Ford lança a nova F-150 nos Estados Unidos, no Salão de Detroit, com mudanças de meia-vida
Ford reestiliza a F-150 nos Estados Unidos e picape de grande porte ganha uma série de melhorias; F-150 Raptor acompanha as mudanças da reestilização
Maior ícone quando de fala em ‘mercado automotivo dos
Estados Unidos’, a Ford F-150 recebeu uma mudança visual nesta geração da
picape, que foi apresentada em 2020. A F-150 renovada passa a contar com
mudanças mais no design externo, com mudanças mais notáveis na dianteira e na
traseira da picape, enquanto o interior passa a contar com algumas evoluções
mais pontuais, como a chegada do SYNC4 na central multimídia. A picape passa a
ficar mais completa com a adição de novos equipamentos de série, especialmente
em tecnologia.
Em termos de design, a picape passa a contar com mudanças na
dianteira, onde ela passa a contar com novos faróis, que ganha um desenho mais
quadrado. Os faróis passam a contar com novas luzes diurnas (DRL) em LED na
parte superior e uma outra faixa DRL em ‘L’ nas laterais dos faróis. Os faróis
principais contam com dois projetores em LED, dispostos um acima do outro. Os
faróis continuam a se conectar com a grade dianteira, que possui um formato
octogonal dividida ao meio horizontalmente por dois frisos prateados que
sustentam o logotipo da Ford ao centro.
A picape passa a trazer o novo logotipo da marca. A nova
F-150 possui diferentes grades, que variam de acordo com cada versão da picape.
As versões mais simples, como a STX, possuem uma grade com elementos
retangulares em plástico preto que envolve os faróis. O logotipo da marca
aparece ao centro. Os faróis nas versões mais simples também são mais simples,
com uma faixa laranja para o espaço onde ficam as setas de repetições, cortando
os faróis ao centro. Os faróis são os mesmos nas versões Tremor, mas a grade
dianteira é diferente. Nessa versão há uma faixa com duas barras horizontais
que sustentam o logotipo da Ford.
Já a grelha da grade possui um desenho diferente, com barras duplas verticais. A versão XLT também possui uma grade dianteira em plástico preto com duas barras cromadas que atravessam a grade e também estão no logotipo. A grelha da grade também é diferente, com elementos retangulares. Já a grade da versão Lariat possui um acabamento cromado com uma grelha diferente e duas barras em preto brilhante, assim como o entorno da grade. Opcionalmente, a Ford oferece uma versão Lariat Black, que troca a grade cromada pelo acabamento em preto brilhante.
O para-choque dianteiro possui um novo formato, com a parte inferior com uma nova entrada de ar e um acabamento cromado ou preto brilhante. Nas laterais do para-choque dianteiro, ele possui os faróis de neblina e a continuação das luzes DRL dos faróis (apenas nas versões mais caras, enquanto as versões mais simples possuem faróis de neblina convencionais). A partir da parte inferior da grade nasce vincos horizontais que caminham para as laterais dos faróis, em contorno, e se conectam com a parte superior dos faróis. Há vincos no entorno dos faróis de neblina também. No capô, a Ford redesenhou a peça, que ganha dois pares de vincos que criam ressaltos.
Há nas extremidades vincos que criam um degrau no capô e deixam ele bem alto, além de outro par de vincos, mais central, que também deixa o capô mais alto ao centro. De perfil, as novidades ficam limitadas por conta das rodas de liga leve da picape, que variam de 17 a 22 polegadas, dependendo da versão. Ela possui opções de rodas de 17 polegadas (com pneus com medidas 245/70 R17 ou 265/70 R17), 18 polegadas (265/60 R18 ou 265/70 R18), 20 polegadas (275/60 R20) e 22 polegadas (275/50 R22).
Na traseira, a picape passa a contar com lanternas com um novo layout, que recebe iluminação em LED com uma barra superior e em duas linhas em ‘L’. A tampa da caçamba manteve o mesmo formato com a maçaneta na parte superior e vincos que se conectam com o desenho das lanternas. O vinco superior conta com um pequeno degrau e logo abaixo há um vinco horizontal que corta toda a tampa. Abaixo fica o logotipo da Ford e em baixo relevo aparece o nome da picape, F-150. Abaixo, existem mais dois vincos, sendo um horizontal e um outro igual o primeiro, com um pequeno degrau.
Mas a Ford também trouxe novidades para a picape. Em algumas versões, ela vai ganhar uma tampa chamada de Pro-Access Tailgate. Esse recurso traz uma porta na caçamba que se abre em 100º, que se abre lateralmente para ter um maior aceso na caçamba. Ao ser fechada, ela permite que a tampa da caçamba possa ser aberta de maneira convencional também, com a tampa descendo. A tampa da caçamba já passou por uma série de recursos nos últimos anos como a abertura da caçamba por uma mão ou abrir a tampa com o controle da chave.
A tampa manteve o acionamento elétrico, que contém uma régua de medição dentro da caçamba, um local para carregar dispositivos móveis, um porta-lápis e um porta-copos, transformando-a essencialmente em uma escrivaninha dobrável. O para-choque traseiro também ganhou um novo desenho. Apesar de manter o mesmo espaço para a placa ao centro, o para-choque traseiro passa a contar com as saídas de escape mais aparentes com um espaço dedicado por elas. Agora a picape também passa a contar com duas saídas de escape, uma de cada lado. Abaixo do para-choque, a picape oferece um step-side dobrável, bem como o engate que é dobrável.
Na caçamba, a Ford trouxe mais funcionalidades com um novo espaço de armazenamento localizado atrás de uma ou ambas as cavas das rodas traseiras. Esse compartimento ganha um mecanismo de travamento reforçado para guardar os acessórios que forem colocados ali. A picape também possui cintas de amarração, cordas elásticas, correntes, cabos de ligação, ferramentas básicas ou de emergência, óculos de segurança, luvas de trabalho ou lanternas. O compartimento de armazenamento da caçamba é padrão em toda a linha e está localizado no canto direito. Clientes que não optarem pelo Pro Power Onboard terão espaço de armazenamento adicional no lado esquerdo da caçamba como padrão nas versões de 1,68 e 1,98 metros.
No interior, as novidades ficam por conta de alguns elementos. A picape manteve o quadro de instrumentos com uma tela de 12,0 polegadas, que ganha novo grafismo. O volante é o mesmo com três raios e controles multifuncionais, com um acabamento prateado na parte inferior. A picape possui uma área central do painel com tela de 12,0 polegadas com o sistema SYNC4. Este sistema ganha um modem 5G LTE exclusivo, que permite mapeamento mais rápido, Wi-Fi e atualizações do software Ford Power-Up. A central possui conectividade com Android Auto e Apple CarPlay com conectividade Bluetooth (sem fio), AppLink, rádio com sistema AM/FM, entrada auxiliar, Bluetooth e sete alto-falantes.
A conectividade maior da picape ainda adiciona outros recursos como o FordPass e o Ford Pro Telematics, uma plataforma baseada em nuvem que aproveita insights para acelerar a produtividade e o tempo de atividade da frota. A picape também possui Head-Up Display pela primeira vez nesta série. Tanto o Head-Up Display quanto o painel de instrumentos digital incluem visualizações personalizadas para os modos de condução Ford BlueCruise, Reboque/Transporte e Off-Road. Basicamente, são essas as mudanças de interior na picape. A picape manteve a mesma base com aço de alta resistência totalmente equipada com uma carroceria de liga de alumínio de alta resistência de nível militar.
Na América do Norte, a Ford vende a F-150 com Cabine Simples, Cabine Estendida e Cabine Dupla. Com Cabine Simples, a picape possui 5,783 metros de comprimento, 3,594 metros entre os eixos, 2,029 metros de largura e 1,910 metro de altura. Com Cabine Estendida, a picape possui 5,885 metros de comprimento, 3,693 metros entre os eixos, 2,029 metros de largura e 1,960 metro de altura. Por fim, a picape com Cabine Dupla possui 5,885 metros de comprimento, 3,693 metros entre os eixos, 2,029 metros de largura e 1,960 metro de altura.
O peso da picape varia de 2.821kg a 3.220kg, enquanto o tanque de combustível é de 136 litros de capacidade. Ela possui uma capacidade de reboque de 3.356kg até 6.123kg e uma carga útil na caçamba de 750kg até 1.113kg. Mecanicamente, a F-150 conta com diferentes opções de motor como é o caso do 2.7 V6 EcoBoost, a gasolina, de 329cv de potência com torque de 55,2kgfm de torque. Há ainda o 3.5 V6 EcoBoost que desenvolve 408cv de potência com torque de 69,3kgfm. O 3.5 PowerBoost, um motor híbrido (HEV), desenvolve 436cv e 78,8kgfm.
O 5.0 V8 Coyote desenvolve 405cv e 56,7kgfm de torque. As versões civis da picape passam a contar com alguns modos de condução que são diferentes daqueles pensados para a Raptor, por exemplo. As versões civis contam com os modos Normal, Tow/Haul, Eco, Sport, Slippery, Off-Road e Rock Crawl. A Raptor conta com o motor 3.5 V6 EcoBoost que desenvolve 462cv e 70,4kgfm. Por fim, ela também é vendida com o motor 5.2 V8 Supercharged para a F-150 Raptor R que desenvolve 700cv de potência e 88,5kgfm de torque, sendo todos os motores acoplados ao câmbio automático de 10 marchas Select Shift e a tração é 4x2 ou 4x4, dependendo da versão.
Entre os equipamentos de série, ela passa a ser vendida com capacidade de compartilhar potência e manter as ferramentas de trabalho funcionando, auxiliar no reboque e oferecer direção sem as mãos na estrada com o Ford BlueCruise. Ela também é vendida com o sistema Pro Power que permite que a picape possa servir como gerador em casa e compartilhe a energia da F-150 para diferentes atividades. Entre as opções, ela permite fornecer energia em 2,0kW, 2,4kW e 7,2kW – este último disponível apenas para a versão híbrida. Esse recurso passa a permitir que os proprietários da picape possam usar ferramentas a base de energia e que podem ser plugadas na picape (que possui tomadas na caçamba).
Uma novidade é que a nova interface digital atualizada ajudará os clientes a monitorarem melhor a energia disponível, seja pelo visor SYNC4 ou pelo aplicativo FordPass. A lista de série adiciona também o Pre-Collision Assist com Automatic Emergency Braking, Lane Keeping System e Blind Spot Information System com Cross Traffic Alert. A lista também ganha Pro Trailer Backup Assist, o Pro Trailer Hitch Assist e o Exit Alert Assist, bem como a tecnologia de reboque e engate Pro Trailer Hitch Assist e o Ford Stolen Vehicle Services (SVS), um serviço conectado que pode ajudar a localizar e recuperar veículos roubados.
Uma das novidades na nova F-150 é que a picape passa a contar com a versão Tremor, que tradicionalmente conta com um design mais aventureiro. Os detalhes mais aventureiros fazem com que a picape ganhe um para-choque dianteiro e traseiro em acabamento preto, assim como a grade dianteira. Na grade dianteira, ela possui um acabamento laranja em uma barra que atravessa a grade e sustenta o logotipo da Ford. Esse acabamento da grade está na mesma altura dos faróis, que também possuem um acabamento laranja na área dos piscas. Nas laterais da caçamba, ela possui o logotipo Tremor em laranja, bem como um acabamento laranja no para-lama dianteiro, com o logotipo F-150 Tremor.
As rodas recebem seis raios com acabamento escurecido, ganhando novos pneus off-road e há estribos exclusivos estilo Tremor. Já a tampa também conta com o logotipo Tremor. As lanternas são escurecidas. Internamente, a Tremor conta com detalhes laranja nas costuras, acabamentos decorativos e tapetes personificam a essência do design exterior. Opcionalmente, a Tremor passa a contar com um para-choque dianteiro modular opcional em uma combinação de cores Tarnished Dark Anodized e Carbon Black para um estilo frontal agressivo. Na dianteira ela ainda pode contar com a instalação de acessórios como guinchos de reboque.
Já a F-150 Raptor acompanha as mesmas mudanças. A versão ganha novos amortecedores Fox Dual Live-Valve que vão proporcionar uma experiência de direção mais segura e controlada. A picape também passa a contar com novos amortecedores variáveis trabalham para aprimorar ainda mais a dirigibilidade, tanto off-road quanto na pista. Esses amortecedores passam a representar uma evolução natural da tecnologia para adicionar ainda mais capacidade ao já conhecido sistema de suspensão da versão Raptor. O novo recurso de controle de retorno permite que a suspensão tenha um maior amortecimento adaptativo para adequar o controle da carroceria em ambientes off-road.
Os novos amortecedores Dual Live Valve complementam perfeitamente o sistema de suspensão traseira de cinco braços na versão Raptor, que representa uma capacidade off-road ainda melhor. A suspensão traseira possui braços oscilantes extralongos para melhor manter a posição do eixo em terrenos acidentados, uma barra Panhard e molas helicoidais de 24 polegadas, tudo otimizado para estabilidade excepcional ao atravessar terrenos desérticos em altas velocidades. A picape na versão Raptor também possui novos pneus de 37 polegadas, enquanto o para-choque dianteiro foi renovado. No para-choque dianteiro, ela ganha um novo acabamento prateado na parte inferior com uma nova entrada de ar inferior.
Nas extremidades, os para-choques ganham um desenho, mais alto que no modelo anterior – que expõe mais os pneus dianteiros em comparação com o para-choque tradicional, aprimorando o estilo agressivo e permitindo maior capacidade em qualquer terreno. O para-choque dianteiro também possui ganchos de reboque forjados de série na dianteira, muito mais largos que o para-choque não modular. Os faróis são os mesmos das novas versões civis e a grade dianteira continua com o nome Ford em caixa alta e com as três luzes na parte superior. Na traseira, a única novidade fica por conta das lanternas.
Fora isso, a picape continua da mesma forma. Ela conta com escapamento que pode variar o sistema de escape em quatro modos de condução: Quiet, Normal, Sport e Baja. Há um outro seletor com 7 opções, para os modos de condução: Slippery, Tow/Haul, Sport, Normal, Off-Road, Baja e Rock Crawl, que alteram as respostas da transmissão e do acelerador, assim como a firmeza dos amortecedores e outros. A nova Raptor reestilizada passa a contar com uma nova opção de cor Shelter Green e pode ser vendida com novos adesivos no capô e nas laterais da caçamba.
A Raptor R também ganha novos adesivos e traz um grafismo redesenhado com dois emblemas no para-lama dianteiro. A microtextura da fita blackout, combinada com as cores Code Orange e Carbonized Gray, cria um esquema de cores vívido e vibrante que é inconfundivelmente Raptor. De série, o BlueCruise 1.2 passa a contar com mais um equipamento de série para o pacote de condução autônoma de Nível 2, com o Lane Change Assist e In-Lane Repositioning, o assistente de mudança de faixa e reposicionamento na faixa. Ela mantém alguns itens de série como volante com ajuste manual de altura e profundidade, bancos do motorista com oito posições, espelhos retrovisores eletrocrômico com atenuação automática.
A lista também aumenta com mínimo com seis bolsas de airbag (frontais, laterais e de cortina), controle de tração AdvanceTrac e controle de estabilidade e faróis com facho automático. A lista também possui Forward Collision Warning com Automatic Emergency Braking, Hill Start Assist e Reverse Brake Assist, além de conectividade com o FordPass. Nos Estados Unidos, a picape é vendida com várias versões, que vão desde a XL, STX, XLT, Tremor, Lariat, (que possui opção de pacote Black), King Ranch, Platinum, Platinum Plus e Raptor. Entre as opções de cores, ela possui dez opções de cores.
Entre elas, estão as cores Agate Black Metallic, Atlas Blue Metallic, Antimatter Blue Metallic, Carbonized Grey Metallic, Iconic Silver Metallic, Oxford White, Avalanche, Rapid Red Metallic Tinted Clearcoat, Darkened Bronze Metallic e Star White Tri-Coat. Nos EUA, a picape possui um preço inicial de US$ 37.065 a US$ 78.540, dependendo da versão e sem opcionais.
Fotos: Ford / divulgação






















Comentários
Postar um comentário