Honda revela novas imagens teaser do Prelude e mostra o interior do cupê antes da estreia
Honda revela novas imagens teaser do Prelude e mostra interior completo do cupê em primeiras imagens oficiais; esportivo estreia ainda neste segundo semestre
O retorno do Prelude será uma das principais novidades da
Honda para este ano de 2025 no mundo. A marca japonesa antecipou o modelo
primeiro como um conceito e deu sinal verde para ele ser desenvolvido e agora
parece estar pronto para a estreia. Tanto, que o novo Prelude foi antecipado em
primeiras imagens teaser, ainda camuflado, e agora aparece em novas imagens
teaser. Desta vez, a marca japonesa decidiu que era o momento de perder a
vergonha sobre o Prelude. E mostrou o interior dele por completo.
As primeiras imagens mostram um Prelude com mão inglesa
(volante no lado direito) que possui um volante de base inferior achatada com
três raios e controles multifuncionais. Ele também traz marcador 12h no aro
superior e há detalhes em preto brilhante no volante, enquanto os botões são
físicos. Nota-se a presença de paddle-shifts atrás do volante, enquanto o quadro
de instrumentos possui uma tela digital, que parece ser a mesma do Civic
Type-R. Se for, terá um tamanho de 10,2 polegadas. No painel, ele conta com uma
central multimídia com tela flutuante que parece ter 9 polegadas.
A predominância do painel é ter linhas mais horizontais, com
destaque para as saídas de ar-condicionado centrais e duplas, separadas apenas
pelo pisca-alerta. Nas extremidades do painel ele também traz saídas de
ar-condicionado horizontais. Abaixo das saídas de ar centrais, ele possui
botões físicos que gerenciam o sistema de ar-condicionado e mais abaixo ele
possui tomadas 12V e duas entradas USB. Há um compartimento que deve trazer
carregador de celular por indução. O topo do console possui um câmbio por
botões ao centro, com freio de estacionamento eletrônico no lado direito e uma
alavanca para troca dos modos de condução na esquerda.
Acima dele, há o botão S+ Shift. Este botão vai aprimorar o prazer de dirigir, simulando o som e a sensação de rápidas trocas de marchas, ajudando a proporcionar o equilíbrio perfeito de prazer de dirigir de um esportivo. Depois, o console central possui espaço para dois porta-copos e entre os bancos há um compartimento de porta-objetos com descansa-braço. Os painéis das portas contam com um acabamento similar ao que é visto em outros modelos da linha Civic, com acabamento em dois tons, maçaneta prateada e controles por botões para vidros e retrovisores.
Os bancos possuem um desenho mais esportivo, com abas nas laterais que devem ajudar a proporcionar uma sensação mais esportiva ao cupê. As abas estão tanto para as pernas como para o tórax do motorista e passageiro, tendo um desenho que parece unificar o banco com o encosto de cabeça, mas existe uma regulagem de altura. No entanto, cada banco deve trazer uma diferença. O banco do motorista contará com reforço nessas abas laterais para oferecer uma condução mais vigorosa. Já o banco do passageiro é mais voltado ao conforto. Por ser um cupê, o espaço traseiro deve ser mais limitado.
Outra adição são as soleiras das portas com um acabamento mais macio ao toque que ajuda a evitar choques na entrada ou saída do modelo. O estofamento interno possui uma mescla em tom branco e azul marinho, especialmente nos bancos. Os bancos dianteiros possuem acabamento em tecido Pied-de-Poule, com elementos mais vintage e em couro. Os bancos traseiros trazem estofamento em preto e com um material mais simples. Desenvolvido sobre a mesma plataforma modular do Civic, a Honda Architecture (HA), o Prelude terá bitolas mais largas, menor entre-eixos e aumento da rigidez da carroceria.
A direção e a suspensão também virão do Civic, mas ajustadas para um comportamento mais dinâmico de um cupê. “O Honda Prelude é um nome icônico, e este último modelo promete dar continuidade a essa herança com nosso desempenho híbrido característico e a mais recente tecnologia dinâmica. Tudo com o objetivo de não apenas oferecer eficiência excepcional, mas também o desempenho divertido de dirigir pelo qual este modelo é conhecido. Estamos entusiasmados com sua chegada à Europa, após uma recepção muito positiva até agora.”, disse Hans de Jaeger, Vice-Presidente Sênior da Honda Motor Europe.
No design externo, se percebe que o novo Prelude contará com faróis dianteiros com desenho horizontal e com um pequeno prolongamento interno dos faróis. Este prolongamento é espaço das luzes diurnas (DRL) em LED, enquanto os faróis contarão com dois projetores em LED. Há uma discreta grade dianteira em ‘U’ com uma abertura central e com uma única barra que atravessa essa fina entrada de ar. Acima desta barra está o logotipo da Honda. O para-choque contará com o espaço da placa logo abaixo da barra e a sequência mostra uma entrada de ar trapezoidal com uma grelha estilo colmeia.
A entrada de ar inferior é conectada a um acabamento em preto brilhante que dá um toque mais esportivo. No capô, o novo Prelude conta com vincos que nascem acima dos faróis e terminam nas colunas A do esportivo. De perfil, ele possui uma carroceria com caimento de teto mais acentuado, bem num estilo cupê. O desenho superior dos vidros laterais acompanha esse caimento de teto. Já o desenho inferior é mais ascendente, tendo uma janela vigia mais compacta e triangular. Ele contará com portas com maçanetas retráteis (pop-up) e retrovisores com base nas portas, com repetidores de setas integrados.
O esportivo também vai trazer vincos nas caixas de rodas que ajudam a alargar a carroceria. Um vinco que nasce ainda no para-choque dianteiro passa pela parte inferior das portas e termina decrescentemente no para-lama traseiro. Uma saída de ar á perceptível após o eixo dianteiro, no para-lama, conectado com esse vinco, enquanto as saias laterais possuem um desenho mais aerodinâmico e também com um vinco decrescente. Há o bocal de combustível no para-lama traseiro. No teto, o esportivo contará com um desenho mais aerodinâmico com uma área central mais baixa.
Na traseira, a nova geração do Prelude conta com um vidro traseiro inclinado e um brake-light na parte superior. As lanternas possuem um desenho horizontal, invadem a tampa do porta-malas e se conectam entre si por meio de um acabamento em preto brilhante, com o nome da Honda escrito por extenso ao centro. Uma barra em LED também vai fazer com que as lanternas se unam, enquanto a iluminação é em LED. A tampa do porta-malas conta com um discreto aerofólio desenhado na própria carroceria, com vincos que se conectam com as extremidades das lanternas, e possui uma abertura bem compacta.
O para-choque traseiro traz um vinco horizontal. Abaixo dele, há espaço para a placa em uma área em preto brilhante e nas laterais estão os refletores horizontais. A parte inferior da carroceria contará com discretos difusores de ar que vão contribuir com a aerodinâmica. Mecanicamente, ele usará o motor 2.0 16v junto com um motor elétrico, formando o sistema híbrido e:HEV. Essa nova geração do motor é cerca de 10% mais eficiente que o e:HEV usado pelo Civic, sem sacrificar a potência. Para o cupê, a Honda ainda confirmou que o sistema contará com novas reduções de marcha, novo mapeamento de torque ajustado na unidade elétrica.
Há também um novo sistema que gerencia a rotação do motor durante a aceleração e desaceleração, respondendo às trocas de marchas feitas por paddle-shifts. A nível de comparação, o Civic e:HEV usa o motor elétrico de 184cv e 32,1kgfm, junto de um motor 2.0 16v a gasolina de 143cv e 19,1kgfm, alimentado por injeção direta. Um segundo motor elétrico cumpre função de gerador de energia para a IPU – Intelligent Power Unit, o compacto conjunto de baterias de íons de lítio posicionado sob o assento do banco traseiro. Além do motor e:HEV, é cotado que ele use uma opção de motor 1.5 Turbo a combustão nas versões de entrada.
Esse motor 1.5 16v i-VTEC Turbo a gasolina deve ser o mesmo do Acura Integra. Esse motor desenvolve 182cv e 24,5kgfm ou 203cv e torque de 26,5kgfm, com câmbio automático CVT, ou seja, não deve existir um Prelude manual. Mais detalhes vão ser revelados em breve.
Fotos: Honda / divulgação









Comentários
Postar um comentário