JLR e Chery firmam joint-venture na China e confirmam criação da marca Freelander

JLR e Chery se unem em joint-venture e vão lançar a Freelander como marca; primeiro produto da marca vai nascer ainda neste ano de 2026



A Jaguar-Land Rover (JLR) e a Chery Group assinaram na China uma joint-venture para o lançamento de uma nova marca em conjunto. Trata-se da Freelander, que vai retornar agora como uma marca dividida entre as empresas. O nome de um utilitário esportivo da Land Rover vendido em duas gerações entre 1997 e 2014 servirá de base para o nome da nova marca que entra em operação na China ainda neste ano de 2026. A promessa é desenvolver uma linha de utilitários esportivos com uma plataforma da Chery, com foco em híbridos plug-in elétricos.

Inicialmente, a marca deve nascer para o mercado chinês, mas pode acabar chegando em outros mercados futuramente. A Freelander vai nascer como uma marca própria, independente das atuais marcas da JLR e da Chery. Para isso, ela deve ganhar uma rede de concessionárias exclusiva. A Chery-JLR (CJLR) já são parceiras de desenvolvimento desde 2012 e essa será a primeira aposta de marca em conjunto. Em comunicado, foi dito que a Chery entra com pontos fortes de conhecer o mercado chinês e a JLR entra com legado e uma força de design inigualáveis ​​– criando perspectivas mutuamente benéficas para o futuro.

A Freelander vai usar uma moderna plataforma modular de origem Chery, nascendo como uma marca licenciada da JLR. “Hoje, damos este importante passo estratégico para a JLR, que reforça nosso compromisso contínuo com a China e complementa nossos negócios já existentes no país. Acreditamos que trabalhar juntos para desenvolver novos modelos de colaboração para o maior e mais dinâmico mercado de veículos elétricos do mundo, aliado ao apelo da marca Freelander, promete um futuro muito promissor para a CJLR.”, disse Adrian Mardell, CEO da JLR, em comunicado.

“A Chery e a JLR estão forjando um modelo de colaboração inovador que personifica nossa trajetória de crescimento para o futuro. A combinação da tecnologia avançada de veículos elétricos da Chery com o apelo singular da marca Freelander, sem dúvida, proporcionará aos consumidores chineses e globais uma experiência única com veículos elétricos.”, acrescentou Yin Tongyue, Presidente do Chery Group. Os veículos serão projetados em colaboração com as equipes de criação da Chery e da JLR para criar um novo posicionamento no mercado de veículos de nova energia (NEV) da China, que está em rápido crescimento. Os produtos serão fabricados na unidade de produção da CJLR em Changshu.

O acordo entre as duas marcas prevê o uso da plataforma modular M3X/T2X da Chery, que pode ser usada em modelos a combustão e eletrificados. A segunda plataforma modular a ser compartilhada é a E0X, desenvolvida com a Huawei que é focada em modelos elétricos. Ela possui uma arquitetura elétrica de 800V e hoje está presente em marcas da Chery Group como Exeed e Luxeed. Na China, a produção em Changshu deve interromper a produção dos atuais modelos da Land Rover e Jaguar para a produção dos futuros modelos da Freelander, apostando em uma tática mais regionalizada com apoio da Chery. 





Fotos: Chery-JLR / divulgação | Land Rover / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nissan deve usar os motores TCe da Renault no Brasil; novo Kicks já usa o 1.0 12v TCe

Volkswagen comemorou primeira liderança histórica em vendas do Polo no Brasil, em 2023

Renault confirma que vai compartilhar a produção do Kwid com a fábrica da Colômbia

BMW X2 retorna ao Brasil, com segunda geração depois de um hiato, e estreia por R$ 388.950

RAM convoca um recall que envolve a 2500, para realizar uma atualização de software

LatinNCAP testa o novo Volkswagen Virtus brasileiro e sedã mantém as notas do indiano

Kia confirma a chegada de Niro EV, EV6, EV9 e de um modelo 1.0 TGDI Hybrid Flex no Brasil

Nissan revela mais um teaser da nova Navara na Austrália, a Frontier para Oceania e Ásia

Lucid revela teaser de um novo SUV cupê para os próximos anos e firma parceria com a NVIDIA

Mercedes-Benz convoca recall de Classe C e GLA no Brasil por falha no teto solar panorâmico