos faróis retangulares e afilados com uma iluminação em LED com dois
projetores e luzes diurnas (DRL) em LED na parte superior. Ele mantém uma barra
que atravessa a parte superior da grade dianteira e se conecta com as luzes DRL
dos faróis. A grade, no entanto, recebeu um novo desenho com um desenho mais
retangular, com linhas mais retas. Mais fina que a grade anterior, o novo Free
passa a contar com barras verticais em preto brilhante. O logotipo da marca
continua ao centro e também continua a ser iluminado, sendo responsável por
interromper a barra de luzes DRL.
O para-choque dianteiro foi o que mais mudou. Ele também
ganha linhas mais retas que são marcadas por uma barra fina e horizontal com
entrada de ar logo abaixo da grade dianteira. A partir dessa pequena entrada de
ar, dois vincos verticais nas extremidades quase se conectam com a entrada de
ar. No espaço, há um espaço para a placa dianteira. Nas extremidades laterais,
o para-choque ganha entradas de ar verticais com um acabamento preto brilhante,
envolto por vincos em ‘D’, tendo um vinco que ainda se conecta com os faróis.
Uma das maiores novidades da dianteira fica por conta de uma nova entrada de ar inferior que recebe um desenho hexagonal e com barras verticais. A entrada de ar está inserida dentro de um acabamento em preto brilhante que percorre quase toda a dianteira do para-choque dianteiro, terminando próximo das caixas de rodas dianteiras. A parte central do para-choque parece trazer um discreto splitter que não quer raspar no chão com uma certa elevação. O capô continua o mesmo, com dois pares de vincos mais nas extremidades, sendo o par mais das extremidades se conectando com as colunas A do SUV.
Por se tratar de uma reestilização, as laterais do Free mudam um pouco como um acabamento que nasce no para-lama dianteiro e invade um pouco das portas dianteiras. Este acabamento é responsável por esconder as câmeras que vão auxiliar na condução no dia a dia. Outra mudança fica por conta do acabamento inferior, em preto brilhante, que nasce nas laterais do para-choque dianteiro. As caixas de rodas dianteiras não possuem o acabamento (que é na cor da carroceria), mas os eixos traseiros receberam o acabamento em preto brilhante. Por fim, as mudanças ficam por conta das rodas de liga leve.
Agora elas passam a ser de 20 polegadas, calçadas com pneus 255/45 R20, da Michelin, o P4. Algumas versões possuem pinças de freio em vermelho. De traseira, as mudanças ficam restritas ao para-choque traseiro, que recebe um acabamento prateado na parte inferior, e a um novo aerofólio com prolongamento nas laterais do aerofólio, deixando a parte central mais curta. No interior, as mudanças também não são muito profundas e ficam principalmente voltadas a um novo acabamento com um novo padrão de estofamento. O volante e o painel recebem um acabamento em couro marrom alaranjado e bege. Os painéis das portas recebem um acabamento a mais, que parece imitar madeira.
O painel do Free conta com três telas sendo a tela do quadro de instrumentos de 12,3 polegadas, além de uma outra tela de 12,3 polegadas para a central multimídia e uma terceira tela de 12,3 polegadas para o passageiro, todas gerenciadas por um chip Qualcomm Snapdragon 8155. A novidade fica por conta do console central, este sim, é novo. Ele ganha espaço de recarga por indução para dois smartphones, com capacidade de recarga de 50W. Logo após ele possui dois porta-copos inseridos dentro de um acabamento preto fosco. O console também recebeu um desenho entre os bancos, com um compartimento que se abre em suas folhas.
De dois andares, o console central possui uma parte inferior com entradas USB, tomada 12V e mais espaço para porta-objetos. Já o câmbio, que ficava no console, foi transferido para a coluna de direção. Para os ocupantes do banco traseiro, a novidade fica por conta de um display touchscreen com controles do sistema de ar-condicionado, além de controles do sistema de reprodução de música, ajuste do teto solar e ajuste de brilho. Internamente, os consumidores ainda podem escolher por um acabamento escurecido, mais sóbrio, na combinação Black ou Black e Grey.
O Voyah Free é desenvolvido a partir da plataforma modular Electric Smart Secure Architecture (ESSA), com uma base feita com vários elementos em alumínio. De acordo com a marca, o novo Free possui 4,905 metros de comprimento, 2,960 metros entre os eixos, 1,950 metro de largura e 1,660 metro de altura. O porta-malas possui capacidade de 560 litros, que pode ser expandido para 1.320 litros com a segunda fila de bancos rebatida – com rebatimento 60/40. Ele ainda possui um peso que varia de 2.150kg a 2.260kg, dependendo da versão. Debaixo do capô, o Free será vendido apenas com o elétrico com extensor de autonomia (EREV), desistindo de oferecer um motor elétrico (BEV) puro ainda em meados de 2023.
O EREV traz o motor 1.5 Turbo VVT a gasolina de ciclo Miller que desenvolve 150cv e 22,4kgfm, que não movem as rodas. Os motores que movem o Free é um conjunto de dois motores elétricos, um no eixo dianteiro e outro no eixo traseiro. O motor elétrico dianteiro entrega 218cv e 31,6kgfm de torque com o motor elétrico traseiro entrega 272cv e 41,8kgfm de torque, que juntos oferecem uma potência combinada de 490cv e 73,4kgfm. Com esse motor, ele é capaz de acelerar de 0 a 100km/h em 4,5 segundos e uma velocidade máxima de 200km/h, limitada eletronicamente.
Ambos os modelos elétricos são síncronos de ímã permanente que trabalhavam com uma bateria ternária (NMC) de 39,2kWh (37,55kWh úteis), da CATL, capaz de oferecer uma autonomia puramente elétrica de 210km, tendo uma autonomia híbrida de 1.221km, no ciclo CLTC. Logo depois, essa bateria foi substituída pela bateria de 43kWh que fez a autonomia elétrica subir a 259km e a autonomia híbrida subiu para 1.357km. O motor 1.5 trabalha apenas para gerar autonomia para a bateria do SUV, acompanhado de um tanque de combustível de 56 litros de capacidade.
É um avanço em relação ao modelo anterior, de 2021, que tinha uma autonomia híbrida de 960km. Mas não para por aí, a Voyah ainda oferece o Free 318. Este é, na verdade, uma versão com maior alcance. Ele também é um EREV, alia o mesmo motor 1.5 Turbo de 150cv e 22,4kgfm, mas possui apenas o motor elétrico traseiro de 272cv e 41,8kgfm. Ele possui uma bateria um pouco maior, de 43kWh, chamadas de Voyah Amber, que possui células de bateria NCA de alto níquel da Samsung SDI. Com isso, a autonomia elétrica passa a ser de 318km (daí vem o nome da versão) e uma autonomia elétrica de 1.458km.
Nessa versão 318, a velocidade máxima baixa um pouco para 180km/h, mas a aceleração de 0 a 100km/h baixa a 7,6 segundos. O consumo desta versão é de 16,1km/l, em média. Ele possui alguns modos de condução, entre eles, o Comfort, Economy, High Energy, Snow, Picnic e Customization. Para recarga, ele pode carregar outros equipamentos elétricos por meio do Vehicle-to-Load (V2L) em 3,6kW. Ele possui suspensão dianteira de braço duplo McPherson e suspensão traseira multilink, além de freios a disco ventilado na dianteira e na traseira. De série, ele passa a ser vendido com um novo sistema de direção autônoma chamada de Apollo Highway Driving Pro, desenvolvido pela Baidu.
O sistema enfrentou uma bateria de testes de 60 milhões de quilômetros e suporta algumas funções como controle de cruzeiro adaptativo de velocidade máxima, navegação autônoma em rampa, estacionamento autônomo com estacionamento remoto com um botão e a primeira navegação autônoma em área de serviço do mundo. Ele ainda possui bancos com suporte lombar, bancos dianteiros aquecidos com massagem e ventilação no banco dianteiro, com funções com memória do banco dianteiro, ar-condicionado automático Dual Zone autolimpante com filtragem de pólen e filtro PM2.5.
A lista também possui vidros elétricos com função antiesmagamento, ajuste do volante, teto solar panorâmico, sensor de detecção de ar em todo o perímetro, tela tripla de elevação integrada Galaxy Night, sistema de som com alto-falantes de alta fidelidade Dynaudio Hi-Fi com qualidade de teatro, luz ambiente multicolorida em todo o ambiente, sistema de fragrância temática de carro, controle de tração TCS e ASR, distribuição da força de frenagem EBD e CBC e recuperação de energia cinética de frenagem coordenada (CRBS). Ele também é equipado com um pacote ADAS bem completo, que permite que ele tenha uma condução autônoma Nível 2.
Entre os itens estão assistência de direção combinada Baidu Apollo L2 com mapas de alta precisão, assistência de navegação de alta velocidade (HNOA), assistência de manutenção de faixa (ELK), assistência de direção de emergência (ESA), acionamento do assistente de mudança de faixa (TLC), assistência ativa para mudança de faixa (ALC), lembrete de limite de velocidade inteligente (ISA), controle inteligente de limite de velocidade (ISLC), assistência de estacionamento de memória (HPP), assistência remota de estacionamento (RPA), controle de cruzeiro adaptativo (ACC), assistência de manutenção de faixa (LKA), aviso de saída de faixa (LDW), alerta de mudança de faixa (LCA), reconhecimento de sinais de trânsito (TSR) e alerta de colisão frontal (FCW).
A lista também traz lembrete de partida do veículo dianteiro (FVSR), cruzamento de tráfego à frente da (FCTA), aviso de colisão traseira (RCW), alerta de tráfego cruzado traseiro (RCTA), sensor de estacionamento (PDC), detecção de ponto cego (BSD), assistência de estacionamento inteligente (APA), frenagem autônoma de emergência (AEB), reconhecimento de ativação por voz por região, central multimídia com acesso Wi-Fi 4G ou 5G e com atualização Over-The-Air (OTA), reconhecimento facial e de impressão vocal, assistência de subida em rampa (HAC), controle de descida de ladeiras (HDC), Auto Hold, ABS com EBA e controle eletrônico de estabilidade (ESP) com DSC.
Ele também traz de série visão panorâmica 360º, faróis inteligentes (comutação automática entre farol alto e baixo, IHBC), sistema de alerta de abertura de porta (DOW), monitoramento e alerta de fadiga ao dirigir com detecção de fadiga e detecção de sinais vitais no veículo. Há novas opções de cores passam a fazer parte do catálogo, como o Glazed Gold, Titanium Crystal Grey e o Dark Green, que unem com as cores Xuanying Black, Duruo White e Shaohua Blue. Por dentro, as opções de cores são o Qingfeng Black e Phantom Gray ou Wave White.
Na China, ele será vendido com preços a partir de 228.900 yuans na versão 318 e de 266.900 e 333.600 yuans no Free AWD. O Free é produzido na fábrica de Wuhan, província de Hubei, na China. A garantia do SUV é de cinco anos ou 100.000km e uma bateria da bateria é de oito anos ou 120.000km, o que ocorrer primeiro.
Fotos: Voyah / divulgação


















Comentários
Postar um comentário