BMW revela as primeiras imagens teaser da nova geração do X5, que será 'multienergia'

BMW revela as primeiras imagens teaser do X5 de nova geração, que vai contar com uma opção de motor multienergia e cinco opções diferentes de motor



A BMW revelou as primeiras imagens teaser da nova geração do X5, que será lançado na Europa dentro de alguns meses. O SUV, no momento, segue em desenvolvimento e ainda terá alguns meses de testes antes de ser lançado. A novidade é que a BMW confirmou que a nova geração do X5 vai se transformar em um dos únicos veículos do mundo a ser multienergia. E o que define um carro multienergia? É que ele pode contar com várias opções de motores. No caso do X5, a marca confirmou cinco opções de motores.

Entre as opções estão motores a combustão (ICE) com as opções a gasolina e diesel, híbrido plug-in (PHEV), elétrico (BEV) e movido a células de hidrogênio (FCEV). A iniciativa da BMW é chamada de Hydrogen Mobility at Scale (HyMoS), que foi criada para promover o desenvolvimento de ecossistemas de hidrogênio e postos de reabastecimento em áreas metropolitanas e visa uma implementação piloto inicial na Alemanha. "Ao lançar o novo BMW X5 com cinco variantes de sistema de propulsão, demonstramos mais uma vez nossa posição de liderança como pioneiros em tecnologia", afirma Joachim Post, Membro do Conselho de Administração da BMW AG, em um evento da BMW em Nova York.

"O hidrogênio desempenha um papel essencial na descarbonização global, e é por isso que estamos comprometidos em impulsionar a tecnologia.", adicionou Post. O desenvolvimento de uma nova geração do X5 com uma série de opções de motores é um fator-chave para o sucesso da BMW em seu processo de eletrificação. Todas essas opções de motores vão estar disponíveis em 2028, sendo que o iX5 Hydrogen deve ser o último lançamento, previsto justamente para meados de 2028. Essa opção de motor vai receber avanços necessários para torná-la mais viável, especialmente em infraestrutura.



A BMW também falou sobre estruturas de fabricação flexíveis e altos níveis de expertise em integração que permitem que essa gama de tecnologias de propulsão seja implementada com eficiência na nova geração do X5 em termos de desenvolvimento, aquisição e produção. Com os dois tipos de propulsão totalmente elétrica (elétrica a bateria e célula de combustível de hidrogênio) a partir de 2028, reforça a aplicação rigorosa da abordagem de tecnologia aberta da marca. Os testes com um iX5 Hydrogen não começaram agora. A marca está desde o lançamento da atual geração trabalhando com protótipos.

Após uma fase bem-sucedida dos protótipos iniciais é que o modelo conseguirá entrar na linha de produção, sendo o primeiro modelo de produção da BMW com essa opção de motor no mundo. "O novo BMW iX5 Hydrogen será um verdadeiro BMW — pioneiro em sua categoria e proporcionando o prazer de dirigir típico da BMW", afirma Michael Rath, Vice-Presidente de Veículos a Hidrogênio do BMW Group. A tecnologia de propulsão baseia-se no sistema de células de combustível de terceira geração da BMW, criado em parceria com a Toyota. Esse avanço tecnológico abre caminho para um sistema com design mais compacto e um sistema menos complexo.

Ao mesmo tempo, o sistema vai se tornar mais potente e eficiente, ou seja, só ganhos. É possível que exista ganhos em termos de autonomia, ao mesmo tempo que existem novas tecnologias que vão ajudar a reduzir o consumo de energia. Os estudos continuam nos Centros de Competência da BMW em Munique e na fábrica da BMW Group em Steyr, onde os primeiros protótipos já são construídos para começarem a rodar em testes. Outros componentes do sistema de propulsão virão da fábrica do BMW Group em Landshut. Atualmente, o hidrogênio é reconhecido como um combustível promissor para o futuro.



Ele atua como um meio de armazenamento eficaz para fontes de energia renováveis, ajudando a equilibrar a oferta e a demanda e permitindo uma integração mais estável e confiável das energias renováveis ​​na rede elétrica. O hidrogênio é a peça que faltava para completar o quebra-cabeça da mobilidade elétrica, onde os sistemas de propulsão elétrica a bateria não são a única solução ideal. A BMW confirmou que também trabalha para expandir a sua rede de reabastecimento de hidrogênio, sendo este um dos principais problemas: a infraestrutura. Com a iniciativa HyMoS, a marca quer buscar apoio em ecossistemas de hidrogênio para mobilidade em cooperação com parceiros da indústria e institucionais.

Essa iniciativa visa aumentar a viabilidade econômica dos ecossistemas de mobilidade de hidrogênio, reunindo a demanda por todos os tipos de veículos, incluindo caminhões, ônibus e carros de passeio. Isso ajudará a alcançar uma distribuição e uso ideais de postos de hidrogênio. A iniciativa apoia projetos de ecossistemas de hidrogênio existentes para atingir seu potencial máximo, compartilhando experiências entre projetos e fornecendo suporte local de seus parceiros da indústria. Uma fase piloto começou com o apoio de ecossistemas existentes na Alemanha e na França para coletar experiências para implantação em outras áreas metropolitanas e um potencial de expansão posterior para outros países.

Em termos de design, se percebe que as primeiras imagens teaser divulgadas pela BMW antecipam uma nova geração do X5 com um design inspirado no iX3 de segunda geração, recém-apresentado no Salão do Automóvel de Munique, na Alemanha. A dianteira contará com faróis mais compactos, enquanto a grade dianteira de duplo rim será bem compacta. A dianteira deve trazer uma entrada de ar inferior, enquanto o capô vai trazer um desenho mais aerodinâmico. De perfil, o novo X5 possui um desenho de um SUV tradicional com os vidros laterais que acompanham o arco do teto.



Os retrovisores possuem base na coluna das portas e as maçanetas são retráteis (pop-up). De traseira, ele parece trazer lanternas horizontais que invadem a tampa do porta-malas. O espaço da placa fica no para-choque traseiro. Há poucas informações que podem ser vistas por conta da camuflagem. E o interior sequer foi revelado, mas vai seguir o estilo dos últimos lançamentos da marca com quadro de instrumentos e central multimídia com telas lado a lado. Ainda é uma dúvida se o X5 a combustão e os iX5, elétrico e a hidrogênio, terão o mesmo design. Vale destacar que isso não aconteceu com o X3.

Além disso, os modelos a combustão e híbrido vão ser criados a partir da plataforma modular CLAR e o elétrico e o movido a hidrogênio vai ser feitos a partir da base Neue Klasse, ou seja, suas plataformas distintas. Nas versões a combustão, é esperado que ele traga motores 3.0 TwinPower Turbo a gasolina com cerca de 375cv e um sistema híbrido-leve de 48V (MHEV). Um híbrido plug-in deve aparecer também com cerca de 483cv com uma bateria de 19,4kWh e um modelo puramente elétrico vai aparecer com até 593cv. O elétrico contará com uma bateria de 84,3kWh com uma autonomia inicial em cerca de 475km.

Com uma arquitetura elétrica, o SUV deve trazer uma capacidade de recuperar de 10% a 80% em cerca de 30 minutos. Uma versão M também deve estar nos planos. Com isso, um X5M deve aparecer com motor 4.4 V8 TwinPower Turbo. Este deve desenvolver cerca de 717cv e um torque de 99,5kgfm, com câmbio automático de 8 marchas e uma tração integral xDrive. Até mesmo o iX5 pode ganhar uma versão esportiva. Os testes com o modelo começaram ainda no ano passado, em meados de julho de 2024. Mais detalhes vão ser revelados em breve. 










Fotos: BMW / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chery lança condições de financiamento no Brasil com Tiggo 5X, Tiggo 7 e Tiggo 8

Curiosidades: Quantos BTUs possui o ar-condicionado de um carro?

Chevrolet Onix, Prisma e Celta perdem a cor Cinza Mond em seu catálogo de cores!

Novo TR4? Mitsubishi quer desenvolver Pajero subcompacto para brigar com Suzuki Jimny

BYD lança condições especiais com financiamento com taxa zero até o dia 30/09

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 1995!

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 2001!

Hyundai Veloster tem preços a partir de R$68.700, e já tem seu comercial nas Tv's

Renault revela o porquê que a Oroch não tem tração 4x4 no Brasil, em entrevista

Hyundai convoca recall para HB20, HB20S e Creta por falha em módulo de bomba de óleo